Câncer de mama

Fonte de Pesquisa:  http://www.quimioral.com.br

 

CÂNCER DE MAMA

 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o primeiro entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos de idade, sua incidência cresce rapidamente acima dessa faixa etária. O câncer de mama atinge um homem a cada cem mulheres. Segundo o INCa (Instituto Nacional do Câncer) em 2006 a estimativa de diagnóstico de câncer de mama em mulheres é de aproximadamente 49 mil casos. Quando diagnosticado no início, tem grande probabilidade de cura.

Nos países ocidentais, o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tanto nas nações desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento.

Os principais fatores de risco estão relacionados a questões hormonais e histórico de câncer na família, mas também têm peso aspectos como obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e consumo excessivo de álcool.

 

SINAIS E SINTOMAS

 

 

Os sintomas mais comuns do câncer de mama são:

• Presença de caroço ou endurecimento da mama ou da axila.

• Presença de nódulo ou caroço, acompanhado ou não de dor mamária.

• Modificação do tamanho ou formato da mama.

• Mancha de sangue ou líquido transparente escorrendo do mamilo.

• Mudança na sensibilidade ou aparência da pele da mama ou do mamilo (covinhas, escamas, inflamação).

• Vermelhidão da pele da mama ou mamilo.

• Área com sensibilidade ou aparência diferente do resto da mama.

• Desvio do mamilo.

• Alteração da aréola.

 

 

Atenção, a presença de nódulos não significa necessariamente ocorrência de tumor cancerígeno. Os nódulos podem ser benignos e só o médico poderá identificá-los corretamente.

 

Embora os cânceres de mama no início não apresentem dor, qualquer dor mamária fora do período pré-menstrual deve ser relatada ao médico.

 

 

DIAGNÓSTICO

 

Há diversos tipos de exame para detecção do câncer de mama:

Auto-exame
É feito pela própria mulher de forma visual e com apalpação. Esse exame deve ser realizado pelas mulheres cerca de 7 dias após a menstruação ou, para aquelas que não menstruam mais, uma vez por mês, sempre na mesma data.

Exame clínico
Feito pelo médico, pelo menos uma vez por ano, por meio de palpação.

Mamografia
Radiografia capaz de identificar crescimentos anormais e alterações no tecido da mama. As imagens são realizadas em pelo menos dois ângulos diferentes de cada mama e podem ajudar o médico a determinar se um caroço, um crescimento ou uma alteração do tecido mamário indica a necessidade de realização de outro tipo de exame. É obrigatório para mulheres acima de 40 anos ou a partir dos 35 anos quando existirem muitos casos de câncer de mama na família. Geralmente, é realizado uma vez ao ano.

Ultra-som de mama
É realizado por aparelho de ultra-som e por profissional especializado. Auxilia no diagnóstico e pode esclarecer imagens duvidosas da mamografia. Pode ajudar a direcionar biopsias.

Ressonância magnética
Realizado em equipamentos que geram imagens de alta resolução, esse exame pode determinar se o corpo em estudo é benigno ou canceroso, permitindo, conseqüentemente, redução no número de biópsias realizadas.

Biópsia
Consiste na retirada, por cirurgia, de células ou amostra de tecido da massa suspeita para exame em microscópio em busca de alterações que possam determinar a existência de células cancerosas. A biópsia é o procedimento mais seguro para definir se o tumor investigado é benigno ou canceroso. No exame do tecido retirado é possível saber a organização das células tumorais e realizar também a pesquisa de marcadores tumorais, como, por exemplo, marcadores de receptores hormonais (estrógeno e progesterona) ou de fatores de crescimento tumoral, como o HER-2.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 79 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: