DISTÚRBIOS DAS MAMAS

DISTÚRBIOS DAS MAMAS 

 

Os distúrbios das mamas podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos). Os distúrbios não cancerosos incluem a mastalgia (dor nas mamas), os cistos, a doença fibrocística da mama, os nódulos fibrosos, a secreção através dos mamilos e a infecção da mama. Os distúrbios cancerosos incluem vários tipos de câncer de mama e a doença de Paget dos mamilos. O cistossarcoma filodes pode ou não ser canceroso.

 

Mastalgia (Dor nas Mamas)

 

Algumas mulheres podem apresentar mastalgia dor nas mamas) ou sensibilidade ao toque durante ou imediatamente antes da menstruação, provavelmente devido às alterações hormonais que desencadeiam a menstruação. Na maioria dos casos, a mastalgia não é um sintoma de câncer. Algumas vezes, os cistos de mama causam dor. Suspeita-se que determinadas substâncias presentes em alimentos e bebidas (p.ex., as metilxantinas presentes no café) possam causar mastalgia, mas a redução do consumo dessas substâncias parece não reduzir a dor.

 

Para a maioria das mulheres, a mastalgia não é intensa e desaparece espontaneamente após meses ou anos. A dor intensa, a qual é rara, pode ser tratada com medicamentos. O danazol, um hormônio sintético relacionado à testosterona e de potência muito baixa, e o tamoxifeno, um medicamento que bloqueia a ação do estrogênio, podem aliviar a dor mamária intensa.

 

Cistos

 

Os cistos são sacos cheios de líquido que podem se desenvolver nas mamas e que podem ser facilmente palpados. A causa dos cistos mamários é desconhecida, embora eles possam ter relação com lesões. Algumas vezes, os cistos causam mastalgia. Para aliviar a dor, o médico drena o líquido do cisto com o auxílio de uma agulha fina.

 

O líquido é enviado ao laboratório para exame microscópico. O médico observa a cor e o volume e se o cisto desaparece após a drenagem. Quando o líquido é sanguinolento, castanho ou turvo ou quando o cisto reaparece nas 12 semanas posteriores à drenagem, o cisto inteiro é removido cirurgicamente porque, ainda que em casos excepcionais, existe a possibilidade de desenvolvimento de um câncer na parede do cisto.

 

Doença Fibrocística das Mamas

 

A doença fibrocística das mamas é um distúrbio comum na qual a dor mamária, cistos e nódulos benignos ocorrem simultaneamente. Apesar de ser chamada de doença, esta condição não é uma doença. A maioria das mulheres apresenta nódulos nas mamas, geralmente na área súpero-lateral. Como a dor e os cistos mamários, os nódulos benignos são muito comuns. A maioria das mulheres com cistos mamários não apresenta maior risco de desenvolver câncer de mama. O tratamento dos cistos pode ser tudo que essas mulheres necessitam.

 

 

Fibroadenomas Mamários

 

Os fibroadenomas (nódulos fibrosos) mamários são pequenos nódulos sólidos benignos recobertos por tecido fibroso e glandular. Estes nódulos geralmente ocorrem em mulheres jovens, freqüentemente em adolescentes. Os nódulos são facilmente mobilizados, possuem bordas nitidamente definidas que podem ser palpadas durante o auto-exame e assemelham-se a pequenas contas escorregadias. Eles têm uma consistência de borracha porque contêm colágeno (uma proteína fibrosa e resistente encontrada nas cartilagens, nos ossos, nos tendões e na pele).


Dentro da Mama

 

A mama feminina é composta por glândulas lactíferas circundadas por tecido adiposo e algum tecido conjuntivo. O leite secretado pelas glândulas flui através de canais até atingir o mamilo. Ao redor do mamilo, existe uma área de pele pigmentada denominada aréola.

 

Geralmente, os nódulos podem ser removidos cirurgicamente com a paciente submetida a uma anestesia local, mas eles freqüentemente recorrem. Após a remoção de vários nódulos e a confirmação de que não se tratam de formações cancerosas, a paciente e o médico podem optar pela não remoção dos nódulos recorrentes.

 

Outros tipos de nódulos mamários sólidos e não cancerosos incluem a adenose esclerosante (endurecimento do tecido glandular) e a necrose gordurosa (substituição do tecido adiposo lesado por tecido cicatricial). Esses nódulos podem ser diagnosticados somente por meio da biópsia (coleta de uma amostra de tecido para exame microscópico).


Quais São os Riscos de Desenvolver um Câncer de Mama ou de Morrer por Sua Causa?

 

Idade (anos)

Risco (%)

 

Em 10 anos

 

Em 20 anos

 

Em 30 anos

 

Desenvolvem Morrem

 

Desenvolvem Morrem

 

Desenvolvem Morrem

 

30

0,4

 

0,1

 

2,0

 

0,6

 

4,3

 

1,2

 

40

1,6

 

0,5

 

3,9

 

1,1

 

7,1

 

2,0

 

50

2,4

 

0,7

 

5,7

 

1,6

 

9,0

 

2,6

 

60

3,6

 

1,0

 

7,1

 

2,0

 

9,1

 

2,6

 

70

4,1

 

1,2

 

6,5

 

1,9

 

7,1

 

2,0

 

Baseado em informações de Feuer EJ et al.: “The lifetime risk of developing breast cancer.” Journal of the National Cancer Institute 85(11):892-897, 1993.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secreção Através dos Mamilos

 

A drenagem de líquido através do mamilo não é necessariamente anormal, mesmo em mulheres que se encontram na pós-menopausa. O câncer é detectado em menos de 10% das mulheres que apresentam drenagem de secreção através do mamilo. Não obstante, qualquer secreção através do mamilo deve ser avaliada por um médico. Uma secreção sanguinolenta é mais comumente causado por um papiloma intraductal (pequeno nódulo não canceroso localizado no interior de um canal lactífero).

 

Alguns desses nódulos podem ser palpados, enquanto que outros podem ser localizados através da mamografia. Quando a mulher demonstra inquietação em relação à secreção, o nódulo geralmente pode ser removido no consultório médico com anestesia local. A galactorréia (secreção de leite) em uma mulher que não deu à luz recentemente com freqüência indica um distúrbio hormonal.

 

 

Infecção e Abcesso da Mama

 

As mastites (infecções mamárias) são raras, exceto próximo ou logo após o parto ou após uma lesão. Ocasionalmente, o câncer de mama pode produzir sintomas similares aos de uma infecção mamária. Uma mama infectada geralmente torna-se hiperemiada (vermelha) e edemaciada (inchada) e, à palpação, observa-se que ela está sensível e quente. O tratamento adequado é a administração de antibióticos. O abcesso mamário, o qual é mais raro, é um acúmulo de pus na mama. Ele pode ocorrer quando uma infecção mamária não é tratada. Ele é tratado com antibióticos e, geralmente, é drenado cirurgicamente.

About these ads

284 Comentários (+adicionar seu?)

  1. carla thais
    jul 21, 2012 @ 10:19:21

    bom dia, meu nome é carla tenho 25 anos e desde os 12 anos sinto um croço no seio esquerdo, que foi crescendo junto com o meu seio com o passar do tempo. estou gravida de 5 meses e meu ginecologista me encaminhou prar um mastologista apos avaliar uma ultrassom que fiz e deu o seguinte resultado: mama direita imagem hipoecoica nao bem circunscrita medindo cerca de 0,9 X 0,8 cm a 2,2 cm da pele podendo corresponder a nodulo solido. Observamos na mama esquerda nodulo de textura sólida contornos irregulares, medindo 3,9 X 1,9 cm na transcisão dos quadrantes inferiores. perenquima mamario moderadamente ecogenico. Minha consulta ja esta marcada, mas estou muito ansiosa e gotaria que voce me dese sua opinião. Pode ser maligno? quais as chances de ser benigno?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 21, 2012 @ 18:56:56

      Boa noite Carla……acho mais prudente aguardarmos a consulta com seu médico para avaliarmos a opinião dele. Mas não sofra por antecipação. Como você está grávida, precisa de tranquilidade para seu bebê. Me escreva depois da consulta ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  2. andrea lourenço
    jul 20, 2012 @ 21:39:02

    boa noite fiz uma ultrassonografia das mamas e deu o aspecto ecografico descrito é compativel com padrao fibrocistico das mamas BI_RADS 2 fiz histerectomia ha 2 anos e sinto muita dor nas mamas e inchaço abraços andrea

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 21, 2012 @ 18:49:26

      Boa noite Andrea…..nem todo nódulo é maligno, mas como você fez histerectomia e não sei se você faz reposição hormonal, é possível que seja alguma reação. Eu fiz histerectomia com reposição hormonal que após 9 anos virou um câncer de mama. Cuidado com a reposição. Se você faz, controle sempre ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  3. Fátima Filipe
    jul 15, 2012 @ 19:40:43

    Boa noite Tânia minha neta com 14 anos tem a mama esquerda muito maior que a direita acho que não é normal.

    Resposta

  4. maria luzie rodrigues
    jul 13, 2012 @ 10:07:22

    bom dia tania, gostaria de saber que quer dizer o resultado da minha ultra de mama ,pois esta assim: mama esquerda as 3h uma imagem anecoica cistica regular homogenea medindo 26-19mm. aspecto anatomico. ja tinha feito mamografia e o resultado foi mama esquerda predominantemente adiposa nodulo – qsl – 21-50mm regular definidos categoria 0(BI-RADS). tenho silicone liquido injetavel desde 18 anos, agora tenho 51 anos.por favor me de uma resposta. te agradeço desde já.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 16, 2012 @ 10:37:00

      Bom dia Maria Luzie…você já levou seu exame ao Mastologista? Como você tem silicone há bstante tempo, seria interessante que ele desse uma olhada mais detalhada.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  5. andressa weruska
    jul 13, 2012 @ 09:16:21

    olá Tânia, primeiro qro parabenizá-la pelo blog, perfeito!
    olha desde abril desse ano venho em uma saga a procura de resostas e parece q ao invés de solucionar com o tempo vem aparecendo mais coisas…bom em abril eu fiz uma ultrason nas mamas, onde na mama esquerda apareceram 3 linfonodos e na direita 1 fibroadenoma, fiz punção do fibroadenoma e deu benigno, o meu mastologista não passou nenhuma medicação, apenas pra eu acompanhar de 6 em 6 meses, também fui diagnosticada com um problema na tireóide, deu alteração textural, imagens microcisticas, e tsh ultra sensível 0,07, muito baixo. bom o q tem me preocupado é q fazem duas semanas q meu braço direito tem doido muito, e notei q no ombro surgiu uma glândula q dói bastante, parece um cisto e percebo q vem aumentando, minha consulta é pra dia 16 só do proximo mês, queria saber da sua opinião, vc acha q esse nódulo pode estar relacionado a estes problemas q tenho na mama ou tireóide?
    obrigada
    weruska!

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 16, 2012 @ 10:44:47

      Bom dia Andressa….minha indicação seria para que você fizesse o acompanhamento com o mastologista dentro do prazo marcado por ele. Quanto ao da tireóide, você deve tomar muito cuidado pois você já está sentindo dores pelo braço e seria interessante você dar mais atenção a esse fato. O médico com certeza irá lhe dirá o melhor a fazer nesse caso. Escreva contando o que ficou resolvido ok?
      Obrigada por elogiar o Blog, ele foi feito com muito carinho para que vocês possam usá-lo, esclarece dúvidas e peruntar se for o caso. Obrigada mais uma vez.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • andressa weruska
        jul 16, 2012 @ 11:15:23

        obrigada por responder Tânia, qndo tiver notícias retorno, hj repeti os exames de sangue da tireóide, vou precisar repetir a ultra agora também iuncluindo ombro, cotovelo e punho.

  6. maria veronica
    jul 02, 2012 @ 19:29:00

    estou sintindo ums nodulos com dor se alguem tiver algum deixe uma resposta

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 16, 2012 @ 10:57:53

      Bom dia Maria Veronica…..você precisa procuar um mastologista para sabe o que realmente está acontecendo. Você precisará fazer uma mamografia e talvez uma ultrassonografia.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  7. Juliana Braga
    jul 01, 2012 @ 23:31:49

    Olá Meu nome é Juliana, há dois dias estu sentindo fortes dores na mama direita, estou assustada, moro em NY e tenho medo dos médicos daqui…..Alguém pode me dizer o que devo fazer?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 16, 2012 @ 10:55:15

      Bom dia Juliana…..em primeiro lugar você deve procurar um Mastologista. Morando em NY, você terá que se consultar por aí mesmo. Se for possível vir ao Brasil, vá no seu médico de confiança, mas não deixe o tempo passar, exames são necessários como mamografia, ultrassonografia. mande notícias ok?
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  8. grupomamacancer
    jun 30, 2012 @ 19:50:42

    Boa noite Cida, concordo com você…..esse médico é no mínimo irresponsável. Você deve procurar outro profissional. Nãoé assim que se trata um assunto tão sério. Você tem o direito de fazer os exames onde lhe for mais conveniente e dentro de suas posses. Ele jamais poderia atender mais de uma pessoa por vez. Foi um descaso enorme. Fuja dele amiga!!!

    Atenciosamente Tânia

    Resposta

  9. Isadora Teixeira
    jun 30, 2012 @ 19:03:16

    Tenho 15 anos,to com um caroço que só cresçe… Isso ja tem um ano,venho sentindo pontadas e quando eu pego mt nele DOOI MT! Geralmente venho ficando tonta, e meu cabelo ta caindo demaaais sem exagero.

    Resposta

  10. Ana Paula
    jun 26, 2012 @ 16:16:07

    ola boa tarde, tenho 23 anos e fui ao ginecologista para exames de rotina e todo ela me da varios exames pra fazer, só que dessa vez ela me pediu pra fazer alem de todos os outros tambem exame de mama estou preocupada,ela nao falou nada e ainda tenho que esperar 30 dias para fazer os exames por ter uma carencia o meu novo convenio,eu achei estranho porque sempre faço toque nos meus seios e nao sinto nada e ela me pediu esse exame estou preocupada o que pode ser?…obrigada .. abraços.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 19:53:56

      Boa noite Ana Paula…..fazer a mamografia é importante Ana Paula. Não sofra por antecipação. Faça seus exames com calma, leve-os ao médico e veja o que ele vai lhe dizer. Depois escreva para me contar ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  11. CASSIA
    jun 26, 2012 @ 10:23:13

    meu nome morai liquindo em salvador ,tenho dor no seio so em um seio sai liquindo bjss

    Resposta

  12. samira
    jun 25, 2012 @ 19:07:10

    ola mim chamo samira tenho 25 anos e a dois dias sinto minha mama arder e sinto muitas dores oq pode ser

    Resposta

  13. Nina
    jun 21, 2012 @ 13:41:55

    Boa tarde, Tenho prótese de silicone a seis anos e a aproximadamente uma semana passei a sentir dores na mama direita e a mesma começar a inchar, efetuei ima ultra sonografia mamaria a qual resultou em: “Nota-se a presença de líquido anecóico em pequeno volume circundado difusamente a prótese direita, podedo representar esudado inflamatório”. O que pode ser isso??

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 19:59:43

      Boa noite Nina…você precisa procurar um mastologista para verificar senão houve algum problema de encapsulamento de sua prótese. Pode está se formando um processo inflamatório. Procure logo o médico.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  14. GRACE
    jun 20, 2012 @ 18:03:15

    OLA!!!! MINHA MAES FEZ JA FEZ UMA MAMOGRAFIA E UM UTRASSON , EO OS 2 DEU UM NODULO SOLIDO LOBULADO EM REGIAAO RETROAREOLAR DA MAMA ESQUERDA MEDINDO O8X06 MM.
    OQ SERIA ISSO?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 20:02:19

      Boa noite Grace….você precisa voltar ao mastologista para saber se há necessidade de uma punção. Nem todo nódulo é maligno, mas precisa ser investigado.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  15. claudia madureira
    jun 19, 2012 @ 14:44:05

    ola boa tarde eu tnho varios carocos nos peitos ja fiz varios exames ate um que n devia de ter feito porque ainda n tnho 30 anos nem fui mae eles dizem que n e nada no hospital dizem que e maminhas dentro da mama ha mais de um ano foi a mama direita que inchou mais agora e a esquerda que ta mais inchada sinto ela quente tnho dores na duas mas mais na esquerda como posso me dirigir a eles para eles verem melhor eu acho que isto n e normal e sinto que vem a crescer com o tempo.

    Resposta

  16. Rafael
    jun 15, 2012 @ 16:39:13

    Ola boa tarde!!!!!
    Segue diagnóstico de minha mãe(ultrassonografia mamaria bilateral)
    Pele e tecido subcutâneo sem Alterações
    Parênquima mamário com distribuição e ecotextura normais
    Não se obsevam nódulos
    Alguns pequenos cistos simples esparssos nas mamas medindo até 0,5 cm de diametro.
    Formação cística de contornos lobulados e limites bem definidos ,apresentando conteúdo predominantemente anecoico com finos ecos puntiformes em suspensão ( debris) localizada na união dos quadrantes superiores da mama direita periareolar .medindo 3,8x 3,2x 3,3 cm nos maiores diametros , contendo ainda formação nodular ecogênica parietal que mede 1,0 por 0,8 cm.
    Gostaria de saber se isso é grave e a conclusão deste diagnóstico.Obrigado!

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 20:07:35

      Boa noite Rafael….você já levou sua mãe ao mastologista? É necessário que você a leve para um diagnóstico mais preciso. Talvez sejam necessários novos exames.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  17. Daniela Vieira
    jun 04, 2012 @ 10:58:05

    Bom dia! Tenho 33 anos e já faz um tempo que sinto dores nas axilas, fiz exames pensando ser uma possível bursite e outros exames pensando em ser ler.Pois tem dias que sinto muitas dores no braço parecendo ter um peso ou batida. Pela minha idade os médicos dizem não precisar de fazer mamografia.Resumindo ao discutir com o médico ele me atendeu dando uma guia, fiz uma ultra da mama e deu o seguinte resultado: Cistos na mama direita, BIRDS ll achados ultra-sonográficos benignos. Dois cistos ás 12h, medindo 0,8 x0,4 cm e 0,4 de diâmetro
    Cisto as 9h, medindo 0,3 cm diâmetro. Fiquei muito chateada com meu ginecologista que disse que estava caçando coisas mas essas dores me atrapalham no trabalho pois sou professora e escrevo muito , também notei estar saindo um liquido da mama amarelado amamentei dois filhos ate os 8 meses e eles já são grandes fiquei com algumas dúvidas depois desse exame. Já que tem um longo período que sinto doer as axilas e mama direita.
    Obrigada também vou trocar de médico pois estou com medo do seu diagnóstico não ser preciso e passar mais alguns tempos sem tratar.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 20:12:13

      Boa noite Daniela..você está certíssima em procurar um novo médico. Não podemos deixar as dores nos consumindo. Procure um novo mastologista o mais breve possível. As dores não são normais e pelo seu tipo de trabalho que é repetitivo, pode lhe causar transtornos mais sérios.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  18. Luana
    jun 04, 2012 @ 00:00:17

    Oi,Boa noite!
    Meu nome é Luana tenho 28 anos,uma filha de 3,e a mais de seis meses venho sentindo dores no meu seio direito,fiz uma ultrasson que constatou um linfonodo,meu médico disse que era normal e prescreveu vitamina E por três meses,mais a dor não passa e fico muito preucupada será que eu deveria procurar outro médico?Me ajudem por favor já tenho casos de câncer na familia e fico apavorada só em pensar algo pior.Obrigado nos mulheres deveriamos nos unir nessa luta!

    Resposta

  19. Diana Ameida
    mai 30, 2012 @ 22:28:09

    Boa noite

    Minha filha me mostrou agora a pouco ao sair do banho, que seu seio esquerdo, saia pus e com um nódulo perto do mamilo, mas o pus não saia pelo mamilo e sim, pela lateral do mesmo. Um tempo atrás ela teve o mesmo problema por causa do sutiã (muito apertado e de aro) mas não teve pus, somente o nódulo que desapareceu após 4 dias. Pode ser por causa do sutiã? Ela está com 14 anos e só usa sutiãs com aro.Ela me disse que o nódulo surgiu ontem. Estou assustada. Preciso de uma orientação. Obrigada pela atenção!

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 30, 2012 @ 20:16:55

      Boa noite Diana…..você precisa levar sua filha num mastologista. Não acho que o sutiã tenha causado o problema, mas pode estar contribuindo no momento para que tudo isso aconteça.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  20. Ana Carolina
    mai 30, 2012 @ 18:15:02

    Olá, meu nome é Ana, ontem senti uma pequena dor no seio direito por carregar muito peso sobre o mesmo, a noite, quando apertei o mesmo, saiu um liquido amarelo claro e não expesso ou gorduroso do mesmo, por sinal foi bem pouco. Tomo anticoncepcional e não estou grávida. Será que é necessário procurar um médico? Nunca aconteceu isso.

    Resposta

  21. Ticiara
    mai 29, 2012 @ 18:01:57

    Boa noite Tania, tenho 32 anos e a um ano mais ou menos fiz uma ultrosonografia e foi constatado um cisto de 5cm, mais o medico falou que quando passasse meu ciclo mestrual poderia desaparecer…passou uns dois anos e voltei ao ginecologista e o cisco continua e observei que estava saindo um liquido escuro…coloquei protese em meu seios a 6 anos atras, pedi ao Dr que fez minha plastica na epoca a marca da protese, o mesmo me passou e não é a PIP…mais o ginecologista pediu uma mamografia…fiz e estou aguardando o resultado, tem dois dias que fui apertar meu mamilo e saiu uma secreção tipo pus grudenta e também o liquido escuro…estou muito preocupada!

    Resposta

  22. cida b. campos
    abr 15, 2012 @ 18:04:07

    oi gostaria de saber o que quer dizer o resultado do meu exame, diz assim: as 3 hrs e 10mm do mamilo e 7mm da pele nódulo hipoecoico de ecotextura heterogenia com ua area central anecoica,forma lobulada,contornos irregulares,limites imprecisos com discreta sombra acustica posterior,medindo 3×3. birards IV. se puder me adiantar eu ficarei eternamente agradecida, dia 23 vou fazer a mamografia.tenho 35 anos

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 15, 2012 @ 20:56:48

      Boa noite Cida…..que exame você fez para obter esses resultados? Posso adiantar que o BIRARDS IV é o tamanho do nódulo. Precisamos aguardar a mamografia para termos exatamente o que está acontecendo com você. Mas não se apavore e nem sofra por antecipação. Aguarde o resultado. Escreva novamente para contar sobre o exame ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  23. Erika Batista
    abr 14, 2012 @ 00:17:05

    ola meu nome erika tenho 24 anos
    dês do meio do ano passado tenho um abcesso mamário os médicos sempre dizia que era um furúnculo fui no mastologista ele fés a drenagem mas agora notei que votou maior e esta saindo secreção em mais partes e tem nódulos que doem de mais tem algum tratamento que eu possa fazer alem de passar no mastologista
    obrigada

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 14, 2012 @ 18:26:20

      Boa noite Erika….infelizmente o tratamento tem que ser feito através do mastologista, para a realização de exames específicos e verificar o que está acontecendo com você e possível tratamento a ser seguido. Boa sorte!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  24. vanessa
    abr 13, 2012 @ 13:32:41

    Olá!
    Tenho 32 anos e sempre antes de menstruar sinto inchaço e dores nas mamas.
    Já fui a dois mastologistas, um disse que não tinha nada e outra pediu exames que deu birards3, Fiz novos exames e tenho um cisto e nodulo na mama esquerda.
    ha dois dias estou sentindo dor no mamilo esquerdo e ao tocar sinto que está inchado.
    Posso esperar a consulta tranquila? Pois vai demorar.

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 14, 2012 @ 18:29:13

      Boa noite Vanessa…..o BIRARDS 3 é para saber o tamanho do nódulo. Visite nosso Blog e veja a tabela que fala sobre o assunto. Não deixe de procurar um mastologista para acompanhamento de seu problema. Procure ir ao médico o mais breve possível. Não deixe passar muito tempo.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  25. Juliana
    abr 10, 2012 @ 11:45:51

    Olá Tania,
    Ontem a noite, antes de tomar banho ao fazer o auto-exame nas mamas percebi que saiu, muito pouco, um liquido variando do transparente ao esbranquiçado. Foi muito pouco, mas o suficiente pra me preocupar. Tenho 32 anos, estou no meu ciclo regular, faço uso de anticoncepcionais orais, tenho 3 filhos e o ultimo tem 4 anos, ela mamou até 1 ano de idade.
    Isso é normal?

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 10, 2012 @ 20:03:51

      Boa noite Juliana….olha só, fica difícil falar algo sobre o assunto que você apresenta. Procure um Mastologista e converse com ele, assim você tira todas as dúvidas.

      Atenciosamente, Tânia

      Resposta

  26. CIDA B. DE CAMPOS
    abr 05, 2012 @ 20:03:41

    OI GOSTARIA DE SABER SE VOCE SENTIU ISSO. A UM MES NOTEI UMA PARTE DO MEU SEIO COMO SE TIVESSE EMPEDRADA E TO COM MUITA DOR NO BRAÇO A UMA SEMANA DIRETO E O BICO DESSE SEIO ESTÁ MAIOR E SINTO ARDENCIA NOS DOIS SEIOS. MARQUEI UMA USG PRA SEGUNDA FEIRA. O QUE PODE SER? ESTOU PREOCULPADA.

    Resposta

  27. cleunice nascimento
    mar 29, 2012 @ 17:11:32

    bao tarde … meu nome é Cleunice . to com 2 nódulo no meu seio direito fiz uma momografia deu birdis 3 gostaria de saber se é grave to muito preocupada
    beijo agradeço

    Resposta

  28. Tânia
    mar 29, 2012 @ 16:19:53

    Olá Tânia, é o seguinte fiz uma ecografia mamária e detectaram 3 nódulos sugestivos de fibroadenomas na mama direita, dois com 18mm e um com 17mm, sendo dois deles com contorno lobulado e com textura discretamente heterogénea. Devo estar preocupada? Nestes casos o que é feito. Obrigada pela atenção.

    Resposta

  29. KATIA SIRLENE
    mar 27, 2012 @ 22:34:14

    BOA NOITE,JA TEM UNS 5 ANOS QUE TENHO PROBLEMAS COM ABCESSOS MAMARIOS NA MAMA DIREITA,SEMPRE NA PARTE DE BAIXO DA MAMA JA FUI VARIAS VEZES AO GINECOLOGISTA E ELES FALAM Q E POR CAUSA DO CIGARRO SEMPRE VEM DOI MUITO LATEIJA MUITO E FICA BEM ROXO EM VOLTA DO ABCESSO,CONFESSO Q AS VEZES FICO C MEDO DE IR AO MEDICO DAI ESPERO UNS DIAS FAZENDO COMPRESSAS COM AGUA QUENTE E DEPOIS ELE ESTOURA SOZINHO,SAI MUITO PUS E SANGUE,AI ALIVIA,MAS DEPOIS DE UMAS 3SEMANAS APARECE DE NOVO,VC ACHA Q PODE SER CANÇER?TENHO 26ANOS FICO COM MEDO DE SER UM SINAL DE UMA COISA PIOR!ME AJUDEM!OBRIGADO!

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 17:39:35

      Boa tarde Katia……você deve procurar um Mastologista para que ele possa diagnosticaqr seu problema. Não tenha medo de ir ao médico….quanto mais cedo melhor. Encare o problema de frente.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  30. jessica
    mar 21, 2012 @ 15:16:08

    oie. Coloquei silicone ha 1 ano, e na primeira semna apareceu uns carocos, fui no meu medico e ele falou que isso era normal… Que iria sair depois de um tempo.. atualmente… ainda estou com esses carocos, nao consultei mais meu medico pq estou viajando… e esses carocos estao doendo mto… O que pode ser isso?

    Resposta

  31. Marie
    mar 20, 2012 @ 20:10:46

    Boa noite,
    tenho 44 anos, uma tia com câncer de mama (e outras 3 falecidas da mesma causa) e apresento mamas cheias de nodulos, cistos…e ainda tem secreção clara. No momento estou com uma “bolota” crescendo na mama direita (12 horas), dolorida ao toque, inchada, avermelhada (a mancha só faz aumentar) e quente. Tive sensações de calafrios, dores pelo corpo (costas/lombar, quadris), a pele do corpo ficou sensível (sensação de queimadura). Hoje dói até para levantar o braço direito ou fazer esforço com ele. Fui à uma mastologista que tentou drená-lo, mas desistiu. Entupiu a agulha (parecia gota da cor deste plano de fundo). Solicitou ultrassonografia e receitou um tiro de canhão: amoxicilina+cloridrato de ciprofloxacina+biprofenid+omeprazol. Apesar da interação medicamentosa me causar espanto (cipro+antii ñ ester + omeprazol), adquiri a medicação, mas estou com medo de ter um troço. Mas também estou com dor. O que fazer? Socorro!

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 17:46:08

      Boa tarde Marie….é complicado dizer algo para você. Você já tomou amedicação? Você deveria procurar uma segunda opinião. O médico deveria usar outro meio para drená-lo. Escreva-me novamente OK?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  32. Claude
    mar 12, 2012 @ 18:19:23

    Oi Tânia, tudo bem? Gostei muito do blog, nos tranquiliza bastante. Tenho 33 anos e casos de cancer na família, não de mama mas sim de útero. Fiz alguns exames (Mamografia e US) e estou aguardando a consulta com o Mastologista. Meu exame deu BI-RADS US III, tenho um nódulo na mama direita que mede 0,8 x 0,5 x 0,8 e um cisto simples na mama esquerda. A minha dúvida é a seguinte: o procedimento padrão nestes casos de detecção de nódulos BI-RADS III é fazer a biopsia ou refazer o exame depois de seis meses?

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 17:48:21

      Boa tarde Claude…..cada médico tem seu procedimento. Normalmente eles fazem a biópsia para terem certeza se é ou não maligno. No seu caso eu acho que a biópsia seria mais indicada.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  33. natalie
    mar 05, 2012 @ 16:24:55

    Olá
    Tenho 45 anos. Meu exame deu BIRADS 5, microcalcificações de permeio na região profunda do quadrante superior, área focal densa espiculada, mamas densas. Também disse sobre ocos axilares de transparência normal.
    Estou realmente apavorada. Tenho dois filhos: uma de 15 anos e um menino de 19 que é deficiente e depende de mim para tudo.
    Vou fazer punção na quarta. É seguro?
    obrigada

    Resposta

  34. joelma conceicao mendes gomes
    fev 28, 2012 @ 23:29:11

    boa noite fiz mamografia deu um fibroadenolipoma na mama direita depois fiz um ultrasom como resultado foi nodulo solido hipoecoico d contornoslobulados mdindo 16por 12por5 mmas 11 horas a 5 mm da superficie cutanea e um cisto de contornos regulares com coteudo ancoico homogenio mdindo 7 por 4mm as12 horas na mama dirita tambem sai um liquido meio esverdiado esinto dores isso muito grave por favor se puder me esclareca meu nom e joelma tenho 36 anos mito obrigada

    Resposta

  35. PAULA CASSEMIRO DA SILVA
    fev 27, 2012 @ 14:40:06

    Boa tarde,

    As minhas mamas estão muito doloridas, mesmo sem ser no perído menstrual.
    Sinto algo como se fosse um nódolo grande, denso na mama esquerda, quando
    aperto a mama do lado do nódolo, em vez de ficar homogenea aparece visivel um
    nódolo. Fiz uma ultrasson recentemente e só deu um cisto de 0,6cm e não deu nada do nódolo q sinto, fui a matologista e ela disse que tinha um nódolo palpavél.
    Gostaria se saber pq se tenho esse nódolo não deu na ultrassom, a médica pediu
    fazer o exame em outro lugar.Gostaria de saber também se dor nas costas , pode
    ser sintomas de cancer de mama???? pois sinto no lado da mama q suspeito do nódolo e q mastoligista disse ser bem apalpavél, uma dor localizada.
    Gostaria q vc me tirrasse essas dúvidas , pois estou muito preocupada….e como
    estou prestes a menstruar , não poderei repetir a ultrasson da mama agora, só quando passar o perído mesntrual.

    Resposta

  36. Tatiana
    fev 27, 2012 @ 12:00:27

    Minha mãe fez uma mamografia e acusou 2 nódulos, foi encaminhada para uma ultrasonografia e deu birads 4,sem alterações nas axilas com sombra acústica, e que precisa ser investigado, crescimento horizontal, heterogeneo, foi a ginecologista que a encaminhou para cirurgia direto, ela fará cirugia com masteologista pois o tumor está medindo 6 cm, ela já teve lipoma no pescoço e descobriu um quisto pequeno no utero, que já esta dimnuindo, pode ser benigno? esses tumores tão grandes, se for maligno minha mãe terá chances, estamos desesperadas, pois somos em 3 irmãs e só temos ela, meu pai faleceu em circustâncias trágicas, ela tem 57 anos e nunca tinha feito mamografia

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 18:05:00

      Boa tarde Tatiana…..sua mãe já fez a cirurgia? Cada caso é específico, o do útero pode não ter malignidade. Não se apavore para não preocupá-la. Mantenha a calma, é fundamental isso.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  37. Sônia Alves
    fev 24, 2012 @ 18:22:47

    Boa tarde
    gostaria de um esclarecimento fiz mamografia 02 nos seguidos e o resultado foi BI-RADS II(achados mamográficos benignos). o que significa isto?
    às vezes sinto dores na mama direita e sinto muita dor de cabeça no período menstrual, por favor me ajudem?

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 18:07:11

      Boa tarde Sonia….você graças a Deus não tem nada maligno segundo sua mamografia. Converse com seu ginecologista sobre as dores de cabeça e as dores que são normais nas mamas quando menstruamos.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  38. tania
    fev 23, 2012 @ 13:45:47

    boa Tarde

    a alguns anos tinha vindo a queixar-me a minha medica de familia que tinha dores no peito. ela simpliesmente disse que eram forças que eu fazia. em agosto de 2011 insisti com a medica de familia para fazer uma ecomamaria para ver o que tinha… descubri que tenho quistos nos 2 peitos… tendo mais no direito com 1.3 cm… fui a gc e ela disse para repetir em dezembro.. o quisto maior (1.3cm) tinha aumentado para 1.7cm… tenho receio que tenha tendencia sempre a aumentar e que traga muitos problemas…

    Resposta

  39. Mayra Caroline Santos Lucas
    fev 20, 2012 @ 01:34:41

    Olá Tania, meu nome é Mayra tenho 19 anos.
    Há três anos notei um pequeno sangramento no mamilo direito, é bem no biquinho as vezes sai quando aperta e as vezes naturalmente, quando pressiono o seio não sai nada, é só no biquinho mesmo, fui ao médico e ele me disse q se estivesse saindo aguinha amarelada eu deveria me preocupar, mas depois de alguns meses começou a sair a aguinha amarelada, fui em outro médico novamente e ele disse que se estivesse saindo sangue eu deveria me preocupar, fiquei sem entender. Fiz ultrassom e nada foi constatado, e assim fiquei acompanhando, fiz exames da secreção também, mais nada foi constatado, entreguei meus exames ao médico, e ele me disse que seria o canal de leite que esta entupido por um papiloma intradulquital e se eu operasse iria atrapalhar na futura amamentação, e seio jamais daria leite pois seria perigoso cortar o canal de leite. Então resolvi esperar a minha futura gravidez, para que talvez com a amamentação esse problema acabaria. Mas hoje ao ir tomar banho, senti o biquinho do meu seio colando no sutien, e resolvi apalpar com as pontas dos dedos ao redor da aurela e senti um caroço na parte debaixo do biquinho, apalpei o seio esquerdo também para ver se tinha o carocinho, mas não tem, só tem no direito, logo o que sai a secreção. Estou preocupada!

    Resposta

  40. VALQURIA
    fev 19, 2012 @ 09:37:12

    após a biópsia de mama sinto na região um caroço na qual não tinha antes.E sei se é normal porém o meu seio tem muitos hematomas já faz 15 dias que fiz a biópsia por agulha

    Resposta

  41. Elisangela
    fev 14, 2012 @ 21:13:46

    Boa Noite,Tânia!
    Foi encontrado em minha mama esquerda um nódulo de tamanho 1,3 ,passei no mastologista e ele me pediu em exame de Ecografia, até ai td bem.
    O q na verdade me esta incomodando é a dor q estou sentindo,pois é uma dor constante é como se fosse umas agulhadas,o nódulo é a ovulado.
    O médico não me passou nenhum remédio, será q posso tomar por conta própria ,pois como disse é uma dor muito incomoda.

    Abraçosss
    Elis

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 18:15:29

      Boa noite Elisangela….você não deve tomar medicação sem orientação médica. Volte ao médico e reclame de sua dor que é intensa. Peça-lhe um remédio.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  42. marcela
    fev 09, 2012 @ 21:39:11

    boa noite Tania estou com nodulos na mama direita e esquerda estou apavorada fiz a mamografia mas ainda nao recebi o resultado tenho 30 anos o primeiro apareceu ha uns 10 anos e agora que tive coragem de ir ao medico o que pode ser isso?

    Resposta

  43. Larissa Teixeira de Lamare
    fev 02, 2012 @ 11:49:25

    Olá Tânia,

    A 5 meses descobr um nódulo na mama direita, palpável, pois descobri com o auto exame. Num primeiro exame, uma ultrassonografia de mama detectou um nódulo sólido a 1hora do mamilo medindo 3 cm. Num segundo exame realizado através de Punção (PAAF), constou o nódulo fibroso. Tenho sentido muita dor, e a médica ginecologista me receitou um remédio mamipulado a base de vitamina E e Piroxican. Tenho que tomar o remédio todos os dias para não sentir dor. Em março consultarei com um mastologista indicado pela minha ginecologista. Num primeiro momento fiquei bem apavorada, conforme fui me interando pelo assunto e consultando com os médicos, realizando exames, fiquei mais tranquila, porém, o que ainda me incomoda e me deixa um tanto aflita para falar a verdade. Tenho 23 anos, é um caso ainda normal para a minha idade conforme me relatou a ginecologista, mas conforme o tempo vai passando as chances de calcificarem aumentam. Por isso minha intenção é retirar o nódulo assim que consultar com o mastologista. Muito bom o seu blog, acompanharei sempre que possível. Abraços,

    Larissa

    Resposta

  44. danielle guimaraes
    jan 24, 2012 @ 21:26:21

    Olá tania, minha mãe fez uma ultra-som de mamas e o resultado deu presença em mama esquerda ás 10 horas e 8 cm do mamilo, nódulo sólido irregular, não circunscrito, paralelo medindo 2,3 x 2,2 e BI-RADS V, o que isso significa???
    Beijos danielle

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 27, 2012 @ 20:58:26

      Boa noite Danielle, BIRADS é a classificação dada aos nódulos mamários. Procure um Mastologista, leve todos os exames já feitos. Ele poderá melhor avaliar o problema de sua mãe. Escreva novamente quando souber de algo ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  45. DAIANE OLIVERA
    jan 15, 2012 @ 01:48:29

    BOM DIA TANIA EM PRIMEIRO LUGAR QUERIA TE DAR OS PARABENISALA.

    BM TANIA EU ESTOU APAVORADA PORQUE ACHEI IM CAROÇO NO MEIO SEIO ESQUERDO FUI AO GINECOLOGISTA E O MESMO ME PEDIO UMA ULTRA DE MAMA E NA ULTRA DIZ O SEGUINTE NÓDULO SÓLIDO IRREGULAR DE TEXTURA HETEROGENIA MEDINDO 1, 7CM. POR FAVOR O QUE ISSO QUER DIZER? EU AINDA N LEVEI O RESULTADO AO MEDICO POIS N CONSEGUI MARCA A CONSULTA JA QUE E PELA REDE PULBLICA. EU ESTOU AFLITA…. DEVO ME PREUCUPAR?? ARAÇOS E OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 15, 2012 @ 16:43:07

      Boa tarde Daiane Olivera, vamos com calma, porque nem todo nódulo é maligno. É um nódulo de um tamanho razoável, sólido e palpável. Tente marcar a consulta logo, sei que é difícil, mas vamos esperar o parecer do médico. Não sofra por antecipação, viva um dia de cada vez. Ele deverá pedir uma mamografia também para comparar os resultados. Assim que tiver falado com o médico escreva novamente ok? Fique com calma e com Deus! Obrigada pelos parabéns!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  46. marcia
    jan 07, 2012 @ 11:24:01

    Olá,Tânia ,parabéns pelo blog,,muito bom.
    Veja meu caso a 5 meses comecei a sentir dor mamaria na mama esquerda dor forte fui ao meu genecologista ele fez o exame de palpação mais ele disse que não tinha caroço fiz um utra sonografia nada foi constado mais a dor continua fico muito triste então comecei a tomar E mama por 04 meses e mais antibiótico porque a dois anos atrás eu retirei um cisto sébacio da mesma mama que me refiro , pos 02 anos o mesmo lugar da cirugia infecciono então tive que tomar bastante antibiótico e antiflamátorio a nova cicatriz ainda está recente a GO retirou uma pequena fatia da área afetada para biopsia , ela diz que a unica coisa encontrada no resultado do exame foi só bactéria da área resumindo a cicatriz ainda doí.A três semanas como estava com muita dor estive no pronto socorro o Go pediu para tomar GAMALINE V , comecei a tomar a dor deu uma certa aliviada mais a aréola da minha mama doí com pontinhos branco como se fosse leite mais eu nunca fiquei gravida e nunca sentir dor na aréola sendo que nas duas a esquerda doí bem mais a direita doí menos., mais não sai liquido.
    Por favor me ajude a esclarecer isso pois não aguento mais sentir essa dor e todos os GOs que vou não me ajuda esclarecer esse assunto.
    Pode ser pela cicatriz pode ser hormonal pode ser stress pode ser algo diferente
    preciso fazer exames detalhado o que posso fazer?

    Meu Nome e Márcia Neves tenho 29 anos moro em Campinas -SP

    Obrigada!!!fica com Deus.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 07, 2012 @ 18:33:44

      Boa noite Marcia, agradeço sobre o Blog. Vamos então tentar descobrir o seu problema. Realmente é estranho o que você relatou. Você deve procurar um Mastologista para fazer uma mamografia que é o melhor exame para ser feito. Procure logo o médico, pois não se pode brincar com essas coisas. Você é muito nova ainda. Mas não se apavore por antecipação. Vamos com calma, vamos viver um dia de cada vez. Tenha paciência…..me escreva assim que tiver alguma novidade ok? Fique com Deus também!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  47. silmara
    jan 06, 2012 @ 11:08:51

    olá,a uns 2 anos acompanho uma displasia no meu seio esquerdo, atualmente fiz uma ultrasonografia que atestou BIRADIS-3, e também tenho uma alteração na auréola, que se parece com as glandulas de montgomery, só que em tamanho maior, a minha ginecologista disse se tratr de algo sebáceo e receitou um creme dermatológico que não surtiu efeito, e sugeriu que retirássemos essa alteração, o que talvez faremos na segunda feira que é quando farei a reconsulta. Confesso que estou muito preocupada, se puder me ajudar fico imensamente grata. bjs

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 06, 2012 @ 21:09:26

      Boa noite Silmara, BIRADS são classificações dadas para cada grau de cada nódulo. Gostaria que você olhasse no Blog o que temos sobre o assunto BIRADS, para que entenda melhor do que se trata. Não sofra por antecipação, faça a retirada e peça biópsia para ter certeza do diagnóstico. Escreva quando tiver uma resposta ok? Fique calma, isso é fundamental. Não adianta ficar especulando…..espero que tudo dê certo com seus exames. Estarei torcendo por você!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • silmara
        jan 16, 2012 @ 20:38:18

        OLÁ, FICO MUITO FELIZ EM VOLTAR A ESCREVER PARA DAR UMA BOA NOTICIA!, VOLTEI A MINHA GINECOLOGISTA E COMO A PAQUENA LESÃO QUE TINHA NA AURÉOLA NÃO HAVIA DESAPARECIDO A DOUTORA RETIROU A CAMADA MAIS EXTERNA PARA QUE O CREME TÓPICO PUDECE ACENTUAR SEU EFEITO, E FOI O QUE REALMENTE ACONTECEU, A LESÃO QUE SE TRATAVA DE UMA ESPÉCIE DE SEBO REGREDIU E ACABOU SUMINDO. QUANTO AO NÓDULO COMO FAÇO ACOMPANHAMENTO A ALGUM TEMPO, VAMOS CONTINUAR POIS ELE NÃO APRESENTOU ALTERAÇÕES EREPETIREMOS OS EXAMES DENTRO DE ALGUM TEMPO.
        AGRADEÇO PELA ATENÇÃO EM OUVIR NOSSAS DUVIDAS, POIS ESSES PROBLEMAS TIRAM O SONO DAS MULHERES, E MUITAS VEZES FICAMOS CONFUSAS COM O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO CORPO, E A AJUDA DE VCS É FUNDAMENTAL, PARA QUE NO MOMENTO DE DESESPERO POSSAMOS CONTAR COM UMA PALAVRA DE CONFORTO E CALMA. MUITO OBRIGADA!!!

      • grupomamacancer
        jan 17, 2012 @ 20:20:09

        Boa noite Silmara…fico muito feliz com as notícias. Suas palavras de agradecimento é que me deixam satisfeita e realizada, colocando à disposição de pessoas como você que estão passando por tantas dúvidas o esclarecimento e esse nosso contato. Sempre que precisar escreva, é muito importante para mim saber que podemos ajudar. Essa é a minha missão!!!! Obrigada de coração.

        Atenciosamente, Tânia

  48. Tadeu
    dez 30, 2011 @ 21:04:38

    Olá… Minha mãe, de 74a, acompanha desde 2007 dois nódulos na mama direita circunscritos, hipoecogênicos, 7mm x 10mm e 5mm x 8mm. As mamas dela são densas c/presença de tecido fibroglandular. Ela já fez 3 punções aspirativas e os resultados deram sempre lesão epitelial sem atipias. A última punção de 2009 informava a existência de células adiposas maduras podendo corresponder a lóbulo de gordura. No ano passado a mamografia deu BIRADS 3. Neste ano, a mamografia deu BIRADS4 e o ultrasom BIRADS 3. O médico pediu Core biopsy. Os nódulos estão inalterados. Estamos apreensivos. Obrigado! Tadeu

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 31, 2011 @ 10:46:26

      Bom dia Tadeu, gostaria que você desse uma lida no artigo que tenho no blog sobre o assunto. Tenho certeza qe você entenderá perfeitamente. Vá em http://grupomamacancer.wordpress.com e digie na procura BIRADS. Depois que você ler, escreva novamente para tirarmos todas as suas dúvidas ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • Tadeu
        dez 31, 2011 @ 15:55:12

        Olá Tania, eu li o artigo e entendi a necessidade da biópsia. Estamos muito apreensivos de q possa ser câncer mas vamos ter esperança. Feliz ano novo!

      • grupomamacancer
        jan 01, 2012 @ 20:51:33

        Boa noite Tadeu, Feliz Ano Novo para você e sua família também. Vamos torcer para que tudo dê certo. Conte comigo para qualquer dúvida, conversar, trocar informações, não se acanhe, pergunte sempre que desejar. Estou aqui à disposição.

        Atenciosamente Tânia

    • Tadeu
      jan 04, 2012 @ 17:37:17

      Boa tarde, Tânia. O resultado da mamotomia por ultrassom na mama direita saiu e graças a Deus ñ apontou nenhuma malignidade (trata-se de fibroadenoma). O médico q realizou o exame nos disse q as lesões (2 nódulos) desapareceram ao final do procedimento de retirada dos fragmentos p/análise. Na mamografia constou tb a existência de microcalcificações agrupadas na mama esquerda. O médico dela disse p/fazer nova mamografia daqui a seis meses p/acompanhar mas sei q as microcalcificações existentes podem significar alguma coisa suspeita. Seria seguro esperar seis meses? Normalmente, o procedimento é assim? Obrigado!

      Resposta

      • grupomamacancer
        jan 04, 2012 @ 20:26:42

        Boa noite Tadeu, fiquei muito contente com as noticias. Mas não deixe de ficar atento aos exames. As microcalcificações a maioria das mulheres tem assim como mamas densas. Se você achar mais interessante, faça a mamografia daqui há 4 meses. Observe se sua mãe se queixa de dor, de incômodos nas axilas, isso sim é preocupante. Mas os procedimentos são assim mesmo. Eu tive câncer de mama, esse ano completa 10 anos. Sempre fiz os exames periódicos, nunca falhei. Fiz mastectomia, 4 seções de químio e depois tomei Tamoxifeno por 5 anos, seguidos de mais 5 anos de Femara.Mas agora faço exames anuais, mamografia, exames de sangue com marcadores tumorais CEA e CA 15.3. Mas relaxe um pouco, acompanhe e viva um dia por vez. Não adianta sofrer por antecipação, embora entenda seu posicionamento. Escreva sempre que desejar.

        Atenciosamente Tânia

  49. Nany
    dez 27, 2011 @ 00:53:33

    Boa noite, Tânia.
    Creio q a indicação imediata de Gamaline tenha sido por conta do inchaço, mas diante da definição líquida do Birards 2…não seria adequado a imediata punção? ….ele não elimina as dores….(q pelo texto informativo no blog se dá por conta do derramento de líquido na pele, ñ é isso?)…Fale mais a respeito do Birards 2. Mais uma vez. Parabéns pelo blog!

    Abçs, Nany

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 29, 2011 @ 20:50:50

      Boa noite Nany, solicito que você vá ao Blog, digite na procura Birards que você terá uma leitura ampla sobre o assunto. Mais uma vez agradeço os elogios. O Blog existe para que você consultem, caso ainda persista a dúvida, procure-me que estarei à disposição.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  50. Sandy Falcão
    dez 25, 2011 @ 04:08:24

    Boa noite. Hoje, véspera de Natal, ao fazer meu auto-exame nas mamas durante o banho, me espantei ao ver que está saindo uma secreção sanguinolenta da mama direita. Sempre foi comum que saísse das duas mamas uma secreção ora transparente, ora branca, como ocorreu com a mama esquerda hoje; no entanto, foi a primeira vez que isso ocorreu comigo. Estou um pouco assustada e, como a maioria dos médicos de minha cidade (Quixadá-CE) deve estar de recesso, estou pedindo ajuda neste site. Agradeço e desejo a todos um Feliz Ano Novo.

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 26, 2011 @ 10:10:08

      Bom dia Sandy, infelizmente sem nenhum exame não podemos dizer algo concreto. Você precisa procurar um mastologista para fazer mamografia, ultrassonografia para então sabermos exatamente o que está acontecendo com você. Aguardo novo contato. Feliz Ano Novo para você também.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  51. MARA DALILA
    dez 22, 2011 @ 14:15:47

    ola tenho muitas dores na mamas acabei de faser uma mamografia que deu um nodulo de 0,7cm ecalcificaçoes benignas ,no ultrassom deu nodulos de 3,1×1,4 cm na mama direita e um nodulo de 1,6×0,8 cm no esquerdo o medico me passou um gel para passar na mama so que eu estou sentindo dor e so vou retornar no mastologista dentro de seis meses obs fui nele agora em deszembro 2011,o que vc aha que devo faser procurar o medico antes de seis meses aguardo sua resposta……………………………………

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 26, 2011 @ 10:18:13

      Bom dia Mara Dalila, se fosse você tentaria procurar outro médico, solicitar uma segunda opinião levando esses exames já existentes. Não vamos deixar passar muito temo, em seis meses muita coisa muda, precisamos ter cautela. Aguardo novo contato.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  52. Nany
    dez 19, 2011 @ 22:41:59

    Primeiramente, PARABÉNS pelo blog…Excelente!!!
    Gostaria de saber se Gamline V é apropriado p/ diagnóstico de Birards 2 (formações císticas com limites bem definidos (e de paredes espessadas)).
    Aguardo resposta.
    Nany

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 26, 2011 @ 10:29:16

      Bom dia Nany…..sobre Gamaline V….
      Gamaline V (ácido gama linolênico é indicado no tratamento da Tensão Pré-menstrual, mastalgia (dores nos seios), e como auxiliar no tratamento de depressão pós-parto, climatério (menopausa), eczema atópico e psoríase. Na TPM, reduz a ansiedade, irritabilidade, tensão nervosa, inchaço, cefaléia, aumento do apetite e ganho de peso.
      Você precisa conversar com seu médico. Porque você pergunta sobre Birards 2? Você fez alguma biópsia?

      Aguardo resposta…. agradeço sua manifestação sobre o Blog, isso me deixa muito contente por poder esclarecer dúvidas.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  53. GLAUCIA
    dez 18, 2011 @ 12:21:22

    Adorei o blog…… Olha tenho 26 anos, notei algo diferente na minha mama, acho que é um nódulo, sintia dor, mas agora q parei de tocar parou mais. Faz mais de um mes, mais ou menos, vou procurar um ginecologista…… estou ficando preocupada…o q acha?

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 18, 2011 @ 15:37:06

      Boa tarde Glaucia, obrigada por você ter visitado nosso Blog. Fico contente que tenha gostado. Você deve procurar um Mastologsita, é mais específico para diagnosticar. Não sofra por antecipação…..não fique tão preocupada, veja o porque dessa dor, o médico pedirá exames específicos como Ultrassom e Mamografia. Depois escreva para contar ok?

      Atenciosamente Tânia FELIZ NATAL!!!

      Resposta

  54. Erica
    dez 17, 2011 @ 11:10:53

    bom eu ja fiz umas tres ultrason,a 1° deu imagens cistic, 2, deu um cisto e nodulo 0,7×0,6cm, 3° foi o ultimo deu imagens cistica um cisto finamento septado
    minha mastologista passou soluçaõ de lurgol onde so diminui 0,1 cm agora ela pediu uma punção, atuamento estou sentindo do no meu braço esquerdo como estivesse inflamado não sei se e por conta da tensão ou tem alguma coisa correlacionada com esses cistos!minha mama esta normal mais eu sinto ele esta localizado na aurela!
    gostaria de saber se esse tamnho e grande e as dores se são normais?

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 17, 2011 @ 19:23:30

      Boa noite Erica, não é um nódulo tão pequeno, mas vamos aguardar pelo resultado da punção. As dores que você está sentindo pode ser pela tensão que você se encontra. Não sofra por antecipação, sei que é difícil, mas tente ok? As dores podem ter várias causas, mas vamos com calma. Espere tranquila. Me escreva quando souber do resultado ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  55. Vitoria
    dez 16, 2011 @ 20:06:42

    Ola! tenho 40 anos e faco acompanhamento com um Mastologista ha uns 5 anos porque tenho 3 nodulos e 2 cistos. No que se refere a esses cistos e nodulos esta tudo bem, segundo meu mastologista. Mas no ultimo ultrasson surgiu um novo com a seguinte descricao: “Percebe-se ainda imagem mista alongada, bem delimitada, localizada no QSM esquerdo, 10 hrs, periareolar, medindo 28,3 x 10,4 mm. Imagem mista no QSM esquerdo.” O meu Mastologista disse para eu nao me preocupar , mas me pediu uma biopsia. So que eu so conseguir marcar a biopsia para 09/01/2012. Daqui uns 20 dias. Eu gostaria de saber se posso realmente nao me preocupar ou se deveria marcar isso para “ontem”? Qdo fiz ultrasson, a medica disse que era benigno, tem como saber isso pelo ultrasson????

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 17, 2011 @ 19:30:53

      Boa noite Vitoria, se eu fosse você tentaria fazer a biópsia o mais breve possível para sanar todas as dúvidas e tranquilizar você. Alguns médicos por tanto observarem os nódulos, são capazes através da aparência do nódulo dizer se são ou não malignos. Quando fiz ultrasson há 9 anos atrás, ao ver a imagem, a médica me disse que era maligno, apenas pela apareência. Vamos torcer para que tudo dê certo. Me escreva quando souber do resultado ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  56. erica tavares de souza
    dez 09, 2011 @ 13:19:50

    oiiii tania estou a tres dias com um nodulo no peito que doi,,,,, fui a medica ela apertou e não saiu nenhuma secreção,,,, continua doendo ela me passou iboprofeno para tomar 1x ao dia ,,, daqui a uma semana e pra mim voltar , pra er como esta,,,, agora pergunto porque ja não faz o processo de pedir todos os exames necessarios ,,,mamografia ,,rx,,,,, ultrassonografia,,,alguma coisa pra tirar todas as duvidas sobre doença ruim,,,,, ela disse que é mastiti,,,, mas como saber sem exames concretos , vc não acha q vai demorar demais o q eu faço…..bijossss

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 09, 2011 @ 22:11:35

      Boa noite Erica…..concordo com você. Ela já devia ter lhe pedido os exames básicos. Pode até ser Mastiti, mas os exames são necessários sim. Você foi ao Mastologista? Não deixe passar muito tempo ok? Se for necessário, procure uma segunda opinião. Escreva para me contar o que ficou resolvido ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  57. Andrea
    dez 02, 2011 @ 18:28:59

    Oi TÂNIA,

    Minha mae foi histerectomizada total aos 32 anos, hj ela 51 anos durante td esse tempo fez reposição hormonal, esse ano desse abril ela tem aparecido com cistos na mama fez a mamografia deu birards 0, fez a usg deu birards 2, na punção conteúdo sugestivo de cistos (com presença de macrofagos em fundo sem atipias), agora em novembro estavam cheios novamente, repetiu a usg deu um dos cistos como conteúdo espesso, ela puncionou uma das mamas e o medico deu o seguinte pre laudo puncionado cistos não vascularizados, de conteúdo sanguinolento birards 3, isso é preocupante ou esse birards 3 é apenas pra informar que ela tera q ser avaliada semestralmente???

    Aguardo anciosa pois isso tem preocupado e mto

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 02, 2011 @ 20:26:48

      Boa noite Andrea, olha só, eu fiz histerectomia também só que aos 39 anos. Também fiz reposição hormonal, esse foi o meu maior erro. Após 9 anos de reposição, tive câncer de mama e fiz mastectomia radical da mama esquerda. Essa classificação BIRADS-3 é sinal de que algo não está bem e que é necessário o acompanhamento de um mastologista para que seja feita uma nova avaliação e uma nova biópsia. Procure manter a calma porque sua mãe vai precisar de sua ajuda. Visite o meu site http://grupomamacancer.wordpress.com e faça a busca por BIRADS que você vai entender melhor. Qualquer coisa me escreva ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  58. Mari
    dez 01, 2011 @ 22:55:30

    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
    Fiz exames a um ano e descobri que tenho mamas grosseiramente densas que dificultam os estudos nas mamas, Depois na ultrassonografia tenho dois cistos de água de 3 mm cada uma. Tenho 24 anos. Tenho possibilidade muito elevada de ter câncer?

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 02, 2011 @ 20:29:54

      Boa noite Mari, normalmente cistos de água aparecem de tempos em tempos. Não posso afirmar se terá a possibilidade de ter câncer, mas você deve fazer um acompanhamento mais rigoroso para evitar qualquer surpresa. Qualquer dúvida escreva ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  59. alini
    dez 01, 2011 @ 16:40:52

    oi,minha gine pediu uma ultr de mamas,eo resultado deu ;presença de imagens arredondadas,de contornos regulares,anecoicos,com as seguintes dimensões; 0,6×0,4 cm,a 1 h ,a 2cm da areola mamaria direita,0,8×0,8 cm as 3 hrs ,a 1 cm da areola mamaria direita(grupamentos de sistos),0,6×0,3 cm retroareolar esquerdo,trato com esta madica a anos,faço ultra de seis em seis meses,mas este cisto da mama esquerda apareceu agora e a conclusao dis;cistos mamarios ,BI RADS;II O QUE SERA ME

    Resposta

  60. fernanda
    nov 30, 2011 @ 08:51:07

    oi meu nome e fernanda tenho23 anos agostaria que vc me ajudase a entemder um poblema eu nao estou gravida e meu seios estao saindo liquido, mas eu nao estou sentindo nenhuma dor no seios sera que é alguma coisa grave porfavor rspode logo estou aflita e´ um liquido claro…

    Resposta

  61. Larissa Marinho
    nov 24, 2011 @ 18:45:47

    Tenho 16 anos e comecei a Sentir dor nos seios ; sempre que ficava mistruada eu desmaiava. Fui ao ginicologista e falou com a medica ela viu os meus seio o esquerdo tava com 2 cm e direito com 3;7 cm ela falou que era FIBROADENOMA ;Não fiz biopsia tirei e depois que fizeram por ja estava muito Grande. Depois que peguei o resultado da biopsia ja não era Fibroadenoma era FILOIDES a médica falou que eu tinha que tinha que fazer acompanhamento clinico ..!
    ainda não sei direito o que e isso

    Pode virar Cancêr ??

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 27, 2011 @ 14:09:27

      Boa tarde Larissa…Filoides é uma massatipicamente grande, de crescimento rápido que se formam a partir das células estromais periductais da mama. Sugiro que procure um Mastologista para maiores esclarecimentos.
      Qualquer dúvida, volte a escrever ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  62. Ana Paula
    nov 24, 2011 @ 11:20:57

    Bom dia Tania, estou com 28 anos e gravida do meu 2º filho, a mais ou menos 04 dias estou sentindo uma dor no lado direito da mama, como se fosse um nervo distentido conforme eu mexo com o braços ele arde como se estivesse esticando o nervo tmbem notei que o local esta quente, tenho médica somente no mes que vem, e estou um pouco preocupada tens como me dar uma auxiliada nesse caso.
    Aguardo Obrigada

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 27, 2011 @ 14:25:18

      Boa tarde Ana Paula….como você está grávida, sugiro procurar um Mastologista para lhe orientar e verificar o porque dessa dor.

      Qualquer dúvida escreva novamente ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  63. lucineide m
    nov 23, 2011 @ 09:50:21

    ..meu nome e lucineide…………..bom dia..
    fis uma utrasson e deu na mama direita.observa-se imagem cistica, de contornos definidos,localizada aás 8 hrs distando 3cm d papila, medindo cerca d 0;5×0;3cm.
    nota- se ainda adjacente a iamgem acima descrita,imagem ovalada hipoeconica d contornos definidos, medindo 0;3×0;3cm. quero saber e normal esse cisto ou tem que tira des de já obrigada pela resposta bjsss..

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 27, 2011 @ 14:27:14

      Boa tarde Lucineide….normalmente os nódulos são retirados, mas somente um Mastologista pode orientá-la no que será melhor fazer. Escreva se tiver mais alguma dúvida.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  64. ROSILENE
    nov 14, 2011 @ 10:32:41

    olá tania, gostaria muito que vc mim ajudasse a tirar minhas duvidas no ano de 2002 apalpando os meus seios descobrir um nodulo no meu seio direito e fiz varias ultrasonografias e uma mamografia e nao deram nada eutinha na epoca 21 anos so que neste intervalo eu percebia esse nodulo crescer quando foi agora no dia 09/1102011 eu fiz outro ultrasom que deu no meu seio direito parenquima gladular;heterogene apresentando tecido fibroducttal e adiposo de textura habitual ausencia de nodulaçoes degeneraçoes ou calcificaçoes patologicas. no meu seio esquerdo deu percebe -se em qsm 09mm da pele imagem anecoica regular medindo 08mm, por favor mim ajude e mim diz o que eu tenho que fazer .e pode ser um problema grave ou naõ pois estou muito preocupada porque esse nodulo já faz 09 anos.muito obrigada.aguardo a sua resposta.rosilene.

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 27, 2011 @ 14:30:19

      Boa tarde Rosilene…..porque você não resolveu esse problema no período em que apareceu? Você deixou passar muito tempo para tomar uma providência. Você precisa procurar um Mastologista o mais breve possível para tirar todas essas dúvidas. Somente ele poderá lhe indicar o melhor a fazer.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  65. Isabela Oliveira
    nov 11, 2011 @ 14:47:08

    Há uma semana + ou – comecei ter uma dor na minha mama direita constante como se fosse uma dor dente e q tbm doi nas costas do mesmo lado da mama, sempre faço ultrassonagrafia como exame de rotina quando faço preventivo e nunca deu nada + de uns tempo para cá quando faço o auto exame eu tenho sentido muitas glandulas ou nodulos não sei direito nessa mama e abaixo da mama bem no fundo um q quando vc aperta doi e agora doi tudo e sinto umas glandulas na axila tbm e então eu fui para marcar um médico pelo sus só ano q vem.Então por minha conta eu to tomando cefalexina há dois dia e meio e ela parou de doer só está um pouco dolorida ,mais melhorou bastante e dor nas costas do msm lado da mama melhorou.Vou fazer uma ultra da mama por minha conta,paticular.Tenho 36 anos e o q vc me sugere!!!!! os meus sintomas é para me preocupar pode ser alguma coisa grave como um cancer.Bjussss e espero um esclarecimento.

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 11, 2011 @ 19:52:17

      Boa noite Isabela, você precisa procurar um mastologista o mais breve possível. Você não deve tomar remédio sem saber ao certo o que está acontecendo com você. Sei que o remédio lhe dá alívio, mas procure evitar até ter certeza da origem exata dessa dor. Aguardo notícias suas ok?

      Atenciosamente, Tânia

      Resposta

  66. Tamie
    nov 11, 2011 @ 12:52:00

    Boa tarde Tânia! Há dois dias apareceu um pequeno nódulo que acredito ter cerca de 1 cm de diâmetro na mama esquerda, região superior do bico. Está levemente avermelhado e dolorido. O dia que o nódulo apareceu, eu não dei muita atenção porque há quase duas semanas fui a ginocologista e ela fez o exame de toque nos seios. Meu retorno com os exames (ultrassonagra e exames rotineiros de sangue) será dia 5 de dezembro.
    Você acha que devo me preocupar ou esperar mais alguns dias para ver se desaparece?
    agradeço sua disposição e parabenizo sua atitude!

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 11, 2011 @ 20:02:42

      Boa noite Tamie, você precisa consultar um Mastologista o mais breve possível. Se você puder antecipar a consulta seria bom, caso contrário aguarde o dia 05/12. No dia em que você foi ao ginecologista você já estava com esse nódulo? Mas não se apavore……vamos dar um passo de cada vez. Lembre-se de uma coisa: o estresse, nervosimo, tudo isso desencadeia uma baixa em sua imunidade (suas defesas ficam baixas) isso prejudica todo o seu organismo. Sei que é complicado dizer isso, mas procure manter-se calma. Estou aqui semre que você quiser conversar ou tirar alguma dúvida. Fico lisonjeada com suas palavras, mas só quem passou por um câncer de mama, mastectomia, quimioterapia tem capacidade para falar a respeito sobre o assunto. O médico é importante, mas a experiência do paciente também contam. Me sinto muit bem em poder esclarecer dúvidas, ajudar nesse primeiro momento. A pior hora é quando você recebe o diagnóstico que está com câncer. Depois a ficha leva um tempo para cair, mas aí você sacode a poeira, ergue a cabeça e segue em frente!! Tenha Fé!!!! Tudo dará certo. Boa sorte!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • Tamie
        nov 12, 2011 @ 02:22:21

        Oi Tânia, o nódulo apareceu a dois dias, notei-o quando acordo no dia 10/11/11. Fui a ginecologista dia 01/11/11 e estava tudo ok, sem nódulo. Não sei se está informação ajuda mas minha mestruação acabou dia 09/11. Também não disse que tenho 25 anos e que nunca tive filhos. Amanhã tentarei ligar para minha ginecologista, tenho o telefone do consultório, mas não sei se estará aberto amanhã, sábado. E depois será feriado, talvez só na quarta-feira (uma semana após o nódulo aparecer). Moro no interior paulista, onde faço faculdade e minha família, assim como meus médicos, na capital. Acha melhor que vá a um hospital me consultar com algum médico ou acho que posso aguardar até quarta, caso não consiga falar com minha médica?

      • grupomamacancer
        nov 12, 2011 @ 18:53:50

        Boa noite Tamie, se você estiver muito ansiosa, procure um hospital e explique a sua situaçao, caso contrário, espere até passar o feriado.Esse quadro não mudárá até lá.Tenha cuidado para não machucar. Peça a sua médica lhe indicar um mastologista. Vamos nos falando…depois que for ao medico me escreva dizendo o que vocês resolveram ok?

        Atenciosamente Tânia

      • Tamie
        dez 07, 2011 @ 18:34:22

        Olá Tania! Gostaria de informá-la que fiz os exames e retornei em minha médica. Está tudo OK! agradeço a atenção. abraços

      • grupomamacancer
        dez 07, 2011 @ 20:27:47

        Boa noite Tamie…fiquei muito contente com sua notícia! Sempre que precisar escreva ok? Parabéns!!

        Atenciosamente Tânia

  67. ruti
    nov 08, 2011 @ 22:47:58

    Meu nome é Ruti tenho 24 anos. Estou escrevendo para tira umas duvidas, tem uma semana q apareceu um nodulo na mama esquerda, eu fiz uma ultra- sonografia, vou levar daqui duas semanas. Nao paro de pensar, tenho medo de ser uma coisa grave. Na ultra esta escrito varias coisas, mas o que me chamou atencâo foi ” PARêNQUIMA GLANDULAR; heterogêneo, apresentando tecido fibroductal e adiposo de textura habitual.Nota-se a presenca de uma imagem nodular,ecodensa, com limites imprecisos,localizada na região retroareolar e medindo aproximadamente 3,2×3,1cm em seus maiores eixos, sugestiva de nodulo sólido.´´BIRADS- Categoria 3 (provavelmente benigno).Eu devo me preocupar com isso?OBS; O nódulo doi as vezes sinto queimando. Quando o nódulo vai sair?

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 09, 2011 @ 22:02:38

      Boa noite Ruti…..a classificação BIRADS-3 não é uma boa indicação. Mas como cada caso é um caso, fica difícil dizer ao certo. Você precisa procurar o Mastologista e conversar com ele. O nódulo só sairá quando você fizer uma cirurgia para retirá-lo. Escreva para contar o que você resolveu com o médico ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  68. Thatiane
    nov 04, 2011 @ 22:42:20

    Olá Tânia,

    Meu nome é Thatiane, tenho 29 anos e a 6 anos eu tenho um nodulo benigno na mama direita, sempre fazendo acompanhamento com meu gineco de 6 em 6 meses , só que de agosto ate novembro apareceram 3 cistos e mais 2 nodulos na mama direita e 2 cistos e 1 nodulo na mama esquerda.a medica que fez a ultra son falou que não é nada serio mas colocou uma obs pedindo uma mamografia para a comporação de neoplasia precoce. Só tenho medico dia 21 de novembro, mas essa obs está comendo meu juizo.Você pode me dar uma breve informação se isso é normal em 3 meses crescer tantos nodulos e cistos assim e o que quer dizer essa neoplasia precoce.

    obrigada
    Thatiane

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 05, 2011 @ 19:17:03

      Boa noite Thatiane……segue abaixo uma pequena explicação para a sua dúvida.

      A detecção precoce significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde.

      O câncer, como outras doenças, tem uma história natural que se caracteriza por um espectro que tem, no seu início algumas células malignas – que por razões ainda não esclarecidas não são destruídas pelo sistema de proteção natural do organismo – e vai até o estágio em que a doença é clinicamente diagnosticável através de seus sinais e sintomas.

      Características da detecção precoce

      Os exames e testes laboratoriais e de imagem , utilizados na detecção precoce de um determinado tipo de câncer, não fazem o diagnóstico desse câncer, mas sim selecionam as pessoas com suspeita de ter esse tipo de câncer, para que testes mais específicos sejam realizados e seja confirmada ou afastada tal suspeita. Geralmente, o teste confirmatório é uma biópsia ou exame de um determinado tecido do corpo (anátomo-patológico).

      Para que um teste seja considerado de “screening”, ou seja, para que seja considerado adequado para ser realizado numa pessoa que não apresente sinais e sintomas da doença, ele deve:

      Ter a capacidade de diagnosticar o câncer, antes que a pessoa desenvolva sintomas
      Oferecer pouco risco ou desconforto para a pessoa
      Ter um custo acessível

      Por outro lado, para desenvolver métodos de detecção precoce em relação a um determinado tipo de câncer, é necessário:

      Haver evidências científicas suficientes de que, se esse câncer for diagnosticado precocemente haverá um tratamento médico disponível que melhore a evolução da doença
      Que esse tratamento não seja pior que a própria doença

      Isto quer dizer que não adianta o teste ser bom, pouco desconfortável e barato mas não ter um tratamento disponível para mudar a história natural da doença. Também não adianta ter tratamentos que possam ser instituídos na fase pré-clínica da doença (fase da doença em que ainda não se pode fazer o diagnóstico pelos sinais e sintomas que a doença provoca), se não existem testes que diagnostiquem esse câncer nesta fase pré-clínica.

      Além dessas características descritas anteriormente (ter a capacidade de diagnosticar um câncer precocemente e esse câncer ter tratamentos disponíveis para se alterar a sua história natural), a detecção precoce deve ser realizada só naqueles cânceres que, se diagnosticados precocemente e instituído tratamento efetivo precocemente, podem modificar o custo afetivo, pessoal e financeiro relacionado ao diagnóstico e ao tratamento e/ou diminuir a mortalidade relacionada com esse tipo de câncer. Ou seja, não adianta fazer diagnóstico precoce e tratar o câncer na sua fase pré-clínica , se isto não vai alterar a mortalidade e/ou o sofrimento da pessoa. Porque nesse caso, o que está sendo feito é simplesmente tornar uma pessoa saudável e assintomática em uma pessoa doente com todos os custos pessoais e financeiros relacionados ao diagnóstico e ao tratamento de uma doença como essa.

      Qualquer dúvida, escreva novamente quando souber de alguma novidade de seu caso ok?
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  69. priscila sousa
    nov 03, 2011 @ 22:03:19

    Ola, fiz a USG das mamas e foi encontrado cisto lobulado com finos septos de permeio, maior eixo paralelo a pele medindo 1,6 x 0,9 cm. sera que tenho cancer aguardo algum retorno

    Resposta

  70. Sylvia Facciolla
    nov 02, 2011 @ 22:47:41

    Tania, boa noite.

    Estou entrando em contato, para dizer que fui ao mastologista, e ele me sossegou muito. Disse que, à princípio, os nódulos não parecem ser malignos, e que a dor aparenta ser hormonal. Ufa. Me encaminhou para o ultrassom, que eu fiz, e vou buscar o resultado amanhã. Quando estava fazendo o ultrassom, conversei com o médico, que me sossegou mais ainda. Não viu malignidade, e disse que a dor é resultado da dilatação de alguns “dutos” (?) na mama. Na 2a feira irei novamente ao mastologista. Ah, o médico do ultrassom me disse que os nódulos são parenquimas (?). Obrigada pela atenção, e continuo a te posicionar.

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 03, 2011 @ 22:06:59

      Boa noite Sylvia…..fiquei muito feliz com suas notícias. Viu como não se pode apavorar antes do tempo? Depois que for ao Mastologista me escreva novamente ok? Parabéns!!!! Você agora pode dormir tranquila.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  71. jéssica
    nov 02, 2011 @ 12:16:17

    Ola
    me desculpe por nao ser clara no ultimo post é porque estou muito nervosa

    a minha mae sabe da ultra e do medico mas ela e meu pai se esqueceram e nao dao importancia ao fato por isso eu nunca mais fui no medico-fui ha mais d um ano e nao voltei-e dpois disso ele cresceu mais

    me parece que este nodulo esta destruindo meu seio o bico esta o dobro do tamanho e a mama esta mto maior do que a outra tenho vergonha e o local era vermelho e quente agora esta amarelado e um calombo ja nao doi como antes

    o que pode ser?
    oq o senhor axa melhor eu fazer?
    eu posso tira lo?
    tem o risco d ser cancer com 17 Anos?

    me ajuda por favor assim eu procuro um medico urgente msm sem saber como tenho medo do sus

    desculpa por mandar outra mensagem mas por favor me responda como da outra vez

    muito obrigada pela atençao

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 02, 2011 @ 21:47:17

      Boa noite Jéssica, se sua mãe já sabe de tudo, peça que lhe lee ao médico com URGÊNCIA! Mostre a sua mama para ela ver. Isso é muito sério! O que você me relatou não é normal…..você precisa ir ao MASTOLOGISTA com a máxima urgência. Não deixe o tempo passar……o risco de ser câncer existe sim. Mas só poderemos afirmar depois de ser realizado uma série de exames. Vá procurar o especiaista e depois me escreva ok? Mantenha a calma nesse momento, o nervosismo só atrapalha.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  72. jéssica
    nov 01, 2011 @ 20:34:19

    ola
    tenho 17 anos e ha dois anos descobri que tenho nodulo no seio esquerdo (por mim msma porq dsd sempre faço isso) mas eu nao tenho convenio e por isso fui no medico uma vez e fiz uma ultra som e vi que era bi rads 2 e 5cm d tamanho mas dsd la cresceu muito e tomo anticoncepcional pq o medico disse que ia melhorar (tantin) e faz um mes que ele diminuiu e parou d doer
    ele é proximo do bico e abaixo as veias dilatam e o local é vermelho e amarelo e o bico ta muito grand e o seio tambem
    me ajude por favor nao tenho dinheiro e se o senhor falar que é perigoso eu falo para meus pais
    obrigada

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 01, 2011 @ 21:13:18

      Boa noite Jéssica, vamos por partes……você é muito nova, há muito tempo você descobriu por tocar seu seio esquerdo e descobriu que tinha um nódulo. Até aí entendi…..só não entendi se você comentou com sua mãe que havia feito um ultra-som. Olha só, a sigla BIRADS-2, indica sim um sinal de que algo não está correto com sua mama. O nódulo é de um tamanho grande(5 cm). O uso do anticoncepcional já não é bom também.A localização do nódulo também é num local preocupante. Por favor converse com sua mãe, vá URGENTE à um Mastologista para sanar todas as suas dúvidas logo. Você não pode continuar com isso ok? Me escreva para dizer o que ficou decidido.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  73. Sylvia Mascarini Facciolla
    out 27, 2011 @ 12:14:27

    Bom dia. Tenho 57 anos, e em 2005 tive um birads 4B, que, após biópsia, foi constatado somente fibroadenoma.(mama esquerda) Continuei, a pedido médico, a fazer mamografia a cada 4 ou 5 meses, sempre as posteriores dando birads 3. Mudei há um ano para Foz do Iguaçu, e aqui, relaxei.. até que no dia 23 de setembro, minha mama direita incomodou, e ela começou a “marcar presença” o dia inteiro – não é dor, é incomodo (me lembro dela o dia inteiro e na hora de deitar, se deito do lado direito). Aqui estou indo pelo SUS. O médico pediu mamografia, que deu birads 1 (achei estranho, pois há mais de cinco anos que vem dando 3). Hoje, voltei ao posto de saúde, e pedi para fazerem um exame de toque, que até hoje ninguém havia feito… a enfermeira disse que tem vários nodulos pequenos, na mama direita e um do tamanho de um feijão – é esse que eu tenho sentido desde o dia 23 de setembro, no auto exame) Na hora em que ela tocou nele, doeu bastante (não dor insuportável) e ela me encaminhou para o mastologista. Estou em pânico desde setembro. Hoje, por exemplo, estou sem dormir desde ontem as 8 h da manhã. E, estou tão ansiosa, que estou ligada no 220 (hehehe), e não vou conseguir dormir… já procurei na internet o que pode ser… mas, para o leigo, fica complicado de entender tantos termos médicos. Suas respostas são bem fáceis de entender, e, espero que vc possa me dar uma luz, pois aqui temos somente um mastologista que atende pelo SUS e, se eu não conseguir senha amanhã, somente depois do dia 8 que ele voltará a atender. E, essa ansiedade vai me matar… obrigada pela atenção por enquanto.

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 27, 2011 @ 20:59:12

      Boa noite Sylvia, após ler seu relato, achei estranho assim como você essa mudança para BIRADS-1. Mas como tudo é possivel, seu organismo pode ter reagido ao nódulo. Mas não fique apavorada nem ansiosa, isso só faz piorar suas defesas. Sei que é difícil para você ficar calma, mas tente ok? Infelizmente precisamos aguardar a consulta com o Mastologista. Seria interessante você fazer uma mamografia. Não sei se conseguirei tranquilizar você, mas Fibroadenomas não são malignos. Você tem as mamas densas? Quem examinou você foi uma enfermeira? Tente se consultar amanhã, caso não consiga, não se apavore….amos dar um passo de cada vez. Gostaria que você me escrevesse novamente para podermos manter contato. Gostaria muito de acompanhar você nesse seu trajeto ate termos certeza do que realmente está acontecendo. Já passei peo câncer de mama há 9 anos. Sou mastectomizada, com esvaziamento axilar de linfonodos, mas estou bem Graças a Deus! Vamos viver um dia por vez. Fique alerta se seu nódulo aumentar. Evite machucar a mama direita, não deite sobre ela. Mas sempre que puder, toque de leve para ver se houve alteração. Aguardo resposta sua.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  74. Alexandra Reis
    out 25, 2011 @ 16:21:42

    olá sou Alexandra tenho 31 anos Gostaria de saber sobre o resultado do meu exame que deu seguinte resultado: conclusão:( Mamas densas, A.F.B.M, Microcistos bilaterais). eu perdi minha mãe este ano com câncer de mama, cerar que tenho a possibilidade de ter câncer também.

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 25, 2011 @ 21:21:55

      Boa noite Alexandra…….mamas densas aparecem demais em exames. Como você tem o histórico de sua mãe, convém maior cuidado de sua parte. Converse com seu médico com calma para saber a melhor solução.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  75. malu
    out 24, 2011 @ 15:10:16

    Oi,tenho uma infecçao mamaria,mas é daquelas que vem e vao,ja me consultei varias vezes e a medica so me receita antibioticos e anti-inflamatorios mas nao esta a resultar,quando penso que fiquei boa,sinto dores horriveis como se fossem picadas de um dia pra outro ai fica vermelha e inchada,ja tive que fazer drenagem pra retirar o pus nao aguento mais,sera que isto pode ser cancer?me ajude por favor.

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 24, 2011 @ 20:27:34

      Boa noite, muito estranho seu relato. Você deve procurar um Mastologista o mais breve possível. Você já fez mamografia? Somente após os resultados dos exames é que poderemos avaliar alguma coisa. Escreva novamente ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

    • grupomamacancer
      out 25, 2011 @ 21:24:45

      Boa noite Malu….seu caso é para ser visto com cautela. Não é normal esse tipo de coisa.Procure um mastologista e converse com ele para tirar todas essas dúvidas. Escreva depois para dizer o que ficou resovido ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  76. reneuza
    out 19, 2011 @ 21:43:43

    Por favor me ajudem !! E fiz uma cirurgia plastica de mamoplastia redutora de mama há um ano e meio, e agora minha medica detequitou um nodulo.Eu gostaria de saber se a cirurgia redutora pode causar problemas futuros como nódulos??

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 20, 2011 @ 22:09:50

      Boa noite…….olha só, o fato de você ter reduzido as mamas, ela contiua a ter suas funções. Somente a mamografia poderá mostrar se há nódulo ou não. Sugiro conversar com sua médica para saber se os nódulos são ou não malignos. ela detectou os nódulos através de apalpação ou você fez Ultrassonografia ou outro tipo de exame?
      Escreva para contar ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • reneuza
        out 21, 2011 @ 15:11:04

        Boa Tarde…Obrigada por responder, a médica detectou o nódulo atraves da apalpação, eu fiz a ultrassom estou esperando o resultado. Estou com medo por ter feito uma cirurgia a tão pouco tempo, e quando eu fiz os exames pré operatorio não acusou nada nos meus exames.Agora depois de um ano e meio aparecer um nódulo estou com medo!!!

      • grupomamacancer
        out 21, 2011 @ 21:32:52

        Boa noite……não sofra por antecipação….espere os resultados. Infelizmente é assim que acontece. Fazemos exames num determinado período e está tudo bem. Após algum tempo ao refazermos os mesmos exames, nos deparamos com essas surpresas. Mantenha a calma. Se apavorar só será prejudicial para você. Continue a informar o resultado quando souber ok?

        Atenciosamente Tânia

  77. Fernanda
    out 17, 2011 @ 19:21:55

    Olá, tenho 37 anos, minha tia paterna desenvolveu cancer de mama aos 48, do lado da minha mãe, uma tia-avó teve cancer de mama (+de 60anos) e sua filha também (por volta dos 40), a irmã da minha mãe teve cancer de mama (acho q cmo 56a). e a duas semanas minha mãe (+de 65) foi diagnosticada com cancer. Tambem a duas semana um USG detectou um nodulo BI-Rads 3 em mim, a Dra resolveu pedir uma Core Biopsy por precaução, minha duvida é, um Bi-Rads 3 em USG pode ser algo maligno? ha necessidade da Core Biopsy, não poderia ser feito um acompanhamento semestral ou qualquer outro medico pediria uma biopsia por conta do meu historico familiar?
    Pergunto apenas por curiosidade sobre a necessidade, pois já fiz o exame e aguardo o resultado.
    Att

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 17, 2011 @ 20:18:20

      Boa noite Fernanda, olha só……a Core Biopsy é necessária sim porque BI-RADS 3 já indica um grau de malignidade. Mas aguarde o resultado e fale com seu médico para que ele lhe oriente devidamente.
      Escreva para dizer sobre o resultado ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  78. vanessa
    out 11, 2011 @ 09:32:02

    oi,esqueci de dizer que o nodulo é ecogenico,produtor de sombra acustica posterior,calcifiado medindo 0,2×0,2cm.obrigado

    Resposta

    • vanessa
      out 25, 2011 @ 19:31:31

      ola!nao tive resposta da minha duvida,tenho glandulas nas duas axilas,estou a espera da cirurgia faz mais de um ano,mas a um mes atras na visita ao gineco,fiz um ultrasom de mamas,e apareceu um nodulo calcificado,com sombra acústica na mama esquerda,e agora?o gineco disse que nao é nada,devo me preocupar?é preciso cirurgia na mama?obrigado!abraço

      Resposta

      • grupomamacancer
        out 25, 2011 @ 21:19:37

        Boa noite Vanessa…..olha só, quem decie se há necessidade de cirurgia é seu médico. Alguns nódulos eles optam por não operar. Mas cada caso é um caso. Converse com seu médico e procure a melhor solução.

        Atenciosamente Tânia

  79. vanessa
    out 11, 2011 @ 09:29:17

    ola!meu nome é vanessa,tenho 30anos.e gostaria de saber se devo me preocupar com o resultado de meus exames,faz mais de ano que tenho nodulos anecoides,cisticos medindo 1,2×0,3 e 0,6×0,2 meu mastologista nao deu muita importancia,mas na visitaao gineco fiz um ultrasom,e aparece um nodulo medindo 0,2×0,2cm e agora o devo fazer?vou ter que fazer cirurgia?pode ser benigno ou magligno,agradeço pela resposta.abraços

    Resposta

  80. Maria Aparecida G S
    out 10, 2011 @ 21:45:27

    Olá, boa noite! à + ou – três semanas ao me virar na cama acordei c/ uma dor aguda na mama esquerda porém, logo passou a dor. Depois disso sinto a msma dor quando toco a mama em especial quando tiro o sutiã, quando abaixo o meu corpo (cabeça).
    Obs: se continuo apalpando por um tempinho o local da dor..a msma não doi mais, só volta a doer se eu tocar denovo algum tempo depois. gostaria de saber se já ouvi casos assim? e o q pode ser?
    obrigada.

    Resposta

  81. pvillar
    out 07, 2011 @ 16:03:59

    Tenho 23 anos, meço 1,59m, peso 52kg e visto sutiã 48/50.
    Sempre achei o tamanho dos meus seios desproporcional à minha estrutura, mas até então não possuía disponibilidade financeira para me submeter à uma cirurgia de redução de mama.
    Vamos aos fatos… No ano passado descobri a existência de dois nódulos na mama esquerda medindo 2,0×0,8×1,6 e 2,4×1,4×2,2 (exame realizado em 11/10/2010) e fiz uma mamografia para descartar malignidade. Ao realizar novo exame no dia 06/10/2011 para acompanhamento foram diagnosticados mais seis nódulos na mesma mama com as medidas 2,7×1,4×2,5 – 1,6×0,5 – 1,4×0,7 – 1,1×1,0 e três medindo 0,7, então agora tenho 8! Fui ao mastologista que não indicou e nem contra-indicou a cirurgia para retirada dos nódulos, mas reforçou que a retirada associada à redução seria a melhor solução no meu caso. Minha ginecologista também aconselha a realização da cirurgia caso esse seja o meu real desejo.
    Minha dúvida é, nesse caso, a empresa pode implicar com a cirurgia se eu fizer a retirada nos nódulos junto com a redução com a justificativa se ser uma cirurgia estética, uma vez que será realizada em uma clínica “estética” e com um médico cirurgião plástico? Quanto ao prazo de repouso fui informada que 15 dias são suficientes para voltar a trabalhar, o que você acha? Não posso me ausentar muito tempo, mas também não quero ficar com eles em meus seios poem doem quando faz frio, me incomodam muito e não quero ter ficar acompanhando o crescimento para de repente ter que fazer a cirurgia correndo. Já conversei informalmente com minha coordenação, mas estou realmente preocupada, pois tenho pouco tempo de casa e tenho medo de que fique “feio” profissionalmente.

    Muito grata.

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 13, 2011 @ 19:57:44

      Boa noite PVillar,não havia respondido pois sua mensagem anterior aparecia para mim como sendo virus. Por isso não aprovei. Bem, respondendo aos fatos……. quanto aos nódulos você não confirma se é maligno ou não. Se os médicos acham que devem ser retirados, retire-os. Quanto a empresa não posso lhe dizer nada. Só sei que sendo cirurgia estética há uma burocracia. QUanto ao tempo também é dificil informar porque cada caso é um caso e cada pessoa responde diferentemente aos tratamentos cirúrgicos. Acho que você deve solicitar ao seu médico um relatório para ser apresentado a sua firma esclarecendo a necessidade da cirurgia.
      Desejo boa sorte!!! Se precisar, escreva novamente ok?

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  82. Ana Paula
    out 04, 2011 @ 18:12:56

    olá meu nome é Ana Paula fiz no ano passado uma cirurgia de retirada de um nódulo,e agora descobrir que estou com outro nódulo no mesmo seio esquerdo é normal aparecer outro? e porque nascer? e agora descobrir também que estou com cistos na mama direita

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 13, 2011 @ 20:08:18

      Boa noite Ana Paula…..quando você retirou o nódulo você fez biópsia? Se fez, qual o resultado? Você precisa procurar um Mastologista o mais breve possível para obter informações sobre o aparecimento dos novos nódulos. Depois me escreva novamente ok?

      Atenciosamente, TÂNIA

      Resposta

  83. Elis
    set 29, 2011 @ 13:40:28

    Meu nome é Elisângela, estava com um caroço enorme da axila, então fui ao pronto socorro onde me passaram um remédio para tomar por 7 dias. Durante o tratamento saiu bastante secreção amrela do caroço ( acho que é pus ), mas o caroço não sumiu, está menor agora, e a dor passou, mas continua aqui…Estou muito preocupada, o que pode ser?

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 13, 2011 @ 20:10:28

      Boa noite Elis…..infelizmente não posso afirmar o que possa ser. Procure um Mastologista. Que remédio passaram para você? Por favor não exprema o caroço. Me escreva para dizer como você está ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  84. Amanda
    set 14, 2011 @ 17:30:35

    Oláaa meu nome é Amanda tenho 21 anos, certo dia apareceu um caroço no meu seio direito que dava pra se ver a olho nu e se tocando o sentia..fiquei preocupada mais sinto em dizer não dei muita importância, com o passar dos dias o caroço diminuiu mais não desapareceu mais levei alguns meses até procurar o medico..Com a insistência de familiares procurei e a medica me recomendou um ultrasom,que fiz a dois dias atras e o resultado foi estou com um nodulo e 3 cistos na mama direita.Eu Estou mto Preocupada e com um certo medo que seja algo mais grave..Oq pode me dizer sobre isso

    Resposta

    • grupomamacancer
      set 14, 2011 @ 20:12:58

      Boa noite Amanda……infelizmente você não deu importância como você mesmo disse, mas precisamos que o médico veja direitinho esse nódulo e esses cistos. Talvez o mastologista peça uma biópsia, que é o melhor para se ter certeza se é o não maligno. Você énova, mas precisa ficar mais atenta ao que aparece no seu corpo. Não ignore o que você sentir de errado….qualquer dor, caroço ou algo estranho, procure lógico o médico ok?

      Me escreva dizendo o que o médico irá fazer.
      Abraços
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  85. ELIANE SCOLARO
    set 09, 2011 @ 13:21:46

    OLA QUERIDA TANIA A CIRURGIA DA OSANA FOI UM SECESSO GRAÇAS A DEUS HOJE ELA FOI TIRAR OS PONTOS E PEGAR O RESULTADA DA BIOPCIA QUE DEU NA CONCLUSAO TECIDO ADIPOSO MADURO CONSISTENTE COM LIPOMA A DRA DISSE QUE TA TUDO OK; MAS FIQUEI SEM SABER CERTO O QUE SIGNIFICA LIPOMA TANIA SE PUDER ME RESPONDER FICO AGRADECIDA FAZ UM MES QUE COMECAMOS E HOJE JA PODEMOS NOS CONTAR FELIZ POR TUDO TER DADO CERTO GRAÇAS A PESSOAS COMO VC QUE SAO ANJOS QUE ENTRAM EM NOSSAS VIDAS OBRIGADA DE CORAÇAO ELIANE E OSANA BEIJOS E ABRAÇOS

    Resposta

    • grupomamacancer
      set 09, 2011 @ 20:03:12

      Querida Eliane… fiquei muito feliz com as notícias. Você não precisa me agradecer, estou fazendo um trabalho de ajuda para orientar pessoas como você que apresentam dúvidas……vai a seguir o que é LIPOMA….

      Lipoma

      Os lipomas são tumores benignos, geralmente solitários,
      compostos por células adiposas maduras. Ocasionalmente, é difícil distinguir
      o lipoma de outras condições clínicas, transformando-se em um desafio
      diagnóstico. Clinicamente, apresenta-se como massa lobulada, macia e bem
      circunscrita, geralmente indolor. A biopsia revela células adiposas com ou sem
      células epiteliais normais. A mamografia e a ultra-sonografia demonstram
      resultados negativos, a não ser que a lesão seja grande.

      Se o diagnóstico clínico do lipoma for confirmado por
      biopsia, e a mamografia e o ultra-som não demonstrarem características
      suspeitas de malignidade, a paciente é acompanhada e reexaminada após seis
      meses. No entanto, se o diagnóstico for incerto ou a lesão aumentar
      rapidamente, o tumor deve ser removido cirurgicamente.

      Espero tê-la ajudado, mande sempre notícias, não se esqueça dessa amiga aqui ok? Beijos para você e Osana.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  86. grupomamacancer
    set 02, 2011 @ 22:39:04

    Boa noite Eliane…. anecóico significa sem ecos, líquido limpo. Converse com seu médico.

    Atenciosamente Tânia

    Resposta

  87. grupomamacancer
    set 02, 2011 @ 22:37:25

    Boa noite Eliane…. anecóico significa sem ecos, líquido limpo. Converse com seu médico.

    Atenciosamente Tânia

    Resposta

  88. maria
    set 02, 2011 @ 20:46:32

    boa noite, minha mae tem 66 anos, fez uma ultrassom e deu cisto com corpo vegetante, na mama direita, oque significa isso?

    Resposta

  89. Maryrose
    ago 28, 2011 @ 03:10:57

    boa noite! tania . eu fui ja fez mamografia que descobriu caroço micro-cisto .. tava dor to meu corpo . seios, abraços e pernas as vezes de dor, franca e bem mas eu to precupada como faze.. tenho 37 anos.. sou np uma portadoras dificiente auditiva, tenho um filho. . ai eu ja lguei para marca resultado so 15 dias… obrigada . Maryrose

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 28, 2011 @ 16:52:15

      Boa tarde Maryrose……vamos aguardar os resultados finais para podermos verificar o que realmente será apresentado. Me escreva depois para dizer como foi ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • maryrose
        set 10, 2011 @ 05:06:00

        Bomdia! tania ! ja fez punção e agulha que so pra ver biobsia .. so to esperando dia 15 de set. buscar resultado de biobsia vou entrga mastologista … dia 19 de set. te agrandece bjss .

      • grupomamacancer
        out 13, 2011 @ 20:12:29

        Boa noite Maryrose……fico feliz que você tenha feito a biópsia, assim você saberá exatamente do que se trata. Me escreva dizendo o resultado ok?

        Atenciosamente TÂNIA

  90. ELIANE SCOLARO
    ago 17, 2011 @ 11:51:30

    QUERIDA TANIA JA MARCAMOS A CIRURGIA P/ MINHA AMIGA OSANA P/ DIA 31 DESSE MES ELA TA MAIS TRANQUILA SABE QUE NAO E NADA GRAVE MAS MESMO ASSIM TEM QUE RETIRAR O NODULO. FIQUEI MUITO FELIZ E GRATA PELA SUA AJUDA. QUE DEUS SEMPRE TE ILUMINE E TE ACOMPANHE TODOS OS DIAS P/ VC PODE AJUDAR CADA DIA MAIS PESSOAS COMO NOS. DEPOIS DA CIRURGIA TE DIREI COMO FOI. OBRIGADA DE CORAÇAO ELIANE BEIJOS

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 17, 2011 @ 20:10:18

      Olá Eliane……fiquei muito feliz em saber que você está dando toda assistência para sua amiga. Seu gesto é muito louvável. Tenho certeza queela se sairá bem na cirurgia. Escreva sim, pois ficarei muito contente em saber notícias dela. Agradeço seus elogios, mas esta é minha mossão depois que tive câncer. Ajudar, passar minhas experiências, pois quando tive o câncer, nada sabia e precisei também de orientações, sei que é difícil, mas estou tentando fazer o melhor possível para que outras mulheres não sofram por falta de informação. Que Deus proteja as duas…..

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  91. Carine
    ago 16, 2011 @ 19:29:52

    Boa Noite !
    Tenho 2 nódulos na mama esquerda e 7 na direita , já fiz biopsia e deu benigno (Graças a Deus ) mais o médico só fez punção de 1 do esquerdo e 2 do direito ele falou q fez dos mais irregulares , meu seios principalmente o direito doí um ardor isso é normal , o mastologista me indicou q devo fazer cirurgia mais q posso aguardar até o fim do ano para fazer , já procurei outro médico q me falou e o certo era tirar só os nódulos mais visíveis q tiverem necessidade , outro me indicou pra retirar todo tecido da mama e colocar prótese pq disse q mesmo tirando os q já tem continua nascendo mais nódulos , não quero ficar passando por várias cirurgias , qual sua opinião ou alguém q já vez .

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 17, 2011 @ 20:14:39

      Olá Carine…..fiquei perplexa com a quantidade de nódulos que você tem. Graças a Deus são benignos. Olha só, você precisa de uma opinião mais abalizada, você tem várias opiniões escrita aqui. Se eu fosse você procuraria outro médico para contar sobre essas idéias de retirar, colocar prótese, enfim….saber o que é melhor para você. Procure sanar todas essas dúvidas. Quando tiver uma decisão, volte a escrever ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  92. naty
    ago 14, 2011 @ 23:53:40

    retirei um cisto com um nodulo (eu acho) dentro, na mama e foi para biopsia e me pediram autorização para fazer um exame chamado imunohistoquimico, estou com medo, tenho só 25 anos e um filhinho pra criar.

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 15, 2011 @ 20:13:44

      Olá Naty……você está no caminho certo. O exame é esse mesmo. Não tenha medo, não sofra por antecipação. Aguarde o resultado da biópsia. Depois me escreva novamente dizendo sobre o resultado.ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  93. Sibele
    ago 13, 2011 @ 15:55:52

    ola Sou Sibele
    meus exames deu cistos nas duas mamas , com dilatação de ductos mamários
    imagem mista em mama esquerda = dilatação de ductos mamários. Categoria 3 do BI_RADS US,
    o gineco encaminhou para o mastologista oncologia para acompanhamento me falou que não é nada grave, mas estou preocupada por ter muitas pessoas na familia com esta doença.

    Resposta

  94. sandgalone@gmail.com
    ago 11, 2011 @ 15:24:42

    boa tarde! gostaria de estar tirando uma dúvida, estou menstruada a quase uns 2 meses direto com pouquissimos intevalos e nos intervalos é um sangue escuro,e minha mamas estão muito inchadas e dororidas, a um tempo atras eu fiz uma ultra som estou com um caroço no ceio esquerdo ñ identificado o médico mandou eu ficar vigiando, e vários cistos nas mamas. estou preocupada pq quando penso q minha menstruação foi embora ela retorna, o desconforto é imenso. Obrigada

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 11, 2011 @ 21:09:28

      Boa noite. Você precisa ir ao ginecologista para conversar com ele sobre esse problema que não é normal. Você precisa fazer nova ultra e também uma mamografia para ser avaliado com cuidado. Não deixe de procurar seu médico…..é importante você estar atenta.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  95. Ana
    ago 10, 2011 @ 15:18:48

    Olá!
    Oito meses atrás coloquei próteses de silicone submuscular. Os exames pré-operatórios indicaram apenas cistos na mama esquerda. Agora sinto dor na mama direita. Após ir a um médico mastologista, onde este me pediu que fizesse um utra-som, apareceram três nódulos BI-RADS 3. Qual o melhor tratamento? Punção ou Cirurgia? Obrigada.

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 11, 2011 @ 21:06:11

      Olá Ana…..olha só, a classificação do nódulos são um pouco preocupantes. Você precisa conversar com seu médico com muita calma a respeito disso ok? Quanto a sua pergunta do melhor tratamento, elas são distitntas. A Punção é para colher material para biópsia. A cirurgia é para a retirada do nódulo. Seu medico saberá o melhor para você.
      Qualquer coisa escreva novamente ok?

      Abraços Tânia

      Resposta

    • grupomamacancer
      ago 11, 2011 @ 21:12:29

      Olá Ana…..o resultado de nódulos BI-RADS 3 é uma classificação desses nódulos. Procure conversar com seu médico para que ele lhe explique em detalhes o que isso significa. Quanto a sua pergunta sobre tratamento, são coisas distitntas….a punção é a retirada de pedaços do nódulo para biópsia, a cirurgia é a retirada do nódulo em si.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  96. iara
    ago 05, 2011 @ 01:54:42

    Olá,
    meu nome é iara, e eu estou realmente muito preoculpada, há vários dias que sinto a mama doer, uma dor penetrante e constante, quando apalpo a mama sinto uma elevação como um caroço do tamanho de umbu,ele é flutuante e bastate dolorido, sinto toda a mama sensivel e uma sensação de inchaço. minha menstruação já foi a uns 5 dias. não tenho caso de câncer na familia, tenho 43 anos, amamentei meus 4 filhos. vou fazer a ultra som amanhã e quando estiver menos dolorida vou fazer a mamografia.

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 05, 2011 @ 20:02:51

      Olá Iara…..li com atenção seu comentário. Vamos aguardar o resultado da ultra e depois da mamografia. Somente após esses exames poderemos saber exatamente o que está acontecendo com você. Não sofra por antecipação…..aguarde para ter certeza.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  97. Maria Sampaio Senna
    ago 01, 2011 @ 11:10:46

    Olá, Faço todo ano mamografia, no último ultrassom apareceu uns cistos nas duas mamas, só que no momento estou querendo fazer uma redução de mama, será que posso fazer mesmo com cistos?
    Aguardo um retorno.

    Resposta

    • grupomamacancer
      ago 01, 2011 @ 20:08:25

      Olá Maria Sampaio….somente o mastologista poderá afirmar a você se poderá fazer a redução da mama. Parabéns por fazer sua mamografia anualmente. Assim seus riscos serão bem menores. Precisa primeiro saber se esses cistos não são malignos.

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  98. ELIANE SCOLARO
    jul 27, 2011 @ 15:40:31

    QUERIDA TANIA OBRIGADA PELA SUAS INFORMAÇOES JA MARQUEI UM MASTOLOGISTA P/ MINHA AMIGA SO QUE NAO CONSEGUI ENTRAR NO SITE COMO FAÇO?
    OBRIGADA DE CORAÇAO ELIANE SCOLARO

    Resposta

  99. ELIANE SCOLARO
    jul 26, 2011 @ 19:50:08

    ola sou ELIANE estou preocupada com minha amiga OSANA ela sentiu fortes dores no seio direito ai ela fez a mamo mas nao deu p/ ver nada ai fez ecografia ai apareceu 2 nodulos que diz ser benignos a DRA deu medicamentos durante 3 meses p/ desmanchar esses cistos so que nao sumiram e continuam crecsendo e doendo muito pode ser do trabalho que ela usa muito o braço direito e muito repititivo e pesado? a classificaçao radiologica deu BIRARD2

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 26, 2011 @ 20:30:16

      Olá Eliane…..é para se preocupar sim. Sua amiga deve procurar outro médico nesse caso. Vá no nosso site e na busca digite o BIRARD-2. Lá você vai encontrar as explicações para essa classificação.

      Qualquer dúvida escreva novamente.

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  100. beatriz silva
    jul 24, 2011 @ 21:21:19

    ESTOU COM UM CISTO NA MAMA ESQUERDA DEVO PROCURAR UM MASTOLOGISTA OU CONTINUAR O TRATAMENTO COM MINHA GINECOLOGISTA, OBRIGADA!!!! BEATRIZ

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 25, 2011 @ 16:57:04

      Boa tarde Beatriz….. olha só, se eu fosse você procuraria um Mastologista, tendo em vista já ter a informação de um cisto na mama esquerda. Você fez mamografia solicitada por sua ginecologista? Senão fez deveria fazer, para ter certeza das informações.

      Escreva novamente quando precisar ok?
      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  101. delfina
    jul 24, 2011 @ 07:20:32

    oi… uso o DIU e me apercebi que tenho tipo liquido numa mama sera normal?….. posso estra gravia? obrigado pela atençao agradeço vossa resposta. beijos

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 24, 2011 @ 10:47:07

      Bom dia Delfina….acho que você usando DIU fica difícil engravidar, mas já vi tanta coisa nessa vida e não vou afirmar ser impossível. Somente exames poderão confirmar se você está grávida. Quanto ao líquido sainda de seu mamilo, sugiro que procure seu ginecologista e um mastologista para sanar quanquer dúvida quanto ao líquido. Exames de mamografias deverão ser feitos. Converse com seu médico.

      Qualquer dúvida volte a escrever.

      Abraços TÂNIA

      Resposta

  102. JUSSARA
    jul 22, 2011 @ 10:48:41

    MEUS SEIOS SEMPRE TA APARECENDO CISTO LIQUIDO MAS NAO DOI FACO ACOMPANHAMENTO A CADA 120 DIAS E ELES SEMPRE ESTAO CRECENDO E TENHO QUE FASER PUNSSAO, QUERO SABER SE PODE DAR CANCER? MINHA MEDICA DIZ QUE NAO MAS FICO COM MEDO.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 22, 2011 @ 20:17:23

      Boa noite Jussara, infelizmnete não posso afirmar para você se seus cistos líquidos podem virar câncer. Mas acho que sua médica deve estar fazendo um acompanhamento rigoroso com mamografias para ter certeza que ~você não terá nenhuma surpresa no futuro.Converse com ela e esclareça todas as suas dúvidas.

      Qualquer coisa, escreva novamente ok?
      Abraços TÂNIA

      Resposta

  103. walldilene de maceio
    jul 20, 2011 @ 00:38:34

    encontrei um caroço na mama direta e esta saindo um liquido tambem doi fui ao medico que passou a mamografia nao saiu resultado mais estou muito preoculpada;pode ser cançer?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 20, 2011 @ 21:08:27

      Boa noite Walldilene…..você terá que ter paciência e esperar o resultado da mamografia. Infelizmente não posso afirmar se é câncer. Não é uma situação normal, mas tem que esperar para termos certeza. Não sofra por antecipação tá? Quando resceber o resultado escreva para mim ok?

      Abraços TÂNIA

      Resposta

  104. Juliana
    jul 14, 2011 @ 21:06:33

    Oi minha mãe esta com um nódulo no seio direito. porem esse nódulo é acompanhado de cistos. Ela já realizou mamografia, ultrassonografia e uma biópsia. Mas o resultado da biópsia não saiu ainda.
    Na mamografia a conclusão foi a seguinte:
    – Nódulo sólido na mama direita BI-RADS 4c
    – Cistos esparsos em ambas as mamas.
    Ela teve 3 filhas e amamentou a todas, porem a útima filha foi a 15 anos. Minha mãe tem 45 anos de idade.
    Gostaria de saber se essa é a doença fibrocística nas mamas ou então se a possibilidade de ser esta doença é grande.
    Muito obrigada!

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 14, 2011 @ 21:43:21

      Boa noite Juliana, gostaria de falar em primeiro lugar que a classificação BI-RADS 4C consta uma explicação no nosso site…www.wordpress.com. Por favor, digite na procure e leia sobre o assunto.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas, qualquer coisa pode escrever novamente. Mas não se apavore, aguarde o resultado da biópsia. Converse sempre com seu médico ok?

      Atenciosamente, TÂNIA

      Resposta

      • Juliana
        jul 15, 2011 @ 00:21:09

        Tânia, obrigada pela resposta.
        Estou muito preocupada com minha mãe, e creio que sua situação seja perigosa pelo que encontrei no site.
        No caso dela pode ocorrer doença fibrocística nas mamas?
        Por favor você poderia responder no meu e-mail?
        muito obrigada pela sua ajuda!

  105. marli
    jul 09, 2011 @ 14:43:29

    fibroadenoma cisto envolta da aurela e bir-2

    Resposta

  106. Iara Mendes
    jul 07, 2011 @ 15:45:53

    Olá meu nome é Iara, fiz uma ultra-sonografia da mama e deu formaçao nodular anecóica de cisto. conclusão, cisto em mama direita.
    Tenho apenas 22 anos e gostaria de saber se é normal nessa idade já apresentar cistos? eu devo me preocupar muito? e corro risco de ter futuramente câncer de mama?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 07, 2011 @ 22:33:23

      Olá Iara…..não existe idade para se ter nódulos. Você precisa acompanhamento médico para saber exatamente que tipo de cisto é. Não posso lhe afirmar se você futuramente terá câncer, sugiro que você procure um mastologista o mais breve possível. Você é nova, precisa acompanhar direito.
      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  107. José Humberto
    jul 06, 2011 @ 12:35:10

    O que são linfonodos Birads – 2 ?
    Minha esposa fez ultra – son e mamografia e teve esse resultado, é caso de se preocupar, algo grave, a médica não receitou nada, o que ela deve fazer, procurar outro médico ?

    Resposta

    • grupomamacancer
      jul 07, 2011 @ 22:35:28

      Olá José Humberto…..em nosso site, temos um tópico sobre o assunto. Sugiro que você dê uma lida a respeito para saber exatamente sobre suas dúvidas. Seria interessante outra opinião sim caso você permaneça com dúvida.

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  108. Fla´via Rocha
    jul 06, 2011 @ 11:56:29

    Olá, meu nome é Flávia, tenho 38 anos e fiz retirada do útero há 2 anos por conta de um enorme mioma.
    Descobri a alguns meses que tenho 4 cistos liquidos no seio esquerdo, as vezes sinto queimação e um pouco de dor, isso seria norma, detalhe minha ginecologista não receitou nenhum medicamento disse não ser necessario, ainda estou muito preocupada.

    Resposta

  109. Alessandra
    jun 22, 2011 @ 19:42:23

    Oi! meu nome é Alessandra há 5 anos fiz uma cirurgia de ca de ti´roide,e a 2 semanas descobri um nodulo na aoreola,fiz um utrassom e deu “imagem nodular icoêcogenica de contornos regulares e circunscrita,com maior eixo paralelo à pele e sem vascularização ao dopller medido 1,4 x 0,8 cm.O médico pedio uma mamografia,gostaria de alguma informação!
    Obrigada

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 23, 2011 @ 22:55:26

      Olá Alessandra, infelizmente só podemos ter certeza de algo após a mamografia. Fica dificil saber apenas com essas informações. Aguarde os resultados e volte a escrever ok?

      Abraços Tânia

      Resposta

      • Alessandra
        jun 27, 2011 @ 22:56:58

        OI!
        É a Alessandra ,fiz a mamografia e “nodulo bem delimitado de1,5×1,1 cm,sem calcificações assocoadas ,localozadas na mama D pouco medial a papila.
        Nódulo de caracteristica radiologiacas favoraveis que correspondem ao nódulo visto á utrassonografia”
        com esse resultado fiquei na mesma eles não acrescentaram nada!!eu acho!!
        a única coisa que notei é que é maior que no US.
        obrigada!aguardo resposta!!!

      • Alessandra
        jun 27, 2011 @ 23:00:38

        oi!!esqueci de acrescentar que deu classificação BI-RADS 4

    • Alessandra
      ago 27, 2011 @ 15:47:25

      oi Tania!!
      no ultimo e-mail não me expressei direito,o adenoma tubular que tenho é na mama direita
      obrigada pela atenção!!

      Resposta

      • grupomamacancer
        ago 27, 2011 @ 22:13:51

        Olá Alessandra…tudo bem….aí vai a explicação.
        Adenomas

        O adenoma é uma neoplasia epitelial pura da mama. Divide-se em: tubular, de lactação, apócrino, ductal e pleomórfico. Excetuando-se os tipos tubular e de lactação, os adenomas são lesões incomuns. Os adenomas tubulares e de lactação ocorrem durante a vida reprodutiva da mulher. O adenoma de lactação é a massa mamária mais prevalente durante a gestação e o puerpério, apresentando-se como massa solitária ou múltipla, discreta, palpável, móvel, tendendo a ser pequena (< 3cm). A lesão é bem circunscrita e lobulada, sendo caracterizada por lóbulos hiperplásicos. Embora esse tumor sofra involução espontânea, a remoção cirúrgica pode ser necessária, devido ao efeito de massa que pode produzir e, nos casos em que a lactação não é questão importante, pode ser empregada terapia medicamentosa para eliminar o tumor. Essa lesão tende a não recorrer localmente, e não possui potencial de malignização.

        O adenoma tubular apresenta-se como massa firme e bem circunscrita. Radiograficamente, assemelha-se ao FA não-calcificado. Histologicamente, são estruturas tubulares ou acinares, bem regulares em tamanho e formato. Foram descritas microcalcificações no interior de ácinos dilatados.

        Espero que agora fique esclarecida sua dúvida.
        Atenciosamente Tânia

  110. jaqueline
    jun 06, 2011 @ 12:08:52

    oi tânia boa tarde fui ao medico hoje mais ele disse que era só um cisto que era pra mim tomar os remedios novamente mais acho que ele esta totalmente errado pois se eu tomei e não diminuio nem sumiu acho que e perca de tempo pois não vai fazer efeito mais que eu posso fazer

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 07, 2011 @ 20:53:46

      Boa noite Jaqueline, vou lhe dar minha opinião: procure outra opinião médica. Você definiu muito bem, não diminuiu, não sumiu, então não deve ser o caminho certo.

      Abraços TÂNIA

      Resposta

  111. nelmar
    jun 05, 2011 @ 19:32:28

    Boa noite
    Estou sentindo dor e queimação na mama direita e sentindo o corpo febril,dores q as vezes doi a região do torax e as costas fui a genecologista fiz exame de toque e ñ localizou nódulos a médica pediu exames e disse q estou com displasia mamaria e passou remedios.
    Preciso de orientações estou muito preocupada. Ficarei grata pela resposta.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 07, 2011 @ 20:57:38

      Boa noite Nelma…..nada de preocupação no momento. Você primeiro precisa fazer os exames complementares para sabermos ao certo e tirarmos todas as dúvidas. Quando descobri meu nódulo, também não havia aparecido na apalpação, somente após mamografia é que obtive a certeza. Mas pode não ser seu caso. Não se apavore…….faça tudo com calma, para não deixar passar nada desapercebido.

      Abraços TÂNIA

      Resposta

  112. jaqueline
    jun 02, 2011 @ 13:18:37

    obgd por vc ter respondido mais eu queria mesmo saber se risco de ser uma doença mais grave pois so tenho 25 anos

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 02, 2011 @ 20:50:31

      Boa noite Jaqueline, gostaria muito de poder lhe dar uma positiva, mas precisamos ter Fé, você não deve abandonar seu médico. Veja os resultados, leia bastante sobre o assunto para que você possa discutir com seu médico. Você é muito nova, tem uma vida pela frente. Lembre-se que tudo em estágio inicial as chances são bem maiores de correr bem. Tenho certeza que tudo dará certo. Vamos confiar em Deus! Mas sendo o que for, encare sem medo, que você vence! Qualquer coisa me escreva. Abraços.

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  113. Maria
    jun 01, 2011 @ 01:36:44

    No dia 5 de Maio , fiz os exames de mamografia e ultrasonografia, e deste dia em diante, fiquei com muita dor no seio esquerdo, isto é normal
    Agradeço pela orientação

    Resposta

    • grupomamacancer
      jun 01, 2011 @ 20:22:16

      Olá Maria…..a mamografia em si aperta o seio, mas nada que não seja suportável. A ultrasonografia não causa dor. Você já recebeu os resultados dos exames? A dor pode ser do aperto do próprio aparelho. Converse com seu médico a respeito da dor.

      Espero tenha esclarecido suas dúvidas, atenciosamente, Tânia

      Resposta

  114. jaqueline
    mai 31, 2011 @ 14:06:35

    eu estou com um nodulo cistico que medi 0,9×0,6×0,9 dos maiores diametro e ele e heterogenio e na minha familia existem varios casos de cançer estou preucupada pois ja fiz tratamento mais invez de diminuir almentou estou sentindo tambem muita dor mande a resposta por favor

    Resposta

    • grupomamacancer
      mai 31, 2011 @ 20:18:39

      Boa noite Jaqueline, nosso site tem como objetivo orientar, informar e tentar encaminhar para o especialista dependendo de cada situação. No seu caso você deve procurar um Mastologista,levar todos os exames já existentes para que possa ser analisado por ele.

      Desejo boa sorte, atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  115. tamara
    mai 29, 2011 @ 09:07:19

    ola estou muito preocupada tenho 21 anos e percebi que eu estou com uma
    retração no seio esquerdo e tambem esta saindo uma secreção esverdeada
    por favor estou muito apavorada

    Resposta

    • grupomamacancer
      mai 29, 2011 @ 16:54:40

      Boa tarde Tamara……não quero deixá-la preocupada, mas seu relato é preocupante sim. Procure logo um mastologista para fazer os exames necessários. O que você escreveu são características já muito conhecidas por eles. Aconteceu comigo apenas a retração e tive câncer de mama. Mas veja bem, não estou afirmando que você tenha o mesmo problema que eu, somente o médico poderá tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente, Tânia

      OBS: Não sofra por antecipação. Procure o médico.

      Resposta

  116. Lucia
    mai 24, 2011 @ 10:14:33

    Boa tarde

    Apareceu um nódulo no meu seio direito e através da ultra o médico nao pode dar certeza de se tratar de cisto, pois a imagem deu mais para cinza do que para escura.
    Fiz a mamografia que nao deu vestigios para malignidade, indica fibroadenoma, tenho 46 anod. Fiz a puncao ontem e saiu na primeira picadinha uma célular avermelhadas e na segunda picada líquido claro. O médico disse que o nódulo murchou.
    Gostaria de saber se devo me preocupar na expectativa do resultado do histo patológico. Fibroadenomas podem murchar com a puncao? Se for cisto, porque apareceu a imagem mais para acinzentada. Tenho as duas mamas bem densas.
    Obrigada pelo esclarecimento e desejo a todas a saúde que desejo a mim mesma!
    Bjos

    Lúcia

    Resposta

    • grupomamacancer
      mai 29, 2011 @ 16:58:22

      Boa tarde Lucia….os fibroadenomas existem, aguarde o resultado do exame do histo patologico para tirar qualquer dúvida. Conheço mulheres que tiveram e secaram com um tratamento com remédios específicos. Continue com seu medico pois ele irá orientá-la da melhor maneira. Mande noticias depois ok?
      Desejo muita sorte e obrigada por nos desejar saúde também.

      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

  117. bruna
    mai 14, 2011 @ 00:50:54

    Olá tenho nodulo no meu seio esquerdo eu andei lendo no site q nodulos benignos (fibroadenoma) dá em menores de 20 anos e geralmente dá com 13 14 anos de idade esse nodulo no meu seio tem quantos por cento de ser benigno?me ajudeeeee

    Resposta

    • grupomamacancer
      mai 14, 2011 @ 18:15:47

      Bruna, infelizmente não posso afirmar se é benigno ou não. Você precisa consultar um Mastologista que é o especialista nessa área. Torço para que seja benigno,mas só através de exames é que você poderá ter certeza.

      Atenciosamente, Tânia

      Resposta

  118. bruna
    mai 07, 2011 @ 21:10:12

    Olá,tenho 13 anos e senti um nodulo no meu seio esquerdon contei p minha mae tenho medo, e n tdem ngm com cancer de mama na famila .O nodulo é benigo?ObrigaDA

    Resposta

    • grupomamacancer
      mai 09, 2011 @ 21:08:51

      Olá Bruninha….olha só, você precisa pedir a sua mãe a levá-la ao Mastologista urgente. É necessário fazer exames de mamografia e ultrassonografia para saber se é ou não benigno. Infelizmente não podemos afirmar nada. Procure o médico ok? Mande notícias. Você é muito novinha….precisa verificar isso logo.
      Beijocas

      Resposta

  119. margarida camilo
    abr 04, 2011 @ 12:28:52

    tenho 48 anos, e há quase um ano ,estou tendo irregularidades na menstruação, atrasos de até dois meses, ultimamente muitas dores nas mamas. Faço mamografias e ultrasongrafia regularmente pois minhas mamas são glânulosas. Devo me preocupar com esses sintomas já que estou na pré menopausa?

    Resposta

  120. grupomamacancer
    mar 17, 2011 @ 21:21:19

    Olá Fatima…procure levar seu namorado a um mastologista. Somente ele poderá lhe dizer o que está acontecendo.

    Abraços TÂNIA

    Resposta

  121. grupomamacancer
    mar 17, 2011 @ 21:20:21

    Olá….normalmente cada médico tem os seus procedimentos. Não acho que seja necessário internação. Quando fiz punção, fiz no próprio consultório e depois fui para casa normalmente, nada de especial. Acredito que seja seu caso também.

    Abraços TÂNIA

    Resposta

  122. grupomamacancer
    mar 13, 2011 @ 15:29:55

    Olá Ana, você deveria procurar também um Mastolgista. Ele é mais indicado para esse tipo de assunto. Quando se trata de mama, devemos ter muito cuidado, pois o que é benigno e fácil de tratar pode virar uma coisa mais séria. Vá ao médico para ficar tranquila.

    Abraços Tânia

    Resposta

  123. grupomamacancer
    mar 13, 2011 @ 15:26:25

    Olá Jair Denilse…..olha só, eu fiz biópsia direto sem drenagem. Fiz no consultório e assim que terminou voltei para casa. No meu caso como foi positivo para câncer, tive que operar. Mas não fiquei de repouso não. No seu caso não sei dizer qual será o procedimento do seu médico, pois cada caso é umcaso.
    Abraços Tânia

    Resposta

  124. grupomamacancer
    mar 13, 2011 @ 15:23:55

    Olá Fátima, você deveria levar seu namorado ao Mastologista para sanar essas dúvidas.

    Abraços Tânia

    Resposta

  125. ruth
    mar 13, 2011 @ 14:15:53

    eu estou muito preocupada,meu seio direito esta saindo uma aguinha,quando aperto meu seio,fui a ginecologista ,ela pediu exame de sangue, meus ormonios estão normais,tenho lupús ,o que sera essa aguinha?um outro medico disse que é o uso de antidepresivo.

    Resposta

    • grupomamacancer
      mar 13, 2011 @ 15:22:50

      Ruth….obrigada por visitar nosso site. Na minha opinião você deveria procurar um Mastologista para tirar todas as suas dúvidas. Esse fato de sair água do mamilo, pode ser várias coisas. Procure um médico para que você fique tranquila.
      Escreva depois para contar como foi ok?
      Abraços Tania.

      Resposta

  126. Trackback: Os números de 2010 « GRUPO DA MAMA – CÂNCER
  127. michele girelli
    jan 01, 2011 @ 21:36:57

    Ola meu seio esta inchando,meu mamilo fica gigante e sai uma aguinha transparente. O que devo faser

    Resposta

  128. grupomamacancer
    nov 27, 2010 @ 18:22:56

    Boa tarde Ana. Existem alguns cistos de água sim, benignos. Conheço práticas de fazer punção para a retirada da água. Mas existem tratamentos mais modernos que com remédios são capazes de diminuir e fazer até sumir esses cistos. Você deve procurar um mastologista para fazer uma mamografia e uma avaliação mais detalhada. Você deve fazer isso o mais rápido possível para evitar problemas desagradáveis. Nosso blog tem como objetivo, prestar esclarecimentos dentro do possível para uma mulher que nos visite, mas como cada caso é um caso, de forma alguma suprimos a necessidade de um médico especialista. Procure um já para sanar todas as dúvidas ainda existentes.
    Mas pode nos contactar sempre que desejar. É para isso que existe o Blog.

    Obrigada pela visita, abraços
    Tânia Barbosa

    Resposta

  129. amelia noronha
    nov 11, 2010 @ 11:07:42

    Gostaria de saber sobre o resultado do meu exame que deu seguinte resultado imagem cistica subareolar medindo 0,4 cm de diametro não consegui consulta e estou muito preocupada fiz mamografia seguida a cada 06 meses não havia nada.

    Resposta

    • grupomamacancer
      nov 11, 2010 @ 21:24:51

      Olá Amelia Noronha….boa noite. Nem todo cisto é maligno, mas cabe opinião médica o mais breve possível. Faça ultrassonografia da mama….tente ir a outro médico levando esse exame que você tem. Mas não se desespere. Procure outro especialista ok? Mande notícias.

      Abraços

      Resposta

    • grupomamacancer
      mar 13, 2011 @ 15:31:34

      Olá Amelia, você já foi a um Mastologista? Converse com um para sanar suas dúvidas. Leve seu exame e mostre-lhe. Ele vai orientá-la melhor.

      Abraços Tânia

      Resposta

  130. luis
    mai 18, 2010 @ 15:24:57

    Boas tardes… Tenho de dizer que este assunto me interessa muito devido a minha mãe andar bastante transtornada por ela estar a ter alguns sintomas na mama que desconhece… e este mesmos sintomas lhe provocarem bastante inquietação…!A minha mãe tem 62 anos e tem os seguintes sintomas; Apresenta uma secreção de um liquido sanguinolenta através do mamilo, o que a esta a deixar bastante preocupada pois existem alguns antecedentes de doença cancerosas na familia…Não apresentando nenhum outro sintoma! Ela realizou uma mamografia ha cerca de 2 meses e nada de errado! no entanto devido a este sintoma ja marcou mais exames para saber se é algo de complicado ou não!No entanto enquanto não faz os exames gostaria eu de saber mais a cerca destes sintomas para poder tranquilizar a minha mãe e tentar explicar que não será nada de preocupante penso eu pois ja pesquisei um pouco a cerca deste problema…! temos de esparar complicações???aguardo a vossa resposta!obrigado.Cumprimentos.

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 15, 2010 @ 20:58:25

      Luis, desculpe só respondê-lo agora, mas ouve mudanças no endereço do blog e precisei atualizá-lo. Mas vamos lá, no caso de sua mãe acho que você deve ter cuidado sim. Existem alguns tipos de câncer que aparecem com muita coceira e secreções que saem do mamilo. Aconselho a procurar outras opiniões de médicos para esclarecimentos. Mas vou verificar direitinho e volto a lhe escrever.
      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

    • grupomamacancer
      mar 13, 2011 @ 15:34:11

      Luis, infelizmente não posso afirmar se é ou não sério o problema de sua mãe. Eu tive câncer de mama mas nada disso aconteceu comigo. Apenas havia uma retração do mamilo(ele tende a ficar para baixo). Isso é um alerta que algo não está legal. Procure um Mastologista para sanar suas dúvidas.

      Abraços Tânia

      Resposta

  131. LUCIANE
    mar 17, 2009 @ 16:01:18

    Olá me interesei bastante pelo assunto,porque estou com dores fortes na mama direita,mas estou amamentando,sera q é por isso??marquei médico mas vai demorar,estou com medo,por isso queria tirar minhas duvidas…Podem me ajudar??Desde já agradeço pela atenção…Meu email é lucylucynha@hotmail.com..Abraço

    Resposta

    • grupomamacancer
      out 15, 2010 @ 21:02:28

      Olá Luciane, desculpe demorar respondê-la, mas houve problemas no endereço do blog e só agora vi seu comentário. Olha só, como você está amamentando, pode ser por isso, mas tente verificar se não há nenhum nódulo fazendo apalpação. As vezes as mamas ficam com partes doloridas talvez, no seu caso, pela amamentação que forma “caroços” pelo leite empedrado. Verifique isso junto ao médico .
      Atenciosamente TÂNIA

      Resposta

    • grupomamacancer
      mar 13, 2011 @ 15:35:17

      Luciane…no seu caso é muito especial por estar amamentando. Converse com seu ginecologista e procure também um mastologista para saber a opinião dele.

      Abraços Tânia

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: