DISTURBIOS MAMÁRIOS NO HOMEM

 

Distúrbios Mamários no Homem

 

 

 

Os distúrbios mamários raramente ocorrem no homem. Eles incluem a ginecomastia (aumento das mamas) e, menos comumente, o câncer de mama.

Ginecomastia A ginecomastia (aumento das mamas) no homem pode ocorrer durante a puberdade. Este aumento é normal e transitóriwo, durando alguns poucos meses a alguns anos. Alterações similares podem ocorrer na velhice. O aumento das mamas no homem também pode ser causado por certas doenças (sobretudo as doenças hepáticas), determinados tratamentos medicamentosos (p.ex., com hormônios sexuais femininos) e pelo uso de marijuana (maconha). Apenas em alguns casos, esta doença é decorrente de um desequilíbrio hormonal, o qual pode ser causado por raros tumores testiculares ou adrenais que produzem estrogênio. Quando este tipo de tumor é suspeitado, os testículos são examinados através da ultra-sonografia e as adrenais são examinadas através da tomografia computadorizada (TC) ou da ressonância magnética (RM). O aumento pode afetar uma ou ambas as mamas.

A mama aumentada pode ser sensível à palpação. Quando ela o é, a causa provável não é um câncer. A mastalgia (dor nas mamas) no homem, assim como na mulher, não é um sinal de câncer. Geralmente, nenhum tratamento específico é necessário. A ginecomastia geralmente desaparece de forma espontânea ou após a sua causa ser eliminada pelo tratamento da doença ou a interrupção da droga responsável.

Ainda não está claro se o tratamento hormonal é benéfico. A remoção cirúrgica do excesso de tecido mamário é eficaz, mas ela raramente é necessária. Uma nova técnica cirúrgica, na qual o tecido é removido através de um tubo de aspiração inserido através de uma pequena incisão, está se tornando cada vez mais popular. Esta técnica é algumas vezes seguida por uma cirurgia estética.

Câncer de Mama Os homens podem apresentar câncer de mama, mas as chances dele ocorrer são de apenas 1% em comparação às chances das mulheres. Pelo fato de ser incomum, ele raramente é suspeitado como causa dos sintomas, seja pelo homem que apresenta o câncer como pelo médico.

Conseqüentemente, o câncer de mama no homem com freqüência evolui até um estágio avançado antes de ser diagnosticado. O prognóstico é o mesmo que o de uma mulher com um câncer no mesmo estágio. O tratamento é praticamente o mesmo, exceto pelo fato da cirurgia conservadora ser raramente utilizada e a importância do tratamento medicamentoso ou da radioterapia não ter sido demonstrado.

A disseminação para outras partes do corpo é tratada com as mesmas drogas bloqueadoras de hormônios utilizadas para tratar o câncer de mama feminino ou com a orquiectomia (remoção dos testículos) para eliminar os hormônios que mantêm o crescimento do câncer. Alternativamente, uma combinação de drogas quimioterápicas pode ser utilizada.

 

 

 

 

 

Conseqüentemente, o tratamento, em especial quando ele produz efeitos colaterais desagradáveis, é com freqüência postergado até ela apresentar sintomas (dor ou outro desconforto) ou o câncer começar a piorar rapidamente. Uma mulher que apresenta dor ou outros sintomas incapacitantes é geralmente tratada com medicamentos bloqueadores de hormônios ou com quimioterapia para inibir o crescimento das células cancerosas em todo o corpo. No entanto, existem exceções.

Por exemplo, quando é detectada apenas uma área de câncer em um osso, após um longo tempo sem recorrência, o único tratamento utilizado pode ser a radioterapia sobre o osso. A radioterapia é o tratamento mais eficaz para o câncer ósseo, algumas vezes controlando-o durante anos. Além disso, ela também é eficaz no tratamento do câncer que se disseminou ao cérebro. Os medicamentos bloqueadores de hormônios são prescritos com mais freqüência que a quimioterapia, para as mulheres cujo câncer é sustentado pelo estrogênio e que não apresentam evidências de câncer por mais de 2 anos após o diagnóstico, ou cujo câncer não tem potência letal imediata.

Esses medicamentos são especialmente eficazes para as mulheres com 40 a 50 anos de vida e que ainda menstruam e produzem muito estrogênio, assim como para aquelas que já passaram da menopausa há pelo menos 5 anos. No entanto, nenhuma dessas orientações é absoluta. Como o tamoxifeno produz poucos efeitos colaterais, ele geralmente é o primeiro medicamento bloqueador de hormônios utilizado. Alternativamente, o médico pode realizar a cirurgia de remoção dos ovários ou a radioterapia para destrui-los, e para interromper a produção de estrogênio.

Quando o câncer volta a disseminar-se meses ou anos após ser suprimido por um medicamento bloqueador de hormônios, outras drogas bloqueadoras de hormônios podem ser tentadas. A aminoglutetimida é um medicamento bloqueador de hormônios amplamente utilizado no tratamento do câncer ósseo doloroso. A hidrocortisona, um hormônio esteróide, é geralmente administrada concomitantemente porque a aminoglutetimida inibe a produção natural de hidrocortisona (um hormônio essencial) pelo organismo. Recentemente, foram aprovadas novas drogas para o tratamento do câncer de mama similares à aminoglutetimida que não exigem o uso da hidrocortisona.

Esses novos medicamentos parecem ser tão eficazes quanto a aminoglutetimida. Os esquemas quimioterápicos mais eficazes incluem a ciclofosfamida, a doxorrubicina, o paclitaxel, o docetaxel, a vinorelbina e a mitomicina C. Essas drogas freqüentemente são utilizadas com medicamentos bloqueadores de hormônios. Os modificadores da resposta biológica são algumas vezes testados experimentalmente como tratamento do câncer de mama. Essas drogas são substâncias naturais, ou versões levemente modificadas de substâncias naturais que fazem parte do sistema imune do organismo.

Elas incluem os interferons, a interleucina- 2, as células assassinas ativadas por linfócitos, o fator de necrose tumoral e os anticorpos monoclonais. Essas drogas são administradas precocemente, antes de uma quimioterapia extensa, mas o seu papel no tratamento do câncer de mama ainda não foi estabelecido.

Doença de Paget do Mamilo

A doença de Paget do mamilo é um tipo de câncer de mama que se manifesta inicialmente como uma lesão do mamilo crostosa ou descamativa ou como uma secreção do mamilo. Como esta doença geralmente produz pouco desconforto, a mulher pode ignorá-la por um ano ou mais antes de procurar um médico.

Este geralmente estabelece o diagnóstico através de uma biópsia (remoção de um pequeno fragmento do tecido do mamilo para exame microscópico), mas, algumas vezes, simplesmente através do exame microscópico de um esfregaço da secreção do mamilo. Um pouco mais da metade das mulheres com este tipo de câncer também apresenta um nódulo palpável na mama.

A doença de Paget do mamilo pode ser localizada ou invasiva. Geralmente, uma mastectomia simples com remoção dos linfonodos é realizada. Menos comumente, a remoção do mamilo com uma quantidade do tecido normal circunvizinho é bem-sucedida. O prognóstico depende de quão invasivo e de quão volumoso é o câncer e dele ter ou não se disseminado para os linfonodos.

Cistossarcoma Filodes

O cistossarcoma filodes é um tipo relativamente raro de tumor de mama que pode ser canceroso. Esses tumores raramente disseminam-se para outras áreas, mas, após a remoção cirúrgica, eles tendem a reaparecer no mesmo local. O tratamento usual é a remoção do tumor e de uma ampla margem de tecido normal circunvizinho (excisão ampla). Quando o tumor é grande em relação à mama, uma mastectomia simples pode ser realizada.

 

FONTE: Manual Merck

About these ads

47 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Alex C
    jul 16, 2012 @ 14:58:49

    Referente à pergunta q fiz abaixo, tenho 34 anos de idade

    Responder

  2. Alex C
    jul 16, 2012 @ 14:57:26

    Boa tarde
    Há uma semana notei uma espécie de olhinho no bico do meu peito. Essa semana notei q ele diminuiu. Em compensação, há uns 2 dias, comecei a sentir uma dorzinha no peito, nada q me incomode pra valer. Apalpando o peito, notei uma espécia d bolha, um pouco acima do bico. Quando o pressiono, parece q ele está se movimentando e a dor fica um pouco mais acentuada.
    Pergunto: o q pode ser isso:
    Obs: Sou homem e tenho ginecosmastia. A cerca de 2 meses, comecei a usar o medicamento Finasterida 1 Mg para combater a queda capilar.
    De antemão, obrigado

    Responder

    • grupomamacancer
      jul 21, 2012 @ 18:45:29

      Boa noite Alex…..como você tem ginecomastia, deve procurar um mastologista para saber direitinho o que está acontecendo com você. Seu médico deverá pedir uma mamografia e talvez uma ultra para um melhor diagnóstico. Se puder escreva depois para dizer o que aconteceu. Quanto ao remédio capilar acho que não tem nenhuma influência sobre o caso, mas vale a pena pesquisar essa substância para sabermos se ela pode ter contribuído para os seus sintomas.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  3. Helio Henrique
    jul 03, 2012 @ 10:30:34

    Bom dia! tenho 44 anos e desde a minha adolescencia tenho aumentos dos seios principalmente o esquerdo, quando fui para forçs armadas ecexrcitos e servi, eles praticamentes desapareceram, quando sai começei a tomar remedios broncodilatadores pois estou com asma, desde entao o meu seio esquerdo voltou a crescer me deixando assim constrangido ao ir em clubes e praias, quero ver se da para fazer cirugia e possivel que eu esteja passando por disturbios hormonais? ja que minha libido tb esta bem baixa? gostaria de respostas se possivel em meu email tb ok?abraços

    Responder

  4. Sérgio Salina Junior
    abr 02, 2012 @ 20:25:30

    Olá gostaria de pedir uma ajuda. Tenho 16 anos estou em sobre peso e meu mamilo são ”estufados” e não me sinto bem com isso, pois quando coloco uma roupa branca eles marcam e eu não acho bom isso, gostaria da sua ajuda. Obrigado !

    Responder

  5. Guilherme
    abr 02, 2012 @ 14:04:24

    Olá, eu queria saber de uma coisa, tenho 13 anos, sou homem, e queria relatar q o meu mamilo esquerdo, ele esta com um carocinho em baixo dele. Só que o tamanho nao aumenta nada, e esses dias resolvi saber oq era, entao apertei um pouco o caroço,e saiu um liquido mto parecido com suor do meu mamilo, e ele cresceu um pouco, nao sei, parece que inchou, agora estou preocupado, mostrei a minha mae e ela falou pra esperar um pouco para irmos a um médico, queria pedir entao, se alguem ai sabe oq é isso, e se é grave. Mto obrigado !

    Responder

  6. Rafael
    mar 12, 2012 @ 16:53:35

    A cerca de 6 meses verifiquei que tinha um carocinho no meu mamilo e coça muito, com o tempo ele aumentou, hoje esta soltando um liquido, pode ser o suor e o atrito com a camisa de poliester?? Marquei um mastologista, pela sua experiencia, alem do cancer, o que mais pode ser??

    Responder

    • grupomamacancer
      abr 01, 2012 @ 17:50:34

      Boa tarde Rafael…..você já fez o correto que é procurar um mastologista. Fica difícil dizer para você o que pode ser…..mas vamos torcer para que não seja nada de grave.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  7. Denilson
    jan 27, 2012 @ 18:05:27

    Meu peito está saindo sangue tipo corrimento, só do lado esquerdo mas até parece que eu o derir nos mamilos não é muito sangue e arde com o suor do corpo sobre ele mas o direito ainda não esta assim mas parace que vai ficar estou sentindoalgo parecido com ele também vc ou alguém pode mim explicar o que é isto, e sim meu paito não está crescendo só saindo sangue pelos mamilos, se mas e grato pela resposta

    Responder

  8. marcos
    jan 19, 2012 @ 18:48:39

    em quanto tempo a ginecomastia permanece…..

    Responder

  9. carina
    jan 06, 2012 @ 00:24:07

    boa noite meu esposo tem 35 anos e tem 2 dias q sentiu 1° dolorido o mamilo e 2º dia dolorido um pouco inchado e também vermelho pode ser cancer ou algo mais simples ?

    Responder

    • grupomamacancer
      jan 06, 2012 @ 09:39:52

      Bom dia Carina, solicito procurar um Mastologista para fazer exames específicos para identificar as dores e o inchaço que seu marido sente. Escreva quando tiaiver algum resultado ok?

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  10. João Slovik
    dez 22, 2011 @ 22:45:47

    Olá, Desde a adolescência sofro com a deformidade nos mamilos. A ginecomastia, embora nunca diagnosticada, sempre me foi suspeita pela anatomia do meu peitoral e por perceber ainda na puberdade a presença de glândulas nas aréolas dos mamilos. Agora estou com 27 anos, estou sentindo uma leve dor no mamilo esquerdo. Mas o que incomoda mesmo é a sensação de desconforto e a sensibilidade. Olhando, o volume de ambos os lados estão iguais, ou seja, não, houve deformação visível de um em relação a outro. A diferença é perceptível pela sensação de enrigecimento, sinto o mamilo mais “pesado” e uma coceira na axila do mesmo lado, além de dois pequenos “caroços” na face interna da pele no local. Acontece que noto esse mesmo volume no outro mamilo, porém sem a dor e nem mesmo sensação de desconforto. Toda essa descrição se intensifica em momentos de crise. Há momentos ao longo do dia que chego a esquecer do problema. Liguei para um médico, amigo meu. Ele sugeriu Cataflam e bolsa de gelo. Há uma semana durante brincadeiras com amigos, possivelmente eu tenha levado um “soco” no local, mas fraco… O curioso é que não me parece dor muscular. Além disso, o emocional fica tão afetado que chega a causar um mal-estar. Já penso na possibilidade de um câncer… Estou entrando em desespero.

    Vocês acham que pode ser um câncer ou mesmo um tumor simples???

    Responder

    • grupomamacancer
      dez 26, 2011 @ 10:14:56

      Bom dia João, sei que é difícil para um homem passar por esse tipo de problema, mas sugiro qu você procure um Mastologista para sanar todas as suas dúvidas. Talvez seja necessário fazer mamografia e ultrasonografia para que se tenha certeza do que está acontecendo. Procure controlar seu emocional….ele desencadeia uma série de coisas ruins para seu organismo. Aguardo um novo contato após procurar o medico.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  11. Antonio
    dez 17, 2011 @ 14:12:14

    OI, meu nome é Antonio, tenho 15 anos, estou com dor no mamilo esquerdo, ele está um pouco mais duro que o outro e quando eu aperto ele, ”atras da pele, ou dentro do corpo” aparece uma bolinha e doí, e no direito não tem isto!Queria saber se isso pode ser câncer ou que doença ou oque pode ser mais provável que seja isto, obrigado!

    Responder

    • grupomamacancer
      dez 17, 2011 @ 19:13:16

      Boa noite Antonio, vou sugerir a você que procure um Mastologista para averiguar o que está acontecendo com você. Fica muito difícil dizer daqui o que pode ser sem nenhum exame. Converse com sua mãe e peça a ela que lhe leve ao médico ok? Depois escreva contando o que foi dito pelo médico.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  12. josé lourenco
    dez 09, 2011 @ 18:30:57

    Boa noite,tenho 66 anos quando tinha 12 anos lembra-me bem, tinha os mamilos doridos, agora vai fazer 2 meses começou a doer-me o mamillo esquerdo,como se não basta-se também me dói o direito pergunto é normal nesta idade ou se será de algum medicamento,tenho ecografia marcada,obrigado pelo saite.

    Responder

    • grupomamacancer
      dez 09, 2011 @ 22:15:04

      Boa noite José Lourenço, normal não é ter dor. Você tomou algum medicamento diferente do normal? Procure um Mastologista para tirar todas as dúvidas. Escreva para me dizer como você resolveu seu problema.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  13. vinicus lirio
    dez 07, 2011 @ 17:45:53

    Olá, meu nome é Vinicius e tenho 20 anos, desde os meus15 que tenho notado os meus mamilos maiores, eles possuem “como se fosse uma cartilagem por dentro” que quando eu espremo com força umas pequenas gotículas de uma secreção escura é liberada, também algumas gotículas menos escuras de uma secreção mais consistente e pegajosa, fico assustado porque meus mamilos aparecem com relevo quando uso algumas camisas e isso causa muito desconforto. Enfim, quero muito saber do que se trata isso para que eu posso procurar um especialista. Mas gostaria que me desse ao menos uma dica ou falasse a respeito do que acha que é sem um exame. Desde já, grato.

    Responder

    • grupomamacancer
      dez 07, 2011 @ 20:30:42

      Boa noite Vinicius Lirio, você deve procurar um Mastologista, que é o especialista das mamas. É muito esquisito você tão novo passar por esse constrangimento. Procure logo o médico sem ter nenhuma vergonha ok? Qualquer coisa me escreva novamente.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  14. Carlos
    nov 24, 2011 @ 18:16:50

    Eu me chamo Carlos tenho 40 anos tenho um cancer na medula e estou tratando com talidomida, cortizona, bisfofato e aas. E há um mês meus mamilos cresceran e incharam dói quando é tocado.O que devo fazer?

    Responder

    • grupomamacancer
      nov 27, 2011 @ 14:12:28

      Boa tarde Carlos, como você já tem um histórico de câncer, sugiro procurar um Mastologista para sanar essas dúvidas. Isso pode estar aconteendo devido algum remédio ou outro sintoma. Se tiver alguma dúvida, escreva ok?

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  15. jhefferson silva
    nov 09, 2011 @ 10:58:52

    ola, meu nome é jeferson tenho 15 anos e a um tempinho ja venho sentindo uma dor no mamilo esquerdo ele esta um pouco inchado e quando encosto nele dói ,percebo que ele é um pouco maior que o outro.
    o que sera que deve ser?que médico devo procurar?
    obrigado

    Responder

    • grupomamacancer
      nov 09, 2011 @ 21:56:49

      Boa noite Jeferson……você deve procurar um Mastologista. Converse com sua mãe e peça que ela lhe leve ao médico. Fica difícil dizer o que pode ser. Somente após exames poderemos dizer do que se trata. escreva quando souber de algo ok?

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  16. Daniel
    nov 01, 2011 @ 14:16:38

    ola! meu nome é Daniel , de alguns “anos”(2 anos +ou-) pra cá venho notado um grande crecimento no meu mamilo e nao consigo entender qual o motivo desse problema , pode ter alguma relaçao com masturbaçao ou nao?? “”diz ser bom pra saude neer !! agradeceria a resposta de um profissional especializado
    !! obrigado !!

    Responder

  17. cleber
    out 29, 2011 @ 17:22:40

    olá estou com com uma dorzinha no mamilo esquerdo e aparece uma “bolinha” atrás do auréula e quando eu espremo sai uma escreção, o q será q é? obrigado

    Responder

    • grupomamacancer
      out 29, 2011 @ 19:30:17

      Boa noite Cleber……sufiro que você procure um Mastologista. Não é normal acontecer esse tipo de coisa em homens. Qualquer resultado depois que você for ao médico me escreva ok? Espero que não seja nada sério.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  18. grupomamacancer
    out 12, 2011 @ 20:14:55

    Boa noite Renato, o nome do aumento dos seios em homem é denominado GINECOMASTIA. Aconselho procurar um Mastologista para melhor esclarecer suas dúvidas. Se desejar escrever novamente não se acanhe.

    Atenciosamente Tânia

    Responder

  19. grupomamacancer
    out 12, 2011 @ 20:11:26

    Boa noite Renato, normalmente o aumento de seios nos homens, é chamado de GINECOSMATIA. Aconselho você a procurar um Mastologista para melhores esclarecimentos.
    Se desejar escrever novamente, fique a vontade.

    Atenciosamente Tânia

    Responder

  20. Richardson Roberto Santos
    out 12, 2011 @ 17:01:07

    Boa Tarde, tudo bem? Tenho 29 anos, sou casado há 3 anos com minha esposa e moro na cidade de São Bernardo do Campo-SP. Sempre pratiquei esportes, mas de uns tempos pra cá, eu sinto o o bico (mamilo direito), doendo, quando encosto a mão dói um pouco e dá a impressão de que ele fica rachado. Dois dias depois ele voltou ao normal, mas com uma pequena casquinha, como se tivesse cicatrizado. Se você puder me ajudar, agradeço muito! Devo procurar algum especialista ou isso é normal? Um abraço!

    Responder

  21. josemberg
    set 15, 2011 @ 12:37:22

    estou com uma dor do lado direito do mamilo estou tomando o omeprazol esse remedio tem efeito adversos…
    sobre e essa a area…

    Responder

    • grupomamacancer
      set 15, 2011 @ 14:13:02

      Boa tarde ….olha só você deve procurar um Mastologista para verificar essa dor. O Omeprazol é um remédio para o estômago. Não irá sanar a dor que sente. Procure um médico.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  22. Sabrina
    set 08, 2011 @ 13:13:29

    Boa tarde !!!!

    Meu esposo a algum tempo vem se queixando de coceira no mamilo, sendo que o mesmo parece estar inchado, e bem mais escuro.
    O que pode ser isso?
    Qual especialista ele deve procurar?

    Desde já agradeço a atenção!

    Responder

    • grupomamacancer
      set 08, 2011 @ 20:16:16

      Boa noite Sabrina…..você deve levar seu marido ao Mastologista, para que ele seja examinado. Existem várias possibilidades, é melhor fazer os exames específicos para ter certeza do que está acontecendo.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  23. Valdo
    ago 31, 2011 @ 16:39:51

    Boa tarde…hoje pela manhã umas 10h senti uma dor no mamilo esquerdo quando coloco a mão doe e esta um pouco duro. Nunca tive problema algum de saúde e é a 1º vez que sinto essa dor. O que devo fazer?

    Obrigado e parabéns pelo site
    Valdo – SP

    Responder

    • grupomamacancer
      ago 31, 2011 @ 20:16:22

      Boa noite Valdo….agradeço de coração você ter gostado do site. Procuro sempre escrever de maneira clara para que todos entendam. Quanto ao seu problema, sugiro procurar um Mastologista o mais breve possível. Somente ele poderá avaliar bem o que você está sentindo no momento. Escreva depois para dizer qual foi o diagnóstico ok?

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  24. André
    ago 15, 2011 @ 10:52:57

    Olá! De ontem pra hj venho sentindo dor na mama direita. Estava na praia, sem camisa, conversando com amigos e de repente comecei a sentir umas fincadinhas do nada e ficou inchado. Tenho 34 anos, ñ tomo nenhum medicamento atualmente, mas há 13 anos já tratei de um câncer de linfoma de hodgkin e fui curado. Já malhei bastante, portanto tenho um peito definido. Gostaria de saber o que pode ser isso e qual médico devo procurar?
    Desde já, agradeço pela atenção!

    Responder

    • grupomamacancer
      ago 15, 2011 @ 20:11:36

      Olá André…..você deve procurar um Mastologista. Ele dará todas as orientações necessárias. Procure logo o especialista ok?
      Qualquer dúvida, escreva novamente.

      Atenciosamente Tânia

      Responder

  25. Andrea
    mar 15, 2011 @ 11:10:52

    Olá, gostaria de saber em que médico posso levar meu marido, ele tem 70 anos e tem se queixado de dor no mamilo esquerdo ja faz um tempo, em visita ao clinico geral o mesmo apenas recetiou bolsa de agua quente e um remedio para dor.
    Meu marido é cardíaco, safenado e fez visita recente ao urologista, esta tomando antibiotico para infecção na prostata.
    obrigada.

    Responder

    • grupomamacancer
      mar 17, 2011 @ 21:09:26

      Boa noite Andrea……você deve levar seu marido a um MASTOLOGISTA(especialista de mama). Estou espantada pelo clínico não indicar o especialista. Nem sempre água quente é recomendado para isso. Provavelmente o mastologista pedirá uma mamografia. Meu marido já fez mamografia, ele não tinha dor, apenas estava com a mama mais dura. Não era nada, apenas a mama estava bem adiposa(gordura). Tomou remédio e passou. Não deixe de escrever para avisar o que acpnteceu ok? Fique tranquila….não deve ser nada demais. Boa sorte!
      Abraços TÂNIA

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 76 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: