PROPÓSITO DO BLOG

 

 

 

 

 

 

O BLOG grupomamacancer, compilou sob várias categorias, informações que facilitam a melhora na qualidade de vida, a cura de pacientes oncológicos, bem como se prevenir. Mas o BLOG não tem como objetivo substituir e nem fazer o papel do médico especialista. Informação é importante, mas converse sempre com seu médico!

TÂNIA BARBOSA – Moderadora do Grupo

21 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Mineias Lino do Nascimento
    abr 23, 2012 @ 14:33:57

    Boa tarde Tânia.
    Tenho 36 anos, E final do ano passado descobri um nodulo na mama esquerda medindo 10mm. Como agora tenho convenio, repeti os exames que confirmaram a presença dele.
    A mamografia de 11/04/12 deu BIRADS III e o descreveu assim: nódulo ovóide parcialmente circunscrito que se projeta superiormente na mama esquerda, medindo 10mm de maior diametro, sem alteraçoes em relaçao à mamografia anterior de 19/10/11 e que deve corresponder ao nodulo descrito no US de 13/12/11.
    /// Agora o US de 13/12/11: Tecido predominantemente fibroglandular, denso, heterogeneo e irregular. Presença de formação nodular de contornos regulares, textura homogenea e hipoecogenica no inter-quadrante superior, medindo 0,9×0,6×0,8 cm. Linfonodo habitual axilar. Conclusão: Formação nodular de caracteristicas benignas em mama esquerda.
    /// Por fim o US de hoje, 23/04/12: Presença de imagem ovalada hipoecoica às 12h e à 3cm da areola medindo 0,98×0,55 cm. Hipotese diagnostica: US apresentando nodulo em mama esquerda. Paciente tem indicação de biopsia.

    As perguntas: 1) Indicação de biopsia é mau sinal? (Tô apavorada!!!)
    2) O que é hipoecogenica e hipoecoica. Sao a mesma coisa?
    3) Vendo a classificação de BIrads, me pergunto: Esse lance de provavelmente benigno no BIRADS III, como devo interpretá-lo?

    Informações complementares: O medico que fez o US ano passado o chamou de fibroadenoma. O de hj não falou nada além da palavra biopsia. Tenho mamas densas. Em março tomei minha última Perlutan pois quero engravidar ate o final do ano. Tô com medo de ter que adiar meu sonho. Minha consulta com a masto que minha GO indicou é dia 27/04, mas tô muito angustiada e com medo. Se puder me orientar, agradeço. Pra ver a resposta tenho que entrar no blog. Como saber se já foi respondida? Bjos.

    Resposta

    • grupomamacancer
      abr 29, 2012 @ 10:14:51

      Bom dia Mineias….bem conforme escrito por você, existe o resultado de formação nodular benigna em mama esquerda.. Agora em abril você fez novamee US em que é solicitada biópsia. A classificação BIRARDS é o tamanho do nódulo, você deve acompanhar com mamografias, US para veririfcar se houve modificação do tamnho ou forma do nódulo. Não sofra por antecipação, faça a biópsia o mais rápido possível para que você dissipe todas as suas dúvidas. Não fique angustiada, isso só prejudica sua imunidade. Quanto a sua perguntta sobre hipoecogenia e hipoecoica, são nódulos bem delimitados sem sombras acústicas. A possibilidade de ser malígno diminui bastante. Mas cada caso é um caso. Vamos aguardar os seus resultados.
      Escreva novamente assim que souber o resultado da biópsia ok?

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  2. LÉIA ANA
    jan 27, 2012 @ 20:52:04

    Prezada Tania,
    seu blog é exelente PARABENS!!! o que me levou a acha-lo foi a busca por respostas na internet. Aos 37 anos depois de ser mãe aos 33 minha medica pediu uma mamografia e ultra sonografia, a mamografia deu 2 BI RADS e ultra sonografia normal, fiz uma ultra sonografia 26/01/12 e o laudo foi: imagem hipoecóica, regular, homogênea retroareolar em mama esquerda com 5,7 x 3,4 x 5,4mm, sugestiva de pequeno nódulo 3 BI RADS, é logico que fiquei super nervosa, a medica disse que poderia ser até gordura pois tenho uma mama muito gordurosa, a minha ginecologista mandou que ficasse calma e me indicou um mastologista. Me fale com esse diagnostico corre o risco de virar cancer?
    Te agradeço muito, e DEUS te abençoe.

    Léia Ana

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 27, 2012 @ 20:56:05

      Boa noite Léia Ana, agradeço os elogios ao Blog. Su médica está corretíssima em mandá-la procurar um Mastologista. Esses BIRADS, são classificações dos nódulos. Somento umMasto poderá tirar essas dúvidas vendo seus exames. Existem nódulos benignos e malignos, mas com Fé em Deus, não será nada grave. Estou aqui para o que você precisar. Procure logo o especialista.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

      • Gleice Fernandes
        mar 28, 2012 @ 15:14:20

        Oi boa tarde me chamo Gleice tenho 26 anos, sou mãe de 2 meninas. Quando tive minha primeira filha a 6 anos, amamentei ela até os 7 meses por causa de uma inflamação na mama tive que parar porque doía muito, mais nem me importei quando ela tinha 2 anos fui ao médico ele suspeitou de Paget mais depois melhorou. Quando engravidei da minha segunda filha hoje ela tem 2 anos 4 meses, eu amamentei ela até 1 ano 3 meses a inflamação voltou mais em outro seios já se passa 1 ano e não sara, já usei todo tipo de pomadas, remédios caseiros de tudo mais não passa é uma coceira insuportável começa a sair um liquido transparente fica tudo machucado toda aréola e tenho que usar gases todos os dias se não suja toda a roupa, pode me responder o mais rápido por favor, beijos desde já agradeço.

      • grupomamacancer
        abr 01, 2012 @ 17:37:18

        Gleice….você é novinha e deve procurar um mastologista o mais breve possível para verificar o que está acontecendo. A distância fica difícil dizer-lhe algo. Não use qualquer medicamento pois pode agravar seu problema.

        Atenciosamente Tânia

    • grupomamacancer
      abr 29, 2012 @ 10:22:53

      Bom dia Léia Ana…..BIRADS é a classificação do tamanho do nódulo. Não fique nervosa, vá ao mastologista para sanar todas as dúvidas existentes. Realmente as mamas densas aparecem nódulos sim. Cada caso é um caso, dizer que corre o risco de virar câncer fica difícil. São necessários mais exames. Escreva novamente quando tiver outros resultados.

      Obrigada por ter gostado do Blog. Quando o criei, tentei passar as experiências vividas pela nossa equipe e colocar informações que ajudem as pessoas a entenderem o câncer. Não deixe de perguntar aos médicos quando tiver dúvida, você tem todo o direito de saber e perguntar por mais boba que seja sua dúvida. Pergunte sempre!!!!

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  3. Ana
    jan 22, 2012 @ 22:58:52

    Tânia,
    boa noite

    fiz uma punção na mama esquerda de cistos beningnos só para esvaziamento e apareceu um hematoma logo em baixo da pele ou seja daquela roxidão, o hematoma está duro e nao se dissolve…será que é outro nódulo??

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 27, 2012 @ 21:03:06

      Boa noite Ana, normalmente fica roxo mesmo. Não deve ser outro nódulo, é a agressão sofrida pela punção. Para tirar esse roxo, passe reparil gel, costuma melhorar.

      Atenciosamente Tânia

      Resposta

  4. andrea
    jan 20, 2012 @ 11:18:42

    Fiz uma punção de cistos de mama há oito dias atrás está uma mancha arroxeada no local e tipo um endurecimento no local será que é outro cisto ou uma complicação da punção estou preocupada aguardo respostas abraços

    Resposta

  5. Ana
    dez 06, 2011 @ 06:55:05

    Tânia,

    bom dia ..
    desde abril venho tendo uma certa perigrinação com uns cistos de mama, em abril minha mamografia deu birards 0, a ultra som birards 2, a punção deu conteúdo de cistos sem atipias…agora em novembro tornaram a encher fiz novamente a ultra som o médico me disse q havia um de conteúdo espesso, a mastologista disse que conteúdo espesso é inflamação ate pq na ultima punção deu presença de macrofagos…será que estou com câncer????

    Resposta

    • grupomamacancer
      dez 06, 2011 @ 20:04:45

      Boa noite Ana….realmente fica dificil avaliar mesmo porque cada exame apresentou um resultado diferente. Abaixo transcrevo para você o que tenho sobre BIRADS. Mas de qualquer maneira não deixe de procurar seu médico para esclarecer todas as dúvidas ok?

      A padronização de laudos de mamografia, criada por membros de vários comitês médicos americanos, chefiados pelo Colégio Americano de Radiologia, e conhecida pela sigla Bi-Rads® (Breast imaging reporting and data system), tem como objetivo a sistematização dos laudos, de modo a fornecer conclusão diagnóstica e propor conduta. O BI-RADS está dividido em categorias que expressam um determinado valor preditivo positivo de malignidade.

      A composição mamária está relacionada às quantidades relativas de tecido adiposo e fibroglandular e dá origem aos chamados padrões mamográficos, que estão divididos em:
      Mamas predominantemente adiposas (25% do componente fibroglandular).
      Mamas parcialmente gordurosas (com densidades de tecido fibroglandular ocupando de 26% a 50% do volume da mama).
      Mamas com padrão denso e heterogêneo (51% a 75% de tecido fibroglandular, dificultando a visibilização de nódulos).
      Mamas muito densas, apresentando mais de 75% de tecido fibroglandular (diminuindo a sensibilidade da mamografia).

      Os achados radiográficos são descritos como:
      Nódulos: qualquer opacidade com algum contorno arredondado e definido segundo a forma, os contornos e a densidade.
      Microcalcificações agrupadas: de acordo com sua morfologia e distribuição.
      Distorção focal de arquitetura: espiculações em uma região da mama ou uma retração focal do contorno parenquimatoso denso.
      A nova edição da classificação Bi-Rads® introduziu a subdivisão da categoria 4, de acordo com o grau de suspeita (4A: suspeita leve; 4B: suspeita moderada; 4C: suspeita forte, porém não sendo a lesão típica de câncer) e a inclusão da categoria 6, que abrange os casos nos quais já foi realizada a biópsia com resultado maligno, mas a lesão não foi totalmente retirada ou tratada por quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia.

      Categorias Bi-Rads®

      Categoria
      Interpretação
      VPP
      Conduta

      0
      Inconclusivo

      Exame adicional

      1
      Benigno
      0 %
      Controle anual a partir dos

      40 anos

      2
      Benigno
      0 %
      Controle anual a partir dos 40 anos

      3
      Provavelmente benigno
      2 e 95%
      Biópsia

      6
      Lesão maligna (biopsiada ou diagnosticada), não submetida a terapia definitiva.
      100%

      Fonte:
      Instituto Nacional de Câncer
      American College of Radiology
      International Union Against CanB

      Resposta

  6. grupomamacancer
    dez 03, 2011 @ 19:41:32

    Boa noite Andrea, em momento algum eu disse que sua mãe tem ou teria câncer. Não sou mastologista nem ginecologista, como você mesmo viu sou uma mulher que em determinado momento da vida teve câncer. Fico muito feliz que você possa afirmar que sua mãe não terá nenhum câncer de mama. O que mandei para você são informações que existem sobre a classificação de BIRADS. Nunca desprezei nenhuma informação desse tipo pois há quase 10 anos leio sobre o assunto e depois de tudo que passei, tentei através desse site, passar para as pessoas, dificuldades que tive, falta de informações etc… Me orgulho imensamente de poder repassar para quem me escreve as minhas experiências. Como você pode ler no Propósito do Blog, fiz uma compilação de dados, cito as fontes, nada é tirado do acaso. São pessoas, ou melhor, médicos, cientistas, pesquisadores e anotações publicadas para que leigos tenham as informações necessárias. Abaixo transcrevo para você o que temos e sabemos sobre BIRADS.

    A padronização de laudos de mamografia, criada por membros de vários comitês médicos americanos, chefiados pelo Colégio Americano de Radiologia, e conhecida pela sigla Bi-Rads® (Breast imaging reporting and data system), tem como objetivo a sistematização dos laudos, de modo a fornecer conclusão diagnóstica e propor conduta. O BI-RADS está dividido em categorias que expressam um determinado valor preditivo positivo de malignidade.

    A composição mamária está relacionada às quantidades relativas de tecido adiposo e fibroglandular e dá origem aos chamados padrões mamográficos, que estão divididos em:
    Mamas predominantemente adiposas (25% do componente fibroglandular).
    Mamas parcialmente gordurosas (com densidades de tecido fibroglandular ocupando de 26% a 50% do volume da mama).
    Mamas com padrão denso e heterogêneo (51% a 75% de tecido fibroglandular, dificultando a visibilização de nódulos).
    Mamas muito densas, apresentando mais de 75% de tecido fibroglandular (diminuindo a sensibilidade da mamografia).

    Os achados radiográficos são descritos como:
    Nódulos: qualquer opacidade com algum contorno arredondado e definido segundo a forma, os contornos e a densidade.
    Microcalcificações agrupadas: de acordo com sua morfologia e distribuição.
    Distorção focal de arquitetura: espiculações em uma região da mama ou uma retração focal do contorno parenquimatoso denso.
    A nova edição da classificação Bi-Rads® introduziu a subdivisão da categoria 4, de acordo com o grau de suspeita (4A: suspeita leve; 4B: suspeita moderada; 4C: suspeita forte, porém não sendo a lesão típica de câncer) e a inclusão da categoria 6, que abrange os casos nos quais já foi realizada a biópsia com resultado maligno, mas a lesão não foi totalmente retirada ou tratada por quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia.

    Categorias Bi-Rads®

    Categoria
    Interpretação
    VPP
    Conduta

    0
    Inconclusivo

    Exame adicional

    1
    Benigno
    0 %
    Controle anual a partir dos

    40 anos

    2
    Benigno
    0 %
    Controle anual a partir dos 40 anos

    3
    Provavelmente benigno
    2 e 95%
    Biópsia

    6
    Lesão maligna (biopsiada ou diagnosticada), não submetida a terapia definitiva.
    100%

    Fonte:
    Instituto Nacional de Câncer
    American College of Radiology
    International Union Against CanB

    Espero que tenha ficado esclarecido as dúvidas que surgiram. Desejo boa sorte para você e sua mãe. Que tudo dê certo.

    Atenciosamente Tânia

    Resposta

  7. Maria
    jun 01, 2011 @ 21:27:01

    Agradeço á Tania pela orientação.

    Meu carinho sempre.

    Virginia Figueiredo

    Resposta

  8. kátia
    mar 03, 2011 @ 16:29:54

    Oi Tania,
    Só hoje consegui um tempinho pra visitar o blog.Adorei! muito bom, objetivo,esclarecedor.Parabéns.Ficará entre os meus favoritos. Bjus

    Resposta

  9. Elizeu Paiva
    jan 30, 2011 @ 13:17:37

    Boa tarde Sra. Tânia Barbosa,

    Sou aluno em téc. em radiologia em uma escola no município de Diadema em São Paulo, na minha matéria de informática o professor nos passou um trabalho em um determinado programa do affice para assim testar nosso conhecimento, tinha que ter um assunto voltado para radiologia meu grupo que tem apenas eu do homem escolheu a mamografia, esse trabalho não podia ser nada muito aprofundado, pois a matéria é de informática.
    Com as pesquisas que fiz sobre a mamografia também li historias e vi muitas imagens de mulheres que fizeram o exame e outras que além do exame tiveram que realizar o tratamento contra o câncer.
    Bom o motivo de lhe contar isso e que gostaria de levar alguém a minha escola para realiza uma palestra informativa sobre esse assunto, para mostra que esse tipo de câncer a mais comum que imaginamos.
    Se conhecer alguém que possa fazer essa palestra ou apresentação dessa , vou te agradecer muito se poder me ajudar e me passar o contato.
    Lembrando Sra. Tânia esse meu pedido não é pra minha nota de um trabalho, pois o conhecimento a ser testado e de informática, esse meu pedido e para informa e conscientiza sobre esse mal.
    Atenciosamente,
    Elizeu Paiva

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 30, 2011 @ 16:18:08

      Boa tarde Elizeu.
      Entendi perfeitamente seu pedido. Parabéns pela escolha do tema Mamografia. Realmente ainda é muito discutido esse exame entre as mulheres. Creia que algumas até medo tem de fazê-lo. Bem gostaria que você me dissesse de onde você é, só assim poderei tentar ajudar. Quando seria essa apresentação da palestra?

      Aguardo resposta sua.
      Atenciosamente Tânia Barbosa

      Resposta

  10. clinicavilarica
    jan 16, 2011 @ 08:33:58

    Bom dia, o seu blog é muito instrutivo e correto. Adiciona-lo-ei ao meu blog, que tem o proposito de divulgar informações em saude.

    Resposta

    • grupomamacancer
      jan 16, 2011 @ 19:54:46

      Boa noite Dra Luciana, fiquei muito feliz com seu comentário. Procuro colocar informações com fácil entendimento, porque quando precisei de informações na época que tive câncer foi muito difícil. Hoje após quase 9 anos de tratamento, descobri que as mulheres se sentem perdidas diante do diagnóstico do câncer. Pode adicioná-lo, será um prazer.
      Agradeço desde já. Atenciosamente
      Tânia Barbosa

      Resposta

  11. grupomamacancer
    nov 23, 2010 @ 21:46:43

    Milton boa noite…sou eu mesma. Já lhe respondi pelo facebook também. Adicionei-o como amigo. Aguardo aprovação. Não vou publicar seu comentário no meu Blog para respeitar o numero de seu telefone. Se você achou mais alguém mande os nomes se puder ok? Estou super curiosa….rever amigos depois de tanto tempo.
    Mande detalhes de como será o encontro ok? Endereço do local, horário, se precisa pagar alguma coisa, enfim…tudo a respeito. Será maravilhoso rever o pessoal.
    Você lembra do Amauri, Aroldo, Catarina (filha da professora Maria Tereza)? Lembro só do primeiro nome…..
    Aguardo noticias…..abraços Tânia

    Resposta

  12. grupomamacancer
    mar 17, 2011 @ 21:17:25

    Boa noite…..infelizmente estava fora do País nesse período.

    Abraços TÂNIA

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 84 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: