ARTIGOS MÉDICOS 10

 

MEDICAMENTOS

Medicamentos Quimioterápicos: Referência, Genérico ou Similar? Questionário de Perguntas e Respostas


Quais são os tipos de medicamentos que existem no Brasil?
R:
No Brasil existem três tipos de medicamentos que são:
– Referência ou de Marca
– Similar ou Cópia
– Genérico

O que é um medicamento de Referência?
R: São medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente através de estudos clínicos com voluntários e doentes (uma população de doentes considerável para uma análise de sua eficácia e segurança) por ocasião do registro do medicamento junto ao Ministério da Saúde, ANVISA e outros órgãos internacionais como o americano (FDA) e da Comunidade Européia (EMEA).

São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial (nome fantasia) conhecida.

O que é um medicamento Similar?
R: O similar é um medicamento, que como o próprio nome informa, similar, ou seja, parecido com o medicamento de Referência ou de Marca.

Este medicamento possui o mesmo princípio ativo (substância que tem a finalidade de curar, paralisar ou diminuir a doença), via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência registrado na ANVISA (órgão federal de vigilância sanitária). Porém, podem se diferenciar nas seguintes características: tamanho e forma de produto, prazo de validade, embalagens e excipientes.

Para os medicamentos injetáveis não é obrigatória a realização de testes de Bioequivalência (são os testes realizados em seres humanos – in vivo) como foram realizados com os medicamentos inovadores.

Ex: Os similares podem ser comparados a uma fotocópia (xerox) de um documento que não foi autenticado com o documento original.

O que é um medicamento Genérico?
R: O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo, a mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de Referência no país.

Apresenta a mesma segurança que o medicamento de Referência podendo, com este, ser intercambiável.

Os Genéricos são assegurados por testes de Bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA) e somente podem ser intercambiáveis (trocados) pelos medicamentos de Referência.

Ex: Os Genéricos podem ser comparados a uma fotocópia de um documento, mas nesse caso através de autenticidade com o documento original.

O que o convênio ou seguradora de saúde paga? Genérico, Similar ou Referência?
R:
Na maioria das vezes, o convênio paga o que for cobrado pela instituição em que você realiza o tratamento. Alguns tipos de medicamentos podem ser negados pelo convênio. Diante deste fato, se possível, questione o seu convênio.

Como posso saber que tipos de medicamentos estão usando no meu tratamento quimioterápico?
R:
Informe-se com seu oncologista na instituição em que você estiver se tratando, ou com a farmácia deste serviço ou através do receituário médico. Você pode ainda, solicitar a embalagem original do quimioterápico.

Como saber qual tipo de medicamento o meu convênio ou seguradora estão pagando para a instituição em que estou me tratando?
R: Através do seu próprio convênio ou seguradora de saúde. Eles irão lhe informar o que está sendo cobrado da instituição ou o que eles estão preconizando (marca, similar ou genérico) a este serviço.

Devo perguntar ao meu médico sobre os tipos de medicamentos (similar, marca ou genérico) que serão usados no meu tratamento?
R: Sim. O médico lhe informará qual o tipo de medicamento e o porque da escolha desse produto.

Através do nome comercial posso saber qual o tipo de medicamento que estou usando?
R: O medicamento genérico não possui nome fantasia (nome comercial), apenas o nome do principio ativo e é facilmente identificado pela embalagem, já que trazem os dizeres “Medicamento Genérico – Lei nº 9787/99” e uma tarja amarela, com um G na cor azul em destaque. Os similares e de referência são comercializado através de nome comercial, mas através do farmacêutico ou do médico esses dois medicamentos são facilmente diferenciados ou através do site da Anvisa (
www.anvisa.org.br).

(Oncoguia)

 

SUPORTES PSICOLÓGICOS

 

Cara Maria, Juliana, Aparecida ou…


Hoje escrevo àquela mulher que sempre seguiu corretamente orientações para uma vida saudável.

Que podia se chamar Maria, Juliana, Aparecida ou…

Que nunca fumou e também não bebeu além da conta; não deixou de fazer exercícios e só se expôs ao sol do amanhecer e do final do dia. Conseguiu estar sempre no peso adequado à sua altura e fazia da caminhada um hábito regular. Gostava do seu corpo e – por isso mesmo – examinava suas mamas e axilas com atenção, a cada mês.

Nunca descuidou da consulta médica anual e submeteu-se sempre aos exames que eram solicitados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: