ARTIGOS MÉDICOS 9

Pois bem. Um dia, em um exame de rotina, ouviu de seu médico que tinha Câncer! Câncer de MAMA!.

Cara Maria, Juliana, Aparecida ou… Estas palavras são para você.

Que está triste. Que está assustada diante de tantos sentimentos que tomam conta de você desde que recebeu o diagnóstico de câncer. Mal consegue pronunciar essa palavra tão terrível e se sente como se estivesse em uma roda gigante: às vezes lá em cima, cheia de esperança, às vezes lá em baixo, como se o mundo fosse acabar.

Fica difícil encontrar respostas para tantas perguntas: Por que eu ? Será que vou morrer ? Onde foi que eu errei ? como será meu futuro ?

As idéias se atropelam e se confundem. Você ouve muitas coisas, tanto das pessoas à sua volta quando dos médicos.

E um sentimento maior a persegue o tempo todo. Afinal, fez tudo o que devia e agora a impressão é de que não existe justiça neste mundo. Você conhece alguém que fuma, bebe em excesso, jamais fez um exercício físico e ainda carrega em seu corpo vários quilos extras.

E essa pessoa está bem de saúde, não tem câncer.

Vem então uma outra pergunta: onde está a justiça ? de que adiantaram meus cuidados ? E você tem aquela sensação de que nada valeu a pena, de que foi enganada.

Queria convida-la a pensar a partir desses sentimentos que a atormentam.

Compreendo sua decepção com… a vida. Você acreditou.

Você se empenhou, como alguém que junta cuidadosamente os recursos para uma viagem maravilhosa e, na hora de comprar a passagem, descobre que o lugar não existe mais, que as praias que eram lindas estão poluídas ou até que o dinheiro poupado não era suficiente.

Aí vem o arrependimento, “Se eu soubesse, não teria feito os esforços que fiz. Teria comprado o vestido bonito, teria aproveitado o presente em vez de investir no futuro.”

Mas a verdade é que, mesmo que seu sonho não tenha se realizado, os recursos estão lá e poderão ser aproveitados de outra forma: outros planos, novos destinos, idéias diferentes.

Da mesma maneira, você fez sua poupança em saúde, seguindo as orientações para uma vida saudável, para proteger-se das doenças graves que todos temem. Renunciou a pequenos prazeres e até se sentiu “por fora” quando amigos se permitiam aquilo que você evitava. Será que nada disso vai ter valor ?

Pois vai, sim !!!

Imagine o seguinte: seu corpo é um exército e sua cabeça o comanda; a doença é o inimigo a ser combatido e os tratamentos são as armas para o combate.

Para empreender as lutas que levarão à vitória, os soldados têm de apresentar condições físicas, treinamento e disposição para cada uma das batalhas.

E o seu exército está em perfeitas condições para fazer uso dos melhores equipamentos e para obedecer aos comandos da sua vontade.

Tem tudo para ser vitorioso. Para lutar e ganhar.

Vê como valeu a pena ?

Exércitos em boas condições têm seus revezes, sim, pois a vida é mesmo cheia de tropeços. Mas eles podem lutar e suas chances de vencer são infinitas vezes maiores do que as daqueles que vêm enfraquecidos e pouco preparados.

Parabéns, Maria, Juliana, Aparecida e…

Vocês estão no caminho da vitória. Haverão de vencer.

Um abraço a cada uma,

Maria Teresa Veit
Psicocóloga – ONCOGUIA

Tratamentos: aderir a quê?


Aí estão os meios de educação à população, cada vez mais eficientes, trazendo-nos assuntos que não conhecíamos antes.

Novas informações sobre política, ciência, economia, saúde, doença, modos de vida  e muito mais. 

Compreendemos uma parte, impressionamo-nos com algumas idéias, aprendemos algumas noções importantes e…

… permanecemos em dúvida sobre muitas coisas.

Claro que tudo isso é muito pessoal e os “compreendidos”, os “duvidosos” e os “intrigantes” variam de pessoa para pessoa. Mas, de qualquer modo, há assuntos mais difíceis e complicados, que merecem uma reflexão melhor.  Como aqueles que se ligam ao que nos pode atingir diretamente – ou àqueles que amamos – transformando significativamente a vida que estamos acostumados a viver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: