Câncer de mama

 

ESTADIAMENTO E TRATAMENTO

 

Estadiamento, ou análise de extensão do tumor, é o termo utilizado para classificar e determinar o estágio em que se encontra o câncer de mama e a melhor forma de tratamento para combatê-lo. Os fatores considerados nessa classificação incluem:

• O grau de invasão na mama.
• O tipo de células do tumor.
• A migração ou não de algumas células do tumor original para linfonodos próximos, principalmente da axila, uma vez que os linfonodos fazem parte do sistema imunológico e são freqüentemente os primeiros locais para onde o câncer se espalha.
• Se o câncer avançou ou não para outros órgãos, caracterizando metástase.

Tratamento
Os cuidados com o câncer de mama consistem geralmente em algum tipo de intervenção cirúrgica. Ela poderá variar de intensidade e ser associada a terapias complementares aplicáveis antes ou depois de sua realização, de acordo com o estágio atingido pela doença, a idade do paciente e o tamanho do tumor, entre outros fatores.

 

 

CIRURGIA

 

 

A cirurgia é o procedimento para a retirada do tumor cancerígeno. Sua extensão vai depender do tamanho do tumor. Em alguns casos, é possível preservar a mama e, em outros, pode ser necessária sua retirada e a remoção de outras áreas adjacentes.

A cirurgia de conservação da mama remove a porção cancerosa e parte do tecido sadio em volta do tumor, preservando ao máximo a aparência normal da mama. Quando a cirurgia retira uma pequena área em volta do câncer é chamada de lumpectomia e quando remove uma área maior de tecido é conhecida como quadrantectomia. Em ambos os casos podem ser retirados alguns nódulos linfáticos da axila.

A mastectomia remove toda a mama. Na mastectomia simples são removidos também alguns nódulos linfáticos da axila; na mastectomia radical modificada a maioria dos nódulos linfáticos da axila é retirada e pode acontecer ainda a remoção do revestimento dos músculos do tórax. Na mastectomia radical, além da mama, são retirados os músculos peitorais, todos os nódulos da axila, alguma gordura e pele.

 

 

RADIOTERAPIA

 

 

A radioterapia usa níveis elevados de radiação para matar as células do câncer ou evitar que elas cresçam e se dividam, causando o mínimo de danos às células saudáveis. Em geral, é administrada depois de cirurgias que preservam a mama e, às vezes, depois de uma mastectomia. É realizada para diminuir o risco de recorrência do câncer na mama.

Essa técnica pode ser aplicada antes da cirurgia para destruir células de câncer e diminuir o tamanho do tumor, facilitando a cirurgia, tanto de forma isolada como em conjunto com a quimioterapia ou a terapia hormonal. Alguns efeitos colaterais podem aparecer após as aplicações, como vermelhidão e ressecamento da pele, náusea e cansaço. A tendência é que eles desapareçam gradualmente após o término do tratamento.

 

QUIMIOTERAPIA

 

 

Quimioterapia consiste na utilização de medicamentos para combater as células do câncer ou diminuir sua capacidade e velocidade de multiplicação. O tratamento pode ser administrado por via oral, na forma de comprimidos, ou por via intravenosa, utilizando injeções aplicadas diretamente na veia ou por meio de um cateter. Esse tipo de tratamento pode ser uma opção após a cirurgia, quando há suspeita da existência de células microscópicas de câncer, ou antes da cirurgia, como forma de diminuir o tamanho do tumor.

Na quimioterapia intravenosa a aplicação é feita em clínicas especializadas ou hospitais. Em alguns casos, exige internação. A quimioterapia oral (quimioral) é tomada pelo paciente em sua casa ou qualquer outro ambiente como o de trabalho ou lazer.

 

 

HORMONIOTERAPIA

 

A hormonioterapia, ou terapia hormonal, visa a evitar que o tumor de mama cresça, se espalhe ou retorne. Utiliza medicamentos para alterar a ação dos hormônios ou a remoção cirúrgica dos ovários. A terapia hormonal pode evitar que os hormônios naturais do corpo atinjam as células de câncer, deixando de estimular o seu crescimento e permitindo controle de seu crescimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: