Qualidade de Vida

 

SEXUALIDADE E QUIMIOTERAPIA

 

 

Durante a quimioterapia, é possível que os efeitos colaterais diminuam a libido. As conseqüências não são iguais para todos, mas são passageiras e parte delas pode ser minimizada e superada com carinho e atenção. Entre as eventuais reações da quimioterapia pode haver uma alteração hormonal que interfira no comportamento sexual. Nas mulheres, por exemplo, pode ocorrer também amenorréia – ausência de menstruação – ou diminuição na lubrificação vaginal. Essas mudanças no organismo exigem cuidados especiais.

É claro que todos os incômodos provocados por essa fase do tratamento causam, em geral, ansiedade e até mesmo depressão. Por intermédio de orientação terapêutica esses problemas podem ser superados com relativa facilidade, afastando-se ou reduzindo-se a possibilidade de evoluírem para um quadro mais grave de depressão.

É provável que, durante o tratamento, você nem sempre sinta vontade de se arrumar, descobrir novos programas de lazer e até mesmo conversar. É imprescindível nessa situação o casal considerar a disposição física do doente de câncer. Alguns estudos mostram que a depressão pode causar alterações no sistema imunológico que é o responsável pela defesa do organismo e em detectar elementos estranhos, como bactérias ou vírus.

Com ajuda profissional será mais fácil para o casal lidar com o momento e entender que o amor e o carinho que um dedica ao outro persistem, mesmo se não houver motivação suficiente para um relacionamento sexual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: