Qualidade de Vida

 

ATIVIDADES FÍSICA E CÂNCER DE MAMA

 

Mãos à obra! A recuperação após uma cirurgia de mama exige um pouco de trabalho por parte da paciente. O médico vai indicar o momento adequado para o começo desse trabalho, que consiste na realização de movimentos orientados por um fisioterapeuta. Muitas vezes, os exercícios começam logo após a extração do tumor, no pós-operatório.

 

É natural que pacientes acordem após a operação ainda com muitas dúvidas, com receio de se movimentar e de deixar cair o dreno colocado no corte para eliminação dos líquidos produzidos pela incisão. Os profissionais de fisioterapia ajudam a lidar com esses receios, ensinando os movimentos adequados e que não produzem danos.

 

As primeiras iniciativas devem ser de movimentação do braço até a altura do ombro. Em pouco tempo haverá a liberação para que se movimente o braço numa altura de até 90 graus, o que possibilita a retomada de atividades de rotina como pentear-se, escovar os dentes e lavar o rosto.

 

Após a retirada do dreno, geralmente de 7 a 15 dias após a cirurgia, o fisioterapeuta vai ensinar exercícios de alongamento para o braço e iniciar a drenagem linfática manual para prevenir o linfedema. Algumas cirurgias de mama incluem a retirada dos gânglios da axila que funcionam como filtros do sistema linfático. A circulação desses líquidos na região fica mais lenta, podendo provocar inchaço no braço. As drenagens atuam como prevenção para esse problema. É importante hidratar a pele para evitar o ressecamento e também para facilitar a massagem.

 

Entre os exercícios indicados para essa fase, abrir e fechar a mão diversas vezes, levantar o braço até a altura do ombro e para a lateral do corpo e colocar a mão atrás da nuca serão algumas das recomendações do fisioterapeuta. Para diminuir a tensão muscular provocada por esses dias de natural apreensão, uma das possibilidades é levantar e abaixar os ombros repetidamente, o que ajuda a relaxar a musculatura do pescoço. Se essa musculatura estiver muito rígida, pode-se também utilizar uma compressa de água morna. Os exercícios ensinados pelo fisioterapeuta devem ser feitos pelo menos duas vezes por dia, 10 vezes cada movimento, sempre observando seu próprio limite.

 

A massagem – ou drenagem linfática manual – só deve ser feita pelo fisioterapeuta. Ele começa trabalhando a região do braço e em seguida a lateral do tronco. Os próximos passos são os exercícios de alongamento.

 

Após um curto período, você provavelmente estará em condições de realizar auto-massagem, que é uma drenagem linfática simplificada. Os movimentos também serão ensinados pelo fisioterapeuta e devem ser executados pelo menos três vezes por semana, em frente ao espelho, após ou durante o banho.

 

O médico e o fisioterapeuta vão avaliar quando você poderá dispensar o auxílio de fisioterapia em consultório, mantendo apenas os exercícios em casa. Eles também lhe dirão até quando será necessário evitar carregar peso ou tomar outros cuidados, como os de não retirar a cutícula, por exemplo, para evitar risco de contaminação.

 

É importante que nessa fase você mantenha cuidados em relação a sua exposição ao sol, protegendo-se sempre com filtro solar antes de sair de casa e utilizando cremes hidratantes para prevenir o ressecamento da pele. Atividades físicas corriqueiras não tardam a ser liberadas, mas o tipo e a intensidade do exercício ou movimento que você poderá realizar deve ser discutido com o médico.

 

Em geral, logo após a retirada do dreno já é possível fazer caminhadas, assim como os exercícios de alongamento ultrapassando os 90 graus. Hidroginástica e natação são atividades que você poderá realizar assim que o processo de cicatrização esteja completo e não houver mais risco de infecções por conta do tratamento.

 

 

Fonte: Carla Vojvodic

Fisioterapeuta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: