Quimioterapia Oral

 

QUIMIORAL E VIAGENS

 

Como o tratamento com quimioterapia oral é realizado com comprimidos ou cápsulas, o paciente fica liberado das visitas que faria ao hospital para receber os medicamentos por meio de um cateter intravenoso. Isso significa mais tempo com mais qualidade para ficar com seus amigos e familiares e até mesmo para viajar, passear ou tirar férias durante o tratamento.

 

Em contraposição, pessoas submetidas à quimioterapia intravenosa devem se deslocar ao hospital com mais freqüência e ficam limitadas quanto ao número de viagens e até para onde podem ir.

 

Se o paciente pretende viajar durante a quimioterapia oral, deve falar com seu médico antes de fazer qualquer programação. O paciente deverá elaborar, junto com a equipe médica que o assiste, um plano de ação para prevenir a ocorrência de possíveis reações adversas. O paciente deverá levar todos os medicamentos recomendados pela equipe médica.

 

Para que o paciente esteja bem preparado para a viagem, uma boa pedida é imprimir e preencher com atenção a lista de verificação a seguir, para certificar-se de levar tudo de que precisa para sair a trabalho ou lazer.

 

Antes de partir, é importante conferir se tudo foi providenciado e é conveniente, também, que sejam levados anotados e bastante à mão os números de telefone que lhe são necessários.

 

Check List Comprimidos ou cápsulas da quimioterapia oral

(Certificar-se de que há comprimidos / cápsulas suficientes para toda a viagem)  

Solução de enxágüe bucal   

Pomada anti-séptica   

Número de telefone do médico   

Número de telefone da enfermeira   

Número de telefone da farmácia   

Número de telefone para contatos de emergência   

Diário do tratamento e das reações adversas   

Comprimidos contra náuseas e diarréia, se recomendados   

Outros medicamentos recomendados   

Protetor solar acima de 30 FPS (fator de proteção solar)  

 

QUIMIORAL E TRABALHO

 

É natural que uma pessoa quando recebe um diagnóstico de câncer se sinta como se a vida tivesse parado ou imagine que não será possível prosseguir com suas atividades diárias normais. Mas essa pessoa, sentindo-se suficientemente bem, deve querer continuar a trabalhar durante o tratamento, pois isso poderá ajudá-la a manter-se ocupada e distraída.

A quimioterapia oral (quimioral), por ser aplicada na forma de comprimidos, torna possível a realização do tratamento no trabalho, já que o paciente não precisará passar longas horas no hospital para receber os medicamentos por meio de um cateter intravenoso nem carregar dispositivos portáteis. As viagens de negócios também são possíveis para quem se trata com quimioral.

 

EXERCÍCIOS E QUIMIOTERAPIA

 

Exercícios físicos são benéficos à saúde e nos dão mais energia. Durante o tratamento contra o câncer, os exercícios podem ajudar a diminuir a fadiga, as náuseas e a depressão, bem como trazer motivação durante um momento especialmente difícil da vida.

Com a quimioterapia oral (quimioral) o paciente pode praticar exercícios sempre que quiser, pois não tem de se preocupar com linhas de tratamento intravenoso.

Mesmo assim, ele deverá consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, para ser aconselhado sobre quais são as mais adequadas para o seu caso, considerando as necessidades pessoais.

Exercícios aeróbicos suaves, como caminhar, ou de relaxamento, como ioga ou Pilates, são um bom ponto de partida, quando autorizados pelo médico.

Uma vez sob o tratamento de quimioral, o paciente não vai precisar de uma linha central intravenosa ou bombeamento para receber a medicação. Assim, a natação também é uma boa opção, pois exige menos das articulações do que outras atividades, além de alongar e fortalecer os músculos.

 

 

APARÊNCIA E QUIMIOTERAPIA

 

É comum durante o tratamento contra o câncer que o paciente não se sinta bem e talvez nem esteja mesmo com a melhor aparência.

É possível ocorrer alterações na pele, cabelo e unhas associadas a alguns tratamentos.

Por isso, os cuidados com a aparência podem ser importantes para que o paciente se mantenha com o moral elevado e conserve a sensação de normalidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: