Informações

ESTADIAMENTO E ESTÁGIOS DO CÂNCER DE MAMA

Estadiamento Do Câncer de Mama:

Para o estadiamento podem ser pedidos os exames como:

Raio-X de tórax

Cintilografia óssea

Tomografia de tórax e abdômen

Receptor de estrógeno e progesterona no tecido tumoral (retirado na biópsia), para avaliar possibilidade de hormonioterapia.

Avaliação de HER-2 no tecido retirado, que ajuda a decidir por diferentes tratamentos.

 

Estágios da doença:

Com informações do tamanho do tumor, comprometimento de linfonodos (avaliado na cirurgia) e metástases à distância, a doença é classificada em: Estágio 0: É o chamado carcinoma in situ que não se infiltrou pelos dutos ou lóbulos, sendo um câncer não invasivo.

Estágio I: O tumor é pequeno e não se espalhou pelos linfonodos.

Estágio IIa: Qualquer das condições abaixo: O tumor tem menos que 2 centímetros e infiltrou linfonodos axilares. O tumor tem entre 2 e 5 centímetros, mas não atinge linfonodos axilares. Não há evidência de tumor na mama, mas existe câncer nos linfonodos axilares.

Estágio IIb: Qualquer das condições abaixo: O tumor tem de 2 a 5 centímetros e atinge linfonodos axilares. O tumor é maior que 5 centímetros, mas não atinge linfonodos axilares.

Estágio IIIa: Qualquer das condições abaixo: O tumor é menor que 5 centímetros, se espalhou pelos linfonodos axilares que estão aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas. O tumor é maior que 5 centímetros, atinge linfonodos axilares os quais podem ou não estar aderidos uns aos outros ou a outras estruturas vizinhas.

Estágio IIIb: O tumor infiltra a parede torácica ou causa inchaço ou ulceração da mama ou é diagnosticado como câncer de mama inflamatório. Pode ou não ter se espalhado para os linfonodos axilares, mas não atinge outros órgãos do corpo.

Estágio IIIc: Tumor que qualquer tamanho que não se espalhou para partes distantes, mas que atinge linfonodos acima e abaixo da clavícula ou para linfonodos dentro da mama ou abaixo do braço.

Estágio IV: Tumor de qualquer tamanho que tenha se espalhado para outros locais do corpo como ossos, pulmões, fígado ou cérebro.

 

Fonte:Andre Sasse

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: