Notícia

25 de julho

NOTÍCIAS

NOTÍCIAS
 
Projecto da World Community Grid Acelera Pesquisa da Cura do Cancro
 
 
A IBM trabalhou em conjunto com cientistas da Universidade de Medicina e Medicina Dentária de Nova Jérsia (UMDNJ) – Escola Médica Robert Wood Johnson –, e com o Instituto do Cancro de Nova Jérsia, para pôr em prática um projecto que irá canalizar a capacidade tecnológica de um super-computador virtual na luta contra o cancro.
O Help Defeat Cancer é o terceiro projecto a beneficiar da enorme potência computacional do World Community Grid (WCG), a maior rede tecnológica humanitária do mundo a correr num super-computador virtual. Espera-se que este projecto ajude os investigadores a perceber melhor os mecanismos da doença para que os tratamentos e o planeamento das terapias para os doentes com cancro sejam mais eficazes. A IBM irá disponibilizar as suas capacidades tecnológicas para suportar o projecto Help Defeat Cancer durante os próximos três meses. A iniciativa permitirá aos investigadores analisar, em simultâneo, um grande número de tecido conjuntivo (cancer tissue microarrays – TMAs), e levar a cabo múltiplas experiências em espaços de tempo mais curtos.
“Como resultado do projecto Help Defeat Cancer, o WCG torna agora possível analisar num dia um elevado número de amostras de tecido, o que demoraria, aproximadamente, 130 anos se usássemos um computador normal,” diz David J. Foran, investigador, professor de patologia, director do Center for Biomedical Imaging na UMDNJ – Escola Médica Robert Wood Johnson, e co-director do Programa de Imunologia do Instituto do Cancro de Nova Jérsia. “Sem o recurso ao WCG, as TMAs são processadas individualmente ou em pequenos grupos e analisados em computadores standard”, conclui o mesmo responsável.
Os investigadores acreditam que a velocidade e a capacidade do WCG tornam possível detectar mudanças subtis em parâmetros mensuráveis que podem facilitar o prognóstico, nem sempre perceptível através da simples análise tradicional ou da investigação humana. Os investigadores já criaram um protótipo na web para projectar, analisar, arquivar e partilhar automaticamente o tecido conjuntivo. O Help Defeat Cancer irá começar com a análise das TMAs de cancro da mama e, em seguida, pela análise dos cancros da zona da cabeça e do pescoço.
De acordo com a IBM, através do WCG qualquer um de nós pode doar o tempo inactivo dos seus computadores ao fazer o download do software gratuito do programa e registar-se no site http://www.worldcommunitygrid.org . É um processo rápido, fácil e seguro. Neste momento há mais de 200 mil pessoas registadas e com a potência de mais de 360 mil computadores ligados em rede.
A Fundação Lance Armstrong, parceira do WCG, apoiará esta iniciativa ao instalar o software em todos os computadores da Fundação e irá encorajar todos os que possuam computador a aderir a este projecto.
“O World Community Grid é uma verdadeira demonstração de ‘inovação que interessa ao mundo’, refere Stanley S. Litow, presidente da Fundação Internacional da IBM e vice-presidente da área de Responsabilidade Social. O mesmo lembra que “todos, em qualquer parte do mundo, desde que possuam um computador, podem juntar-se a esta batalha contra o cancro”.
Lançado em Novembro de 2004, o WCG é um esforço humanitário global, liderado pela IBM, e que se baseia na capacidade não-utilizada de computadores pessoais e profissionais para ajudar a resolver os problemas mais prementes da sociedade. Existem mais de 650 milhões de computadores em todo o mundo, e cada um deles é um potencial participante no WCG. A computação em grid é uma tecnologia emergente que fornece mais poder de processamento do que os maiores super-computadores do mundo
 
 FONTE: CiênciaPT Net
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: