DEPOIMENTOS

TÂNIA MARIA VILAR BARBOSA
 
(Tive câncer com 48 anos)
 
                 Sou Tânia Barbosa, 52 anos, moro no Rio de Janeiro. Em 2002 em exames de
rotina, descobri que estava com câncer-de-mama.
                 Tudo começou quando… a médica me atendeu com um sorriso acolhedor e perguntou:
trouxe os exames? Respondi: sim.
                 Ao ver os exames, o sorriso da médica não se alterou. Anos de experiência lhe
permitiam receber aquela notícia de forma profissional, mas conseguia prever que o desenrolar da
história poderia tornar-se um drama.
                 Com toda a calma disse: – Sim, Tânia! Fique tranqüila. Vamos fazer um exame que vou
dar uma olhadinha nisso.
                 Durante os preparativos pensava… bobagem! Isso é uma preocupação normal.  Depois
do exame a médica compenetrada me diz: de fato, você tem um nódulo na mama. Precisamos
fazer um ultra-som, exame de sangue e quem sabe uma punção.
                Nessa hora meu mundo caiu… perdi o chão! Eu estava com câncer!! Perguntava-me e
agora? Mas em nenhum momento me deixei levar pela angústia e desespero. Mantive a calma e
decidi partir para a cirurgia. Queria me livrar do câncer o mais breve possível! E assim o fiz. 
                 Em menos de um mês fiz todos os exames e a cirurgia, seguidas de quatro seções de
quimioterapia (não tive nenhuma reação ao tratamento). Veio então a queda de cabelo, talvez a pior
coisa depois da notícia do câncer em si. Mas sobrevivi e estou aqui firme e forte. Quero mostrar
que a doença tem cura quando descoberta de início. Não temam em fazer os exames.
                 Com a doença aprendi a dar valor a coisas que estavam ao meu redor que nem
admirava, mas Deus escreve certo por linhas tortas…aprendi a prestar mais atenção em mim, me
permitir todos os desejos…aprendi a me cuidar mais e viver cada dia intensamente como se fosse
o último. Tenho uma família linda que em nenhum momento deixou de me dar apoio, conforto,
tiveram paciência, me ajudaram a superar essa fase e hoje estou aqui feliz, curada e saudável!
                 Não deixem de procurar o médico…lembrem-se que caso seja malígno…NEM TUDO
ESTÁ PERDIDO! SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
 
 ELEN  

Meu nome é Elen , tenho 32 anos  moro no Rio de Janeiro. Descobri um nódulo na mama direita em dezembro de 2005, mas a confirmação do câncer só veio em janeiro de 2006, notícia q caiu como uma bomba sobre a minha cabeça, eu jamais imaginei q isso pudesse acontecer comigo, me achava jovem e não tinha caso nenhum na família.

            O início do meu tratamento se deu muito rápido, fiz duas cirurgias em janeiro mesmo e já em fevereiro passei pela primeira sessão de quimioterapia. Graças a Deus não precisei fazer mastectomia, meu cirurgião fez de tudo pra preservar a mama. Durante a quimio, fiquei completamente careca, mas isso não me abalou, porque na verdade me achei muito bonita assim sem cabelos. Depois veio a radioterapia, só foi um pouco cansativo porque tive que ir ao hospital todos os dias, mas faz parte, né?!

            Para mim o mais estressante foi a parte dos exames, são muitos, e é sempre uma ansiedade esperar pelos resultados, mas graças a Deus até agora todos se mostraram normais.

             Não preciso nem dizer q a doença mudou a minha vida. Pra melhor. Passei a dar mais valor ainda a ela. Me achava feia, insignificante e que ninguém gostava de mim, mas o que eu vi foi o contrário, até pessoas que estavam completamente afastadas de mim me procuraram e me deram o maior apoio. Me senti muito querida. Também vi que eu dava uma importância tão grande à minha aparência a ponto de isso fazer eu me sentir muito infeliz, porque eu nunca estava satisfeita com nada. Claro que não penso mais assim, me adoro do jeito que eu sou, adoro meu cabelo curto, não tenho pressa de vê-lo crescer.

            Ah, e outra coisa, me aproximei mais de Deus e não pretendo me afastar Dele nunca mais. Sem Ele não conseguiria superar. A fé na cura é o mais importante.

            Um forte abraço e fiquem com Deus.

            Elen. 

 

Deixe uma resposta

