EVITAR HORMÔNIOS REDUZ CÂNCER DE MAMA

Sexta, 15 de dezembro de 2006, 00h25  Atualizada às 08h11
Evitar hormônios reduz câncer de mama, diz estudo  
Últimas de Saúde» Pesquisadores conseguem curar o diabete em camundongos
»
REDUÇÃO DO USO DE HORMÔNIOS REDUZ CÂNCER NOS EUA
 
Os casos de câncer de mama nos Estados Unidos registraram uma redução de 7,2% em 2003, depois de os médicos pararem de recomendar a reposição hormonal para o tratamento da menopausa, segundo um estudo publicado hoje.
A redução foi ainda maior (12%) entre as mulheres com idades entre 50 e 69 anos que tinham sido diagnosticadas com tumores. Em 2002, uma ampla investigação federal tinha vinculado o consumo de hormônios a um maior risco de câncer de mama, doenças do coração e outros problemas de saúde.
O relatório, que analisou as estatísticas federais sobre a incidência do câncer, foi apresentado nesta quinta-feira numa conferência em San Antonio (Texas). Os responsáveis foram cientistas do Centro Anderson de Pesquisa sobre o Câncer da Universidade do Texas.
Os especialistas analisaram 16 mil mulheres com idades de 50 a 70 anos submetidas à reposição hormonal. O sistema combate os efeitos secundários da menopausa, e se baseia na prevenção de incômodos e problemas de saúde causados pelo diminuição da produção de estrogênio.
Os cientistas informaram que em 2003 foram diagnosticados 14 mil casos de câncer em mulheres a menos que em 2002, ano no qual a estimativa foi de 203.500 novos casos. "É a maior redução na incidência de câncer de mama um só ano que eu tenha conhecido", disse o especialista Peter Ravdin, do Departamento de Bioestatística do Centro Anderson.
Cerca de 30% das mulheres americanas acima dos 50 anos faziam tratamento hormonal no início da década, mas metade interrompeu a reposição em 2002 depois da descoberta de um suposto vínculo com o câncer de mama, explicou Ravdin.
EFE
Agência Efe – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: