HIGIENE E CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Uma das consequências do tratamento quimioterápico é a queda da proteção imunológica do paciente. Durante o tratamento – e principalmente no início dele -, recomenda-se que o paciente evite aglomerações para diminuir o risco de se expor a vírus de gripes e resfriados.
Outro cuidado imprescindível é diminuir o risco de infecções a que todos estão sujeitos quando não tomam as precauções necessárias na preparação dos alimentos. Alimentos preparados sem uma boa higienização podem ser veículos para a transmissão de vírus e bactérias e, para quem está com sua proteção imunológica em baixa, esse risco é ainda maior.
Assim, todo cuidado é pouco. Lave as mãos com água e sabão em abundância antes de começar a preparar os alimentos e antes das refeições. Lave frutas e verduras em água corrente e, no caso daquelas que têm casca, use uma esponja com sabão ou detergente para esfregá-las bem. Deixe uma esponja separada especificamente para esse fim, trocando-a pelo menos a cada 15 dias.
Quando for consumir folhas, lave-as uma a uma em água corrente, coloque-as numa bacia com água e acrescente algumas gotas de esterilizante, deixando de molho por cerca de cinco minutos. Lave também em água corrente carnes, frango e peixes, antes de temperá-los e evite comer carnes cruas.
Finalmente, para beber água ou para a preparação de sucos, utilize sempre água filtrada ou água mineral.
 
Publicado em 20/11/2006

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: