MAQUIAGEM E CABELO

Manicure
 
Pacientes que retiraram gânglios das axilas na cirurgia de remoção de tumor mamário podem estar sujeitos a linfedema nessa região e nos braços e, portanto, precisam de cuidados especiais na hora de fazer suas mãos. Todos os pacientes que passam por tratamentos quimioterápicos têm queda esperada da imunidade e por isso são necessários cuidados com higiene para impedir a ocorrência de infecções. O aconselhável é não retirar a cutícula, que é uma barreira contra agentes infecciosos. A solução para evitar o ressecamento da cutícula é hidratá-las diariamente com um creme e afastá-las com um empurrador.
Para fazer as mãos sem problemas, é só tomar algumas precauções, começando por lavá-las bem com água abundante e sabão. O esmalte deve ser retirado com removedor, mas, como esse produto resseca unhas e cutículas, é melhor optar por tons claros de esmalte, que saem mais facilmente. O corte das unhas deve ser arredondado.
Todos os instrumentos utilizados devem ser previamente esterilizados em água fervente, por dez minutos. Após esfriarem, podem ser usados. Se optar por cuidar das unhas em uma manicure, procure levar seus próprios instrumentos previamente esterilizados e guardados em recipiente limpo. Não se acanhe de solicitar à profissional que vai atendê-la para lavar as mãos com água abundante e sabão antes de iniciar a tarefa. Assegure-se, também, de que haja protetores plásticos descartáveis nas bacias em que irá mergulhar seus pés e, de preferência, leve seus próprios recipientes para mergulhar as mãos, na operação necessária para o amolecimento e afastamento da cutícula.
 
Pele
 
O ressecamento da pele torna-a quebradiça e facilita a entrada de agentes infecciosos. Por isso, os cuidados com a higiene têm de ser redobrados. Antes de aplicar qualquer produto sobre a pele, lave bem as mãos com sabonete. Use uma espátula descartável para retirar a quantidade que será aplicada. Dê preferência a instrumentos descartáveis, como algodão, gaze ou esponjas. Os materiais que não podem ser descartados devem ser lavados com água e sabão após cada uso. Não compartilhe seus produtos de limpeza de pele e maquiagem com outras pessoas, para diminuir o risco de infecções.
Limpe o rosto com esponja macia, água morna e sabonete neutro antes de aplicar a maquiagem. Comece com um hidratante facial e, eventualmente, um corretivo para disfarçar manchas na pele. Você pode aplicar a maquiagem a que está acostumada: base, pó e blush (utilizando esponjas macias), sombras, delineadores e rímel para os olhos. No caso de estar sem sobrancelhas, pode-se desenhá-las com um lápis macio. O batom também pode ser aplicado, de preferência os que contêm hidratante.
 
Queda de cabelo
 
Para enfrentar o período de queda de cabelos de forma menos difícil, é aconselhável tomar algumas providências, antes, durante e depois desse processo. Corte os cabelos bem curtos antes que comecem a cair para que o peso menor adie um pouco o início da queda. Providencie acessórios como lenços, turbantes, bonés, chapéus e perucas. A versatilidade da moda atual facilita o uso desse tipo de acessório e ajuda a dar um visual moderno e arrojado.
Quando lavar os cabelos, opte por xampu neutro, para evitar o ressecamento dos fios e do couro cabeludo. Enxugue-os com toalha macia e sem esfregar. O secador deve ter sua temperatura regulada entre morna e fria. Prefira escova macia, como as de bebê.
Não use grampos, fivelas ou elásticos e evite produtos químicos, como tinturas, permanentes ou sprays.
 
Perucas
 
A moda hoje oferece um sem-número de artifícios para disfarçar a falta de cabelos garantindo, ao mesmo tempo, um visual simpático, moderno e, muitas vezes, até ousado. É claro que a primeira medida para enfrentar o período de queda de cabelos é o uso de uma peruca, que tanto pode ser feita com cabelos naturais como sintéticos.
É mais fácil escolher a peruca adequada antes do início do tratamento, o que permite optar por um modelo que mais se aproxime da aparência e cor dos cabelos naturais. Entretanto, para quem estiver com vontade de variar a aparência, esse é também um momento para experimentar modificações, quem sabe até radicais. Se você estiver com vontade de mudar, escolha uma cor de cabelo ou um corte que mais se adeque a essa sua fase.
 
Publicado em 20/11/2006

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: