SEXUALIDADE E CÂNCER-DE-MAMA

O impacto de uma cirurgia de mama sobre a sexualidade feminina é hoje bem menor do que foi no passado. A possibilidade de reconstrução imediata da mama e os recursos disponíveis já diminuíram bastante o efeito psicológico negativo que era comum até há alguns anos, quando a cirurgia de reconstrução não era tão acessível. Além disso, outra questão importante é que, mesmo havendo um comprometimento da sensibilidade erógena – responsável pela excitação sexual – na região, há atualmente uma série de estudos e orientações que permitem que se busque a compensação dessa perda.
A verdade é que o organismo é uma máquina sábia. Quando estimulado não apenas com o toque do parceiro mas, também, pelo amor, compreensão e paciência, é possível à mulher experimentar carinhos e explorar outras áreas do corpo tão sensíveis quanto o seio. O organismo permite que a sensação erógena possa ser descoberta em outras regiões do corpo, tornando-se sensível ao toque no ombro, coxas, púbis, pés, joelhos e braços ou qualquer outra área. Conversar com o parceiro e descobrir as novas possibilidades pode levar a boas surpresas.
Falar francamente pode também eliminar receios que acabam se mostrando infundados. A diminuição da libido, a sensação de estar feia e, por isso, a vergonha de se mostrar e que acabam gerando insegurança e sofrimento para o casal podem derrubar a auto-estima. A mulher tem receio de que seu parceiro não a queira mais.
O importante é buscar um acompanhamento terapêutico para ajudar você e seu parceiro a lidar com a nova situação. Às vezes, antigos problemas de relacionamento afloram num período de dificuldade e o que antes não era percebido ou não era encarado toma proporções maiores. Essa é uma oportunidade de tentar resolver velhas e novas pendências.
 
Publicado em 20/11/2006

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: