UMA BOA DIETA AJUDA MUITO A QUÍMIOTERAPIA

Entrevista com a nutricionista Renata Cristina Campos Gonçalves, do Ganep
 
Mesmo com a variedade de medicamentos disponíveis para minimizar os principais efeitos colaterais do tratamento quimioterápico, ainda há possibilidade de ocorrer alguns incômodos digestivos como náuseas, vômitos ou diarréia. Esses incômodos são passageiros e terminam após o tratamento, mas, para diminuir as sensações desagradáveis, a nutricionista Renata Cristina Campos Gonçalves, do Ganep – Grupo de Nutrição Humana, dá algumas dicas fáceis de serem seguidas.
As proibições são poucas e não diferem daquelas que se recomendam para qualquer pessoa interessada em ter uma boa qualidade de vida: evite produtos muito gordurosos, principalmente as frituras, empanados, carnes gordurosas e embutidos, e diminua a quantidade de condimentos industrializados, bem como o uso de conservantes, incluindo as pimentas. Os condimentos irritam a mucosa gástrica e podem potencializar a sensação de mal-estar.
“Quem está acostumado a consumir comidas fortemente condimentadas tem a possibilidade de apresentar azia, podendo optar por temperar os pratos com ervas naturais, como manjericão, ervas finas e outras”, explica Renata, acrescentando que se pode também utilizar como tempero o suco de limão ou laranja para melhorar o sabor em casos de alteração do paladar.
Para prevenir-se de eventuais contaminações nesse período, em que há uma queda da imunidade, a nutricionista aconselha que frutas com casca e legumes em geral sejam lavados com água corrente e posteriormente higienizados com hipoclorito de sódio, produto vendido em supermercados e farmácias. Após a higienização, deve-se escorrer a água e não enxaguá-los. Ela recomenda comprar esses produtos em locais de boa procedência, examinando atentamente se as frutas ou legumes estão em boas condições.
A nutricionista aconselha também cuidar da boa hidratação. A água auxilia em todas as funções do organismo e, por isso, deve-se beber entre 2 e 2,5 litros de água diariamente, podendo optar por sucos ou chás. Na ocorrência de diarréia, a hidratação é ainda mais importante; a utilização de água de coco, bebidas isotônicas e suco de limão ajuda a prevenir a desidratação. Em contrapartida, é bom evitar algumas frutas como abacate, coco, mamão, ameixa, laranja e uva, que podem agravar a diarréia.
“Para náusea, uma boa dica é dar preferência para alimentos secos e salgados, já que os doces e a ingestão de líquidos durante as refeições costumam potencializar ainda mais esse sintoma”, afirma a profissional.
 
Publicado em 09/03/2007

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: