RISCOS QUE ELEVAM O CÂNCER DE MAMA

ALIMENTAÇÃO RICA EM CARNES E DOCES ELEVA O RISCO DE CÂNCER DE MAMA
 
Fonte: Saúde
 
O câncer de mama é uma doença grave que costuma atingir mulheres mais comumente a partir da sexta década de vida. A história familiar do tumor, exposição à radiação e situações de aumento dos níveis sanguíneos de hormônios sexuais são alguns dos fatores de risco para o câncer mamário. A cura da doença pode ser atingida perante a identificação precoce do tumor e instituição das medidas adequadas de tratamento.
O consumo excessivo de carnes e doces pode elevar em até 60%, a chance de ocorrência do câncer mamário em mulheres idosas, conforme revela estudo da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de Julho deste ano. Este aumento no risco de surgimento do tumor é significativo, quando comparado à freqüência da doença observada em mulheres que ingerem regularmente dieta rica em vegetais, soja e peixe fresco.
A pesquisa incluiu a participação de 1.459 mulheres com diagnóstico de câncer de mama, bem como de 1.556 voluntárias saudáveis. Após um acompanhamento de 5 anos, verificou-se que o risco de surgimento do tumor era maior dentre as mulheres que cultivam o hábito de alimentar-se com carnes e doces, em relação as que afirmavam ter dieta composta por vegetais. Tais achados foram observados especialmente dentre as mulheres que se encontravam no período pós-menopausa.
A coexistência de obesidade associou-se com o dobro de risco de ocorrência do tumor mamário nas mulheres climatéricas. A dieta composta por carnes e doces também se relacionou com aumento da chance de surgimento de câncer de intestino, diabetes mellitus e doenças do coração.
Assim, os autores concluem que o consumo de dieta saudável pode contribuir na redução do risco de câncer de mama, além de garantir proteção contra diversas outras enfermidades. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: