TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE MAMA É MENOS EFICAZ QUE PREVISTO

Um tratamento amplamente prescrito junto com a quimioterapia para curar as mulheres que sofrem de câncer de mama não é eficaz em grande quantidade de pacientes, de acordo com um estudo americano publicado no "New England Journal of Medicine".
 
O Taxol costuma ser prescrito para as mulheres que apresentam câncer de mama, em um coquetel de medicamentos destinado a limitar o ressurgimento da doença.
Segundo os autores do estudo divulgado na quarta-feira, esse tratamento seria eficaz apenas em mulheres com um tumor específico (HER2-positivo), o que corresponde a cerca de 20% dos casos.
 
O tratamento não parece eficaz nas mulheres que sofrem outros tipos de câncer, afirmam os pesquisadores, destacando, porém, que esses resultados são preliminares e que seria prematuro deixar de utilizar o Taxol.
 
Se estudos posteriores confirmarem essa descoberta, um simples teste molecular permitirá selecionar as pacientes que poderão aproveitar o tratamento e, nas outras, evitar os efeitos colaterais potencialmente nefastos de uma quimioterapia inútil (supressão do sistema imunológico, perda de cabelo ou degradação do sistema nervoso).
"Com estes dados, esperamos poder concentrar a quimioterapia nas pacientes mais suscetíveis de obter um benefício", explicou o diretor da clínica oncológica da Universidade de Michigan (norte), Daniel Hayes.
 
Os pesquisadores analisaram os resultados de um estudo terapêutico realizado nos anos 90. Concluíram que as mulheres com tumores HER2-positivo tinham 40% de possibilidades de evitar um ressurgimento do câncer, quando tratadas com Taxol. Em contrapartida, essa terapia não era eficaz nas outras pacientes.
 
Fonte: Agência AFP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: