QUIMIOTERAPIA ORAL OFERECE LIBERDADE E QUALIDADE DE VIDA AOS PACIENTES COM CÂNCER

Análise do Datafolha comprovou que, além da eficácia, 89% dos pacientes preferem a quimioterapia oral pela maior comodidade, liberdade e qualidade de vida.
 
Pacientes com câncer podem levar uma vida cada vez mais próxima da rotina de qualquer um, com mais conforto, comodidade e qualidade de vida. Com o desenvolvimento de terapias avançadas, o mito de que o câncer é um atestado de morte torna-se cada vez mais distante da realidade para muitos pacientes. Prova disso é que 89% dos que já foram tratados com quimioterapia injetável, por exemplo, preferem a utilizar a terapia oral. É o que revela uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha. Dos entrevistados, 57% têm câncer de mama e 40% têm câncer colorretal.
 
O objetivo da pesquisa foi avaliar o tratamento quimioterápico oral utilizado por pacientes com câncer de mama e colorretal. As informações foram levantadas no primeiro semestre de 2007, em três regiões brasileiras: Sudeste – São Paulo e Rio de Janeiro, Sul – Curitiba e Porto Alegre, e Nordeste – Salvador e Grande Recife.
 
A principal razão para essa preferência é a conveniência de não precisar ser internado para receber o tratamento intravenoso (no lugar dele, comprimidos) e a comodidade proporcionada que permite ao paciente passar mais tempo com a família e os amigos e menos tempo em ambiente hospitalar/ambulatorial. Livrando-se do estresse que há num ambiente hospitalar, as chances de cura certamente aumentam.
 
"Este é um dos maiores benefícios dos tratamentos orais, além da eficácia, pois pode ser administrado pelo próprio paciente, o que garante uma importante melhora na qualidade de vida. Além disso, a pesquisa é fiel e muito realista, uma vez que teve como foco apenas portadores de câncer que têm reais condições de avaliar o impacto do tratamento intravenoso frente à terapia oral", afirma Marília Casseb, superintendente da Associação Brasileira do Câncer.
 
Menos efeitos colaterais e equivalência de custos.
Além da eficácia, poucos efeitos colaterais e equivalência com relação aos custos, os entrevistados também ressaltaram a praticidade (88%), liberdade (82%) e a qualidade de vida (79%) como diferenciais positivos do tratamento oral. Cerca de 40% dos pesquisados, acometidos pelo câncer colorretal, não apontaram aspectos negativos para o tratamento.
 
"O resultado da pesquisa do Datafolha vai ao encontro com o cenário atual do avanço da Medicina que tem, nas pesquisas, o compromisso de desenvolver tratamentos que garantam a recuperação e também vida mais próxima do normal ao longo do tratamento de pacientes que lutam contra doenças como o câncer. Se além da eficácia nos resultados, é possível reduzir o tempo passado no hospital e também proporcionar aos pacientes mais tempo para si próprios, para a família e os amigos, o tratamento oral será uma opção positiva para todos", afirma Marília Casseb.
 
O levantamento realizado de forma direcionada abordou uma amostra de 150 pessoas, com 61 anos em média, que estão em tratamento oncológico ou foram diagnosticadas com algum tipo de câncer.
 
O câncer em números
 
No Brasil, morrem 10 mil mulheres por ano vítimas do câncer de mama. São descobertos, de acordo com o INCa – Instituto Nacional do Câncer – 49 mil novos casos no mesmo período. O câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece o primeiro entre as mulheres.
 
Ainda de acordo como INCa, o câncer colorretal – também chamado de tumor do cólon/reto ou câncer de intestino, é o quarto tumor maligno mais freqüente entre homens e mulheres, com mais de 25 mil casos novos diagnosticados em 2006.
 
Fonte: SESG Portal Nacional

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: