GRUPO TESTA DROGA SOB MEDIDA PARA ATACAR DOENÇA HEREDITÁRIA

11/2/2008
 
Parte da pesquisa que permitiu a descoberta do grupo de Reis-Filho foi possível graças ao teste clínico de uma nova droga anticâncer criada por Ashworth, uma das primeiras sob medida para pacientes de câncer de mama hereditários.
 
"No momento, ainda, todos os pacientes com mutação em BRCA2 e BRCA1 [outro gene semelhante] ainda são tratados como quaisquer outros pacientes de câncer de mama", diz Jorge Reis-Filho. "Nós fomos os primeiros a criar uma droga para tratamento específico."
 
A nova droga é um inibidor da enzima PARP, que está envolvida no processo de reparo de DNA danificado. Com amostras colhidas de voluntários do teste, foi possível constatar que o novo medicamento -que deve chegar ao mercado em 2013- também está sujeito à resistência dos tumores, mas menos do que as outras drogas de ação semelhante.
 
"Pelo menos no nosso teste clínico, os pacientes reagem mesmo", diz o pesquisador.
 
A pesquisa sobre a resistência à droga também deve ajudar a estudar a forma correta de prescrição. "Entendendo melhor isso, podemos combinar essa droga com alguma uma outra que funcione através de algum outro mecanismo, para contornar a resistência."
 
Segundo Toshiyasu Taniguchi, em um primeiro momento, as novas pesquisas tornam mais fácil saber o caso certo para usar a droga. "Nossos resultados sugerem que um inibidor de PARP pode não ser uma boa escolha para tratamento de câncer de ovário por mutação no BRCA2 se ele tiver um mecanismo de resistência por mutação secundária no BRCA2 induzida pela cisplatina", diz.
 
Fonte: Folha de São Paulo
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: