NOVO ESTUDO LIGA NICOTINA À PROPAGAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

15/10/2008
 
A nicotina pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na propagação do câncer de mama, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Cancer Research.
 
"Apesar de diversas pesquisas terem se centralizado no papel da nicotina no desenvolvimento de tumores cancerosos em geral, pouco se disse sobre os efeitos dessa substância no crescimento e propagação do câncer de mama em particular", explica no artigo o especialista Chang Yan Chen, do Centro Médico Beth Israel Deaconess em Boston, Massachusetts (nordeste).
 
Chen determinou por meio de uma série de estudos in vitro que as células do epitélio -tecido não-vascularizado que forma uma das camadas celulares que protegem a superfície externa do corpo- possuem, como as células cancerosas do seio, grandes quantidades de receptores de nicotina (NACHR).
 
Ao serem ativados, esses receptores impulsionam o desenvolvimento celular e a migração para outras partes do corpo.
 
Apesar de "o papel desses receptores sobre o sistema nervoso ser muito conhecido", explica Chen, "sabemos muito pouco a respeito das funções desses receptores sobre as células não-nêuricas e em particular sobre os tecidos mamários".
 
"Conseguimos constatar (…) que a nicotina, aparentemente ao aproveitar falhas nos controles nos ciclos celulares, contribui para o crescimento de células mamárias pré-cancerosas e cancerosas", acrescenta.
 
As experiências confirmaram essas observações com células cancerosas injetadas no rabo de um rato, que emigraram para os pulmões do animal.
 
Os estudos in vitro e em animais indicaram que a nicotina não é um cancerígeno clássico, mas que se combina com outras substâncias para induzir o câncer.
"Neste ponto da pesquisa só podemos dizer que a nicotina reforça o crescimento das células cancerosas", conclui Chen.
 
Fonte: Agência AFP
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: