ESQUEMAS UTILIZADOS

Linfonodos axilares negativos:

 

Esquema Drogas
CMF ciclofosfamida, metotrexate e fluorouracila
AC adriamicina e ciclofosfamida
FAC fluorouracila, adriamicina e ciclofosfamida

 

Linfonodos axilares positivos:

 

Esquema Drogas
FAC fluorouracila, adriamicina e ciclofosfamida
CMF ciclofosfamida, metotrexate e fluorouracila
FEC fluorouracila, epirrubicina e ciclofosfamida
AC adriamicina e ciclofosfamida
A-CMF é um protocolo chamado seqüencial, por utilizar primeiro apenas uma droga isoladamente (adriamicina), seguida depois, por uma associação de três drogas (ciclofosfamida, metotrexate e fluorouracila)
AC-Taxanos outro protocolo seqüencial, primeiro é utilizada uma combinação de duas drogas (adriamicina e ciclofosfamida), seguida após, por uma droga apenas (taxol ou taxotere)
Terapias com monodrogas são sempre paliativas. Geralmente podem ser utilizadas uma das seguintes drogas: Taxol, Taxotere, Gemzar, Xeloda, Novantrone, ou Navelbine

 

Dr. Felisberto Andreas Bub

Médico Oncologista

TIPO DE ADMINISTRAÇÃO

Intravenosa: dentro de uma veia, também chamada de endovenosa, é a forma mais comum para as quimioterapias, pois espalha a droga por todo o corpo quase que imediatamente.

Intratecal: dentro do espaço que existe entre as membranas que envolvem nossa medula espinhal e nosso cérebro (as meninges); difícil de ser feita e envolve riscos; reservada para os casos específicos em que ocorre invasão e disseminação do tumor pelas meninges.

Via oral: pela boca.

Cateter: dispositivo especial que é implantado no corpo da paciente, sob a pele e a gordura, em áreas de fácil acesso. Por ser caro e envolver riscos de complicações, é reservado para os casos em que será necessário administrar drogas intravenosas por várias vezes ou por longo período, mas a paciente não oferece condições técnicas adequadas para que suas veias possam ser puncionadas com uma agulha.

Dr. Felisberto Andreas Bub

Médico Oncologista

Fonte: http://www.mamainfo.org.br

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: