EXAME CLÍNICO

EXAME CLÍNICO

Anamnese

A anamnese é etapa fundamental para a identificação de queixas referentes a qualquer sinal ou sintoma mamário de determinada paciente, permitindo muitas vezes caracterizar a natureza do processo patológico.

O detalhamento da queixa principal deve ser realizado, pesquisando-se a época de aparecimento, o tempo de evolução, a forma de detecção, fatores desencadeantes, localização e outros sinais e sintomas associados.

O exame clínico das mamas deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a sua consulta em mulheres a partir de 25 anos. Durante o exame devem ser cuidadosamente observados sinais como assimetria, abaulamentos, retrações, eczemas, ulcerações, gânglios linfáticos e nódulos.

Inspeção Estática

Durante a inspeção estática deve ser observada a simetria, abaulamentos, retrações ou presença de edema cutâneo das mamas, o aspecto das aréolas e papilas, identificando possíveis áreas de ulceração.

Inspeção Dinâmica

Durante a inspeção dinâmica a paciente deve colocar os braços sobre a cabeça, de modo que possam ser observados possíveis retrações e abaulamentos. Em seguida, faz-se a mesma observação só que com as mãos na cintura de modo a fazer uma compressão dos músculos peitorais.

Palpação das Axilas

A palpação das axilas visa a detecção de linfonodos. O medico deve realizar a palpação com a mão contra lateral da axila examinada, mantendo o braço em posição de repouso.

Palpação das Mamas

A palpação das mamas é realizada em duas etapas, na primeira o médico faz o dedilhamento da mama visando identificar a presença de nódulos, e na segunda é feita uma palpação mais profunda usando as polpas digitais.

Fonte:www.mamainfo.org.br

 

 

 

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: