FINALIDADE

Curativo: como o próprio nome diz, tem por objetivo a cura do paciente, tornando-o definitivamente livre da doença. Isso não significa que o paciente nunca mais terá outros problemas de saúde, ou outros tumores, ou outro câncer. Sabemos que as chances de cura são maiores quanto mais precoce for o diagnóstico, pois o tamanho da doença será menor. Dependendo do tipo de câncer, é necessário um tempo mínimo de seguimento para dizer que um paciente está curado, geralmente este tempo mínimo é de cinco anos, embora alguns pesquisadores atualmente achem que esse tempo pode ser muito maior.

Adjuvante: é a quimioterapia feita após um outro tratamento que é o principal, geralmente cirurgia ou radioterapia. Seu objetivo é o de eliminar possíveis células cancerosas que possam ter escapado do tratamento principal e assim, prolongar ao máximo os resultados daquela terapia.

Neoadjuvante: é a quimioterapia feita antes de um outro tratamento que é o principal, geralmente cirurgia ou radioterapia. Seu objetivo é o de reduzir o tamanho de tumores muito grandes, para possibilitar um melhor resultado do tratamento principal.

Paliativo: é a quimioterapia feita quando já se sabe que não será possível obter a cura. Ela é feita com o objetivo de aliviar sintomas provocados pela doença e prolongar a vida do paciente, impedindo o crescimento rápido do tumor.

Dr. Felisberto Andreas Bub

Médico Oncologista

Fonte: http://www.mamainfo.org.br

 

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: