CÂNCER DE MAMA – EMPRESAS LIGADAS À SAÚDE CONTRIBUEM PARA A PREVENÇÃO

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e responde por cerca de 22% dos novos casos a cada ano. Só no ano de 2007 o número de óbitos por conta da doença chegou a mais de 11 mil.

Prevenir e ir ao médico regularmente são as melhores maneiras de evitar o pior. O autoexame não prevê nenhuma garantia às mulheres. O INCA – Instituto Nacional do Câncer lembra que a mamografia permite a detecção precoce do câncer e deve ser realizada a cada dois anos por mulheres com faixa etária entre 50 e 69 anos.

Diante da importância do diagnóstico precoce e do aumento considerável no número de casos – para 2010 estima-se 49 novos casos a cada 100 mil mulheres, empresas da área de saúde, como consultorias de benefícios, clínicas e laboratórios apostam em ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. O Blog da Saúde ouviu a Dra. Analucia, do Gimi Diagnóstico, empresa que participou ativamente do Mutirão da Mamografia 2009. Confira!

1) Quando e como decidiram participar do Mutirão da Mamografia 2009?

Este ano o Gimi completou 21 anos. Nossa história é marcada por esforço, dedicação e respeito ao paciente. Hoje, contamos com diversas especialidades médicas, como diagnósticos cardiológicos, ginecológicos, endoscopia e otorrinolaringologia diagnose. No entanto, os diagnósticos por imagem fazem parte da nossa atividade principal, nossa vocação. Dentre destes diagnósticos, a mamografia é o nosso cotidiano.

Como reconhecimento do nosso trabalho, recebemos diversos contatos por parte de nossos clientes interessados em se beneficiar das campanhas governamentais de saúde em nossa unidade. Assim, pela primeira vez, este ano, buscando um diálogo mais participativo, e atendendo à nossa vocação, decidimos participar do Mutirão da Mamografia.

2) Que tipo de ações foram realizadas pelo Gimi Diagnóstico?

O Mutirão da Mamografia compreendeu exame de Mamografia e Ultrassonografia para mulheres acima de 40 anos. Os exames de Ultrassonografia de Mamas, no entanto, somente foram realizados para a complementação de determinados diagnósticos. As mulheres foram atendidas com horário marcado mediante apresentação de pedido médico.

Realizamos 531 exames de Mamografia e 57 exames de Ultrassonografia, beneficiando diversas pacientes. Todas as pacientes receberam uma carta explicativa sobre o resultado da Mamografia e/ou Ultrassonografia. Essa orientação referia-se desde o simples acompanhamento médico até o encaminhamento para Entidades Públicas especializadas indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Governo de São Paulo para o prosseguimento da investigação.

3) Você acredita que a participação de entidades de saúde em ações como o Mutirão da Mamografia auxiliam no aumento de credibilidade e confiança à população. Por quê?

Sim, nós acreditamos que a participação em ações como o Mutirão da Mamografia possa auxiliar no aumento da credibilidade e confiança da população por se tratar de uma relação ética e transparente do Gimi com todo o seu público.

Há consciência crescente, hoje, de que os governos sozinhos não conseguem solução para questões crônicas e estruturais diante da sociedade tão complexa e nível populacional tão alto; cabe às empresas privadas dividir essa responsabilidade. Afinal, todos nós somos interessados num mundo melhor. Juntos, somos sempre mais fortes.

4) Qual a lição tirada por você com essa participação? O Laboratório continuará a participar de ações como essa? Qual será a próxima?

Percebemos que é indispensável o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade para enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer também políticas públicas saudáveis e mobilização da população, como aconteceu no Mutirão da Mamografia.

A participação do setor privado é muito importante para reunir esforços e mostrar a importância dos cuidados com a saúde. Temos que acreditar que cada um de nós, independente do tamanho do negócio ou da sua origem, pode trazer contribuições para um mundo melhor. Todos nós devemos ter responsabilidade social.

Essa foi nossa primeira participação no Mutirão da Mamografia. Pretendemos participar mais vezes a fim de facilitar ou possibilitar a realização do diagnóstico com periodicidade, fundamental para o diagnóstico precoce. O Mutirão da Mamografia ocorre semestralmente, nos meses de maio de novembro. O próximo, portanto, será no mês de maio /2010.

5) Mande uma mensagem a todas as mulheres sobre a importância da conscientização e cuidados com a saúde.

A mulher na sociedade atual já tem tomado consciência de sua responsabilidade no mundo em que está inserida, superando suas dificuldades e administrando seu tempo a favor de suas atividades. No entanto, a chegada da vida moderna modificou a rotina feminina e influenciou negativamente na saúde da mulher, exigindo cuidados ainda mais especiais.

A despeito da polêmica da Lei nº11.664 – que entrou em vigor no último dia 29 de abril e que dispõe sobre as ações de saúde, a prevenção, detecção, tratamento e o seguimento dos cânceres de mama (e colo uterino) em mulheres com mais de 40 anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS – atualmente há importantes cuidados com a saúde da mulher, a fim de tentar conter o avanço das doenças e aumentar a atuação preventiva, no tratamento mais efetivo e modernos.

Assim, a mulher deve se aproveitar dessa preocupação do governo e entidades privadas e assumir um compromisso também com a sua saúde física e mental. O exame de mamas é responsabilidade de toda mulher, que deve ter em mente que nunca antes em nossa história tivemos tanto sucesso no tratamento do câncer. Por isso, meu recado é para que as mulheres cuidem-se sempre!

Analucia Graziano é Mestranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na concentração de Direito Civil Comparado (2007-2009). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Assistente da graduação do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007-2008). Advogada – Departamento Jurídico: Gimi Diagnósticos

Fonte: Blog da Saúde

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: