DEZ DICAS PARA EVITAR O CÂNCER

Por Dr. Alessandro Loiola . 01.04.11 – 11h06

 

 

Estimativas feitas já na década de 1980 por dois respeitados epidemiologistas ingleses, os Drs. Richard Doll e Richard Peto, mostraram que o fumo e a dieta respondem – cada um – por 30 a 35% do risco de uma pessoa ter câncer. Isso significa que escolher hábitos de vida mais saudáveis pode reduzir em até 70% suas chances de desenvolver um tumor maligno.

Partindo desta premissa e com base nas evidências científicas mais recentes, relacionei para você 10 dicas comprovadamente eficazes para evitar o câncer:

Faça exames médicos periódicos:

Não fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presença de alguns fatores de risco específicos da sua família.

Cuidado com substâncias perigosas:

Produtos químicos presentes em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para câncer. Alimentos industrializados ou muito processados também podem ser perigosos. A exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres podem resultar em vários tipos de câncer.

Não fume:

E por falar em substâncias químicas perigosas… Fumar é a causa número 1 de várias doenças evitáveis, tais como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias, problemas cardíacos e centenas de outros distúrbios. Faça todo esforço possível para largar o cigarro – e passe esta iniciativa adiante.

Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso:

O consumo regular de bebidas alcoólicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago.

Mantenha-se na faixa de peso ideal:

A obesidade aumenta o risco para câncer nas mamas, no intestino grosso e na próstata.

Leve uma alimentaçao rica em nutrientes e pobre em calorias:

Dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e conservas também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.

Use suplementos nutricionais:

Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários.

Pratique exercícios regularmente:

Os exercícios melhoram a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores ‘do bem’.

Aprenda a lidar com o estresse:

A fúria, a ansiedade e outros distúrbios relacionados ao estresse diminuem o nível de proteção geral do organismo, abrindo caminho para uma série de doenças, inclusive o câncer.

Tenha uma atitude positiva:

Sua vida é um tesouro raro, inigualável. Conscientize-se disso e você verá como é simples seguir o que foi dito até aqui.

A coluna do Dr. Alessandro Loiola é distribuída com exclusividade pela BR Press.

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: